Judô do Palmeiras tem fim de semana de vitórias na Alemanha e em Mogi Guaçu

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O judô do Palmeiras encerrou o domingo (2) com três bons resultados em torneios nacionais e internacionais. O judoca meio-pesado Leonardo “Iguape” Gonçalves e o meio-leve Vitor Torrente conquistaram a medalha de bronze na Copa Europeia Júnior de Berlim, na Alemanha, representando a Seleção Brasileira Sub-21 da modalidade. Além disso, a equipe palmeirense terminou com o terceiro lugar geral na primeira edição do Torneio de Judô de Mogi Guaçu.

Leonardo Gonçalves, que havia vencido o Campeonato Pan-Americano Sub-21 em julho, fez uma campanha de recuperação em Berlim. Apesar da derrota logo na estreia para o finlandês Martti Puumalainen, por ippon, foi à repescagem contra o italiano Davide Pozzi e obteve um ippon com 19 segundos. Depois, passou pelo francês Joseph Terhec, por wazari, e pelo sueco Emil Mattsson, na disputa pelo bronze, com vitória equilibrada do palmeirense por um yuko.

Já Vitor Torrente, em categoria disputada, precisou de seis combates para conquistar seu bronze. Distribuindo wazaris e um ippon, o brasileiro passou por Tim Banen, da Holanda, Paul Schwissow, da Alemanha, Alin Albu, da Romênia, até cair por apenas um shido frente ao sul-coreano Channyeong Kim na semifinal. Torrente ainda venceu Peter Miles, da Grã-Bretanha, e ficou com o bronze.

Já na primeira edição do Torneio de Judô de Mogi Guaçu, a Sociedade Esportiva Palmeiras mostrou sua força como equipe e levou o troféu de terceiro colocado no geral por equipes. As lutas foram sediadas no Ginásio Municipal "Carlos Nelson Bueno", com presença de mais de 450 judocas. Ao todo, foram 18 medalhas conquistadas (oito de ouro, sete de prata e três de bronze). 

O diretor de judô do Palmeiras, Alexandre Gaspar, aproveitou a visita a Mogi Guaçu para convidar pessoalmente o secretário de esportes da cidade, Rodrigo Falsetti, a participar da 47ª edição do Torneio Periquito de Judô, organizado pelo Palmeiras desde 1968. As inscrições para academias estão abertas e vão até o dia 15 de agosto (clique aqui e saiba mais sobre o Torneio Periquito).