Palmeiras realiza neste sábado o 47º Torneio Periquito de Judô no ginásio do Palestra

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Uma das mais tradicionais competições de judô do Estado de São Paulo, o Torneio Periquito de Judô organizado pela Sociedade Esportiva Palmeiras chega à sua 47ª edição neste sábado (29). As lutas devem lotar e movimentar o ginásio poliesportivo do Palestra Italia durante todo o dia, nas classes Sub-9 a Master Masculino e Feminino. No ano passado, participaram mais de mil judocas de 50 academias de todo o país, e a expectativa é a mesma para a edição de 2015.

O Periquito de Judô é organizado pelo Palmeiras desde 1968, quando foi fundado no clube o Departamento de Defesa Pessoal (que reunia anteriormente judô, karatê e boxe). Desde então, esta é uma das principais forjas de campeões do cenário judoca do país, revelando campeões do Brasil e do mundo. As academias devem enviar a lista dos atletas nos respectivos pesos e categorias até quinta-feira (27) através do e-mail [email protected].

Cada entidade poderá inscrever 40 atletas, entre masculino e feminino, até a classe Master. É obrigatório que o atleta esteja federado na sua Federação de origem em 2015. A pesagem será realizada na sexta-feira (28) – para maiores detalhes, confira o regulamento do Torneio. O tempo de combate será de dois minutos para as categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13, de três minutos para o Sub-15 e Grande Master e de quatro minutos para Sub-18, Sub-21 e Sênior.

A competição obedecerá a seguinte ordem: Sub­11/Sub­9, Sub­13, Sub­15, Grand Master, Sub­21, Sub­18 e Sênior. Para as classes Sub­9, Sub­11, Sub­13 e Sub­15 o Judogui deverá ser de cor branca e, para as classes Sub­18 e acima, o Judogui de cor branca será obrigatório, podendo utilizar o Judogui de cor azul no lugar da faixa diacrítica. Não haverá Golden Score.

Os atletas classificados em primeiro, segundo e terceiros lugares receberão medalhas do 47º Torneio Periquito de Judô, assim como as dez primeiras associações colocadas na somatória de pontos de todas as classes, que serão presenteadas com um troféu. A Sociedade Esportiva Palmeiras não concorrerá aos prêmios por participar com número ilimitado de atletas.