Judoca do Palmeiras é campeã do Meeting Nacional e soma pontos por vaga na Seleção

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O judô do Palmeiras comprovou seu papel de clube formador de talentos e participou do Meeting Nacional das Categorias de Base, competição que estreou neste ano e que definirá, ao lado da Seletiva da Base, os representantes da Seleção Brasileira nos Estágios Internacionais Sub-18 e Sub-21. O maior destaque do Verdão foi novamente a judoca Ketelyn Nascimento (57 kg), campeã Sub-21 da categoria leve nas lutas realizadas em Pindamonhangaba-SP.

A partir deste ano, o ranking será o principal critério adotado para a convocação de atletas à Seleção Brasileira de Judô. Como só havia sido realizado um evento com pontuação até aqui – a Seletiva das Equipes de Base, em novembro do ano passado –, classificaram-se os oito melhores de cada categoria para o Meeting, que também serviu para somar pontos. A atualização da lista com os melhores do país na base deve ser divulgada em breve pela CBJ.

Divulgação_Ketelyn Nascimento foi um dos destaques do Meeting

Além da campeã Ketelyn Nascimento, outros representantes do Palmeiras terminaram entre os cinco primeiros de suas categorias e somaram pontos importantes. Também na Sub-21, Giovanna Garcia (48 kg) terminou em quinto lugar da categoria ligeiro, assim como Giovanni Ferreira (81 kg), quinto na categoria meio-médio. Entre os jovens Sub-18, o destaque foi o palmeirense Juan Bispo (81 kg), que terminou na terceira colocação entre os meio-médios.

Em novembro, o judô palmeirense teve quatro atletas classificados entre os oito primeiros de suas categorias na Seletiva das Equipes de Base. Ketelyn foi campeã sub-21 no peso leve e deve largar na liderança do ranking, Giovanna Garcia terminou em quinto lugar sub-21 no peso ligeiro (48 kg), Giovani Ferreira foi quinto colocado sub-21 na categoria meio-médio (81 kg) e Juan Bispo também foi quinto colocado da meio-médio, mas na disputa Sub-18.

Na Seleção Adulta, outro atleta do Palmeiras esteve perto de conseguir uma vaga entre os melhores do país. Vitor Hugo Carvalho (60 kg) disputou a primeira etapa da Seletiva Tóquio 2020, no Ginásio de Esportes do Bradesco, em Osasco-SP, no início do mês, e terminou na segunda colocação de sua categoria – somente o campeão de cada classe garantiu vaga direta na Seleção Brasileira principal de judô para o ano de 2017 através dessa seletiva.

Pratique judô no Palmeiras

O Palmeiras promove aulas de escolinha de judô para associados de diversas faixas etárias, de terças a sextas, em diversos horários. Acesse a página voltada aos sócios no site oficial e confira a programação completa de atividades no clube: www.palmeiras.com.br/social