Judoca do Palmeiras é campeã do Meeting Nacional e soma pontos por vaga na Seleção
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O judô do Palmeiras comprovou seu papel de clube formador de talentos e participou do Meeting Nacional das Categorias de Base, competição que estreou neste ano e que definirá, ao lado da Seletiva da Base, os representantes da Seleção Brasileira nos Estágios Internacionais Sub-18 e Sub-21. O maior destaque do Verdão foi novamente a judoca Ketelyn Nascimento (57 kg), campeã Sub-21 da categoria leve nas lutas realizadas em Pindamonhangaba-SP.
A partir deste ano, o ranking será o principal critério adotado para a convocação de atletas à Seleção Brasileira de Judô. Como só havia sido realizado um evento com pontuação até aqui – a Seletiva das Equipes de Base, em novembro do ano passado –, classificaram-se os oito melhores de cada categoria para o Meeting, que também serviu para somar pontos. A atualização da lista com os melhores do país na base deve ser divulgada em breve pela CBJ.
Além da campeã Ketelyn Nascimento, outros representantes do Palmeiras terminaram entre os cinco primeiros de suas categorias e somaram pontos importantes. Também na Sub-21, Giovanna Garcia (48 kg) terminou em quinto lugar da categoria ligeiro, assim como Giovanni Ferreira (81 kg), quinto na categoria meio-médio. Entre os jovens Sub-18, o destaque foi o palmeirense Juan Bispo (81 kg), que terminou na terceira colocação entre os meio-médios.
Em novembro, o judô palmeirense teve quatro atletas classificados entre os oito primeiros de suas categorias na Seletiva das Equipes de Base. Ketelyn foi campeã sub-21 no peso leve e deve largar na liderança do ranking, Giovanna Garcia terminou em quinto lugar sub-21 no peso ligeiro (48 kg), Giovani Ferreira foi quinto colocado sub-21 na categoria meio-médio (81 kg) e Juan Bispo também foi quinto colocado da meio-médio, mas na disputa Sub-18.
Na Seleção Adulta, outro atleta do Palmeiras esteve perto de conseguir uma vaga entre os melhores do país. Vitor Hugo Carvalho (60 kg) disputou a primeira etapa da Seletiva Tóquio 2020, no Ginásio de Esportes do Bradesco, em Osasco-SP, no início do mês, e terminou na segunda colocação de sua categoria – somente o campeão de cada classe garantiu vaga direta na Seleção Brasileira principal de judô para o ano de 2017 através dessa seletiva.
Pratique judô no Palmeiras
O Palmeiras promove aulas de escolinha de judô para associados de diversas faixas etárias, de terças a sextas, em diversos horários. Acesse a página voltada aos sócios no site oficial e confira a programação completa de atividades no clube: www.palmeiras.com.br/social