No Palestra, Verdão recebe Mogi das Cruzes pela vaga na final do Paulista Sub-22

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Caio é o armador mais efetivo do torneioO time Sub-22 de basquete do Palmeiras inicia sua caminhada no final four do Campeonato Paulista nesta sexta-feira (23), às 17h, contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no ginásio do Palestra Italia. A partida única decidirá um dos finalistas da competição, já que Liga Sorocabana e Pinheiros disputam a outra mais cedo, às 15h. O palco da final do certame será o ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 17h deste sábado (24).

A base palestrina vive excelente fase nas competições estaduais. Além da campanha impecável no Paulista Sub-22 com os garotos do Juvenil, o Sub-19 é líder de seu grupo na fase classificatória e tem o melhor desempenho do Estadual, com dez vitórias em 11 jogos – ambas as esquadras são treinadas por Felipe Santana, o Filé.

O desempenho eficiente também pode ser visto no Sub-17: comandado por Adagoberto Aguiar (Adaga), a equipe tem o mesmo número de vitórias e jogos da categoria superior, mas com três partidas a menos em relação aos rivais da chave. Já o Sub-13, do técnico Willians Manzini, está entre os quatro melhores de seu grupo na fase classificatória.

Com elenco “redondo” nas mãos nesta parte do campeonato, Filé vê a reformulação anual da categoria como um processo natural, mas valoriza a força do Palmeiras na descoberta de bons atletas para repor o time. “O clube tem muita tradição na base, e esse é um fator atrativo para trazer jogadores de bom nível técnico. Outra coisa importante nesta temporada é ver que outros atletas se tornaram protagonistas da equipe em relação ao ano passado, que são os casos do Caio, do Nicolas e do Rafael Paulichi”, analisou.

“As três equipes do final four são muito qualificadas e todas se classificaram pela Chave B. Estudamos vídeos e estatísticas nesta semana para enfrentar o Mogi, mas sabemos das dificuldades de enfrentá-los pela experiência profissional no NBB de alguns jogadores e comissão técnica. Jogar diante de nossa torcida é sempre um trunfo, e vamos tentar executar o que foi planejado da melhor maneira possível”, completou o treinador.

Com nove vitórias consecutivas em dez partidas disputadas pela competição, o Verdão segue entre as melhores estatísticas coletivas do torneio: a esquadra tem a melhor média de pontos – são 85 por jogo. Além disso, o Verdão se destaca nas retomadas ofensivas e defensivas de bola (média de 39,3 rebotes por duelo).

Já nos destaques individuais, o armador Caio Pacheco lidera a lista dos maiores garçons da competição, com 69 assistências para cesta. Quem também aparece como o mais eficiente em arremessos de três pontos é o ala Daniel Haydin, com 27 bolas convertidas.