Palmeiras atropela Lins e protagoniza encontro entre irmãos no Aberto de basquete

Departamento de Comunicação

A equipe Sub-19 de basquete do Palmeiras derrotou o Lins por 86 a 48, no último fim de semana, no Palestra Italia, e se recuperou na classificação do Torneio Aberto Masculino. Agora, o Verdão é o terceiro colocado do grupo, com duas vitórias e duas derrotas – quatro equipes avançam de fase.

Além do placar elástico, o jogo teve um sabor especial para o armador alviverde Yago Mateus e sua família. Pela primeira vez na vida, o camisa 9 enfrentou sua maior inspiração no esporte, o irmão Wilton Adriano dos Santos Júnior, mais conhecido como Mião, que também veste a 9, mas do time do interior.

Bruno Ulivieri/Divulgação_Yago e Wilton: irmãos se enfrentaram na partida disputada neste final de semana

Nas arquibancadas do ginásio Palestra Italia, a expectativa para o jogo tomou conta dos torcedores. Em quadra, não poderia ser diferente. Yago e Mião estavam ansiosos, e, em determinados momentos do certame, coube ao irmão mais velho marcar o talentoso armador palmeirense, que mostrou toda a sua habilidade: fez 13 pontos e deu cinco assistências.

Orgulhoso do irmão, Mião elogiou muito a atuação do irmão. "Por tudo o que foi ensinado e pelo que ele tem trabalhado no Palmeiras ao longo dos anos, já sabia que seria assim. Ele é diferente, muito acima da média na minha visão", destacou.

Yago também marcou o irmão e fez de tudo para dificultar a vida da equipe de Lins. "Foi um momento que eu já esperava. Me preparei bastante porque meu irmão me ensinou a seguir minha vida no esporte sempre com seriedade. Eu estava muito ansioso por jogar contra ele, ver como estava em quadra. Estou muito feliz e essa partida ficará marcada para sempre", falou.

Os pais de Mião e Yago, Aparecida Márcia e Wilton Adriano dos Santos, sempre apoiaram os filhos. No início da caminhada do palestrino, chegaram a acompanhar de perto sua evolução. Mas quando ele deixou a cidade de Tupã (SP), rumo ao Rio de Janeiro, onde jogou por um ano, o jovem palmeirense passou a ter o irmão como exemplo não apenas no basquete, mas na vida.

"Nossos pais sempre deram força. No início, acompanharam de perto, mas desde que o Yago foi para o Rio de Janeiro eu passei a tomar conta dele. Tudo o que acontece, eles sabem, mas virei um ‘irmão-pai’, porque tudo sobra para mim", contou.

Quando tinha 14 anos, Mião já percebia, nos intervalos dos jogos da equipe que defendia, na cidade de Osvaldo Cruz (SP), que Yago começava a desenvolver interesse pelo basquete. Logo decidiu colocar o irmão no projeto "Casa do Garoto", em Tupã (SP), onde o mais novo, com cinco anos, deu seus primeiros passos na modalidade. "Ali, já percebi que ele sabia das coisas e hoje vejo que tudo valeu a pena", reforçou.

Para Yago, que ajudou o Verdão a conquistar sua segunda vitória no Torneio Aberto, o duelo significou verdadeiramente a realização de um sonho. "Meu irmão representa tudo na minha vida. Se estou no basquete hoje, devo a ele. Onde estou, ele também está, me apoiando, mostrando os caminhos. E sempre terá minha ajuda quando precisar", enalteceu.

Já Mião, por pouco, não desistiu de um dia viver a alegria de enfrentar o irmão mais novo. "Era meu sonho, mas estava quase desistindo, pois tive muitos problemas de lesão. Não sei quando teria a oportunidade de enfrentá-lo numa partida oficial. Mas Deus é muito bom e reservou esse momento especial não apenas para mim, mas para toda a nossa família", disse.

Bruno Ulivieri/Divulgação_Yago é um dos destaques do Palmeiras e das Seleções Brasileiras de base

Yago Mateus é uma das grandes revelações do basquete palmeirense nos últimos tempos. Desde 2012 no clube, o armador conquistou inúmeros títulos pelo Verdão (GSP, Estadual e Brasileiro – com a Seleção Paulista) e pela Seleção Brasileira (Sul-Americano Sub-15 e MVP da competição). Recentemente, Yago fez parte da delegação do Brasil que ficou com o bronze da Copa América Sub-18, conquista que colocou a equipe no Mundial Sub-19, em 2017.