Palmeiras disputa o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco em Campinas
Departamento de Comunicação
Os arqueiros do Palmeiras/Raycon estão prontos para honrar as cores do Verdão no Campeonato Brasileiro Adulto e no Paracampeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que serão realizados a partir desta terça-feira (1), no Parque Ecológico de Campinas, em Campinas-SP. O Alviverde estará com seis atletas na linha de tiro, buscando as primeiras colocações para manter a equipe entre as melhores do país, como já é tradição.
O principal destaque do clube será Sarah Nikitin, que fez história ao representar o Palmeiras e o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tricampeã brasileira (2009, 2011 e 2012), ela vai competir na categoria Recurvo Feminino e nas duplas mistas, ao lado do companheiro Magdiel Santos. Embalado pelo título brasileiro indoor master deste ano, o arqueiro também disputa a classe Recurvo Masculino.
Já com o arco composto, o Verdão terá a presença garantida de outros quatro palestrinos experientes. Bronze na edição de 2015, a jovem Isabella Tonão tentará novamente desbancar suas adversárias na categoria Composto Feminino. Entre os homens, estarão Rogerio de Lima, também conhecido como Zero, Fabio Tassinari e Ademar Carlini. Eles já tiveram importantes conquistas neste ano e buscam mais uma vez fazer um ótimo papel no maior torneio do país.
Zero, Fabio e Ademar provavelmente formarão o trio palmeirense na disputa do Composto Masculino por equipes, visto que os colegas Julio Cesar de Oliveira e Vilson Tonão são dúvidas para a competição devido a problemas particulares. Um dos três arqueiros presentes ainda vai se juntar a Isabella nas duplas mistas do composto.
Heptacampeão brasileiro com o arco recurvo, Ademar também vai disputar o Paracampeonato e tentar sua primeira medalha no torneio com o arco composto, assim como tem feito em outras competições nacionais e paulistas. Neste ano, o palmeirense se sagrou vice-campeão brasileiro indoor paralímpico – o ouro ficou com Julio. Para o arqueiro palestrino, será um retorno a este certame, já que não pôde participar do Brasileiro Outdoor de 2015 devido a uma lesão de uma última hora.
“A nossa equipe é vencedora, sempre com bons resultados que nos orgulham. É um time muito coeso, que leva a sério as competições e vai ter um bom desempenho. Tenho certeza de que será uma ótima competição, também com uma boa organização da Federação Paulista de Arco e Flecha. Só tenho a agradecer ao Milton Zanluqui e à Raycon, nossa patrocinadora – sempre presente e atuante –, ao técnico Alexandre Cesar, sempre à disposição para ajudar no que for preciso, e a todos os arqueiros, indistintamente, pelo empenho, resultados e dedicação à equipe”, disse Miguel Cesar, diretor do departamento de tiro com arco do Palmeiras.
Forma de disputa
O Brasileiro Adulto e o Paracampeonato Brasileiro são competições outdoor – ao ar livre – e seguem as regras oficiais da World Archery, principal entidade do tiro com arco no mundo. Os arqueiros fazem uma etapa de qualificação e depois disputam os combates eliminatórios individuais, por equipes (trios) e de duplas mistas.
Na fase de ranking, os mais de 200 atletas inscritos, de todas as categorias, atiram 72 flechas divididas em duas rodadas de 36, a 70 metros do alvo para o arco recurvo e a 50 metros para o composto, com o máximo de 720 pontos. As pontuações individuais também servem para ranquear as duplas e as equipes.
O chaveamento dos combates é feito da seguinte forma: o primeiro colocado enfrenta o último; o segundo, o penúltimo, e assim por diante até definir os medalhistas. Tais certames eliminatórios possuem algumas diferenças de acordo com o tipo de arco e de disputa, mas, no geral, os combates do arco recurvo são em sistema de sets e os do composto, em pontos corridos.
Programação do Palmeiras/Raycon no Brasileiro Adulto e no Paracampeonato Brasileiro:
Segunda-feira (31): Treino Livre
Terça-feira (01): Treino Oficial e Cerimônia de Abertura
Quarta-feira (02): Etapa de Qualificação
Quinta-feira (03): Combates Individuais Paralímpicos, de Duplas Mistas e Por Equipes
Sexta-feira (04): Combates Individuais Composto e Recurvo Olímpicos
Sábado (05): Finais de Duplas Mistas, Por Equipes e Individuais Olímpicas e Paralímpicas