Palmeiras domina Copa de Campeões e leva mais um título expressivo no boxe

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe de boxe do Palmeiras foi arrasadora na disputa da Copa de Campeões, torneio realizado entre a última quarta-feira (21) e domingo (25), em São Vicente (SP). Com medalhas conquistadas em todas as categorias em que inscreveu atletas, a equipe do Verdão sagrou-se a grande campeã coletiva desta forte competição.

Fábio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação _ O Verdão foi o grande campeão na disputa da Copa dos Campeões de Boxe, realizada em São Vicente-SP

Jan Pierre Fonseca foi o campeão da categoria até 56 kg, vencendo três adversários para chegar ao ouro. Na grande final superou por pontos Carlos Silva, talentoso boxeador do Rio de Janeiro. Na categoria acima, cujo limite é 60 kg, o campeão também foi um atleta do Palmeiras: Yuri Previatti superou atletas de Mogi das Cruzes, Centro Olímpico e da equipe Tony Boxe para subir ao lugar mais alto do pódio.

Na divisão dos 69 kg, Uendel Brito foi vice-campeão, superando dois adversários mas perdendo por pontos a decisão para Michel Etoundi, boxeador camaronês que reside no Rio de Janeiro. Etoundi é um dos melhores atletas em solo brasileiro, mas Uendel fez um combate muito equilibrado com o africano e perdeu por decisão dividida.

Lucas Martins, dos 75 kg, esteve arrasador no campeonato. Venceu três adversários, sendo dois nocautes logo no primeiro round. Com um direto de direita poderoso, Lucas "pôs pra dormir" adversários de Bauru e de Santa Catarina e, na final, venceu por pontos o representante do Espírito Santo.

A categoria dos super-pesados, que não tem limite de peso, foi vencida por Cosme Nascimento que, além representar o Palmeiras, também faz parte da Seleção Brasileira. Cosme confirmou seu favoritismo e venceu três oponentes, sendo que o primeiro deles foi João Breve, atleta do Verdão sorteado para enfrentar Cosme logo na luta de estreia. Vinícius Santana, dos 81 kg, foi inscrito no campeonato, mas não pode disputar pois não foi aprovado no exame médico.

Com 15 lutas disputadas e 14 vitórias, os atletas do Palmeiras colocaram o clube no lugar mais alto do pódio coletivo, superando equipes de todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Este resultado comprovou mais uma vez que a equipe de boxe do Palmeiras é uma das mais fortes do Brasil.

"Em 2009 reativamos o departamento de boxe do Palmeiras para que os sócios tivessem mais uma opção de atividade no clube. Em 2011, fizemos uma seletiva com mais de cem atletas de todo o país e iniciamos a equipe competitiva. Os resultados dos últimos anos são fruto de um trabalho muito bem feito pelo nosso técnico Paco Garcia. Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo empenho e por honrar a camisa do Palmeiras", disse o atual diretor administrativo do clube, Xexeu Tripoli.