Palmeiras/Meltex conhece primeiro adversário do NBB 2013/2014

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O Palmeiras/Meltex enfrentará Paschoalotto/Bauru em seu jogo de estreia na edição 2013/2014 do NBB (Novo Basquete Brasil). A partida está marcada para o dia 14 de novembro (quinta-feira), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru.

O time alviverde conheceu seu adversário em reunião promovida pela LNB (Liga Nacional de Basquete) com os representantes de todos os clubes participantes. O jogo, aliás, será a repetição da estreia no Campeonato Paulista, já que o Verdão teve seu primeiro desafio na competição estadual contra o mesmo adversário, também fora de casa.

“Até a estreia, no dia 14 de novembro, os times estarão diferentes em sua forma de jogar e Bauru pode estar diferente também em sua composição, se comparado à estreia no Campeonato Paulista, pois novos jogadores podem chegar. Mas esperamos que seja mais um grande jogo, extremamente competitivo”, destaca Ênio Vecchi, técnico do Palmeiras/Meltex.

O treinador palmeirense, aliás, fez questão de elogiar a organização da Liga Nacional de Basquete, que, ao divulgar os jogos e clubes participantes com antecedência, proporciona um planejamento ainda mais detalhado por parte dos clubes.

“É ótimo ter a programação, já com a tabela da competição. Assim, os times podem se preparar melhor financeiramente e em todo o aspecto de logística, que é muito importante para as equipes, porque você pode se planejar antecipadamente. A Liga tem proporcionado essa economia e a programação aos clubes a cada ano e isso é fundamental para os dias de hoje no nosso esporte”, afirmou.

A temporada 2013/2014 do NBB terá 17 participantes, sendo 15 remanescentes da quinta edição do torneio: Palmeiras/Meltex, Flamengo, Unitri/Universo-MG, Paschoalotto/Bauru-SP, São José/Unimed-SP, Uniceub/BRB/Brasília-DF, Vivo/Franca-SP, Pinheiros/SKY-SP, Paulistano/Unimed-SP, Minas Tênis Clube-MG, SKY/Basquete Cearense-CE, Winner/Kabum/Limeira-SP, Liga Sorocabana de Basquete-SP, Helbor/Mogi das Cruzes-SP e Vila Velha/Garoto/IVV-ES. Os estreantes serão Macaé Basquete-RJ e o Universo/Goiânia-GO.

Na reunião, ainda foi definida uma alteração no sistema de disputa do campeonato. Agora, as séries melhor-de-cinco dos playoffs (oitavas de final, quartas de final e semifinal) serão realizadas da seguinte maneira: as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos Ginásios dos times com melhor campanha na fase de classificação, enquanto os jogos 3 e 4 terão como mandantes os times com campanha inferior. Além disso, ficou acertado o fim da reclassificação das equipes a cada etapa dos palyoffs.

Sendo assim, a partir desta temporada, o chaveamento até a Final já estará definido ao término da fase de classificação.

Confira a primeira rodada do NBB-6

09/11 (sábado):
Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília

14/11 (quinta-feira):
Paschoalotto/Bauru x Palmeiras/Meltex

SKY/Basquete Cearense x Unitri/Universo
Helbor/Mogi das Cruzes x Vivo/Franca
Macaé Basquete x Universo/Goiânia
Winner/Kabum/Limeira x Pinheiros/SKY
São José/Unimed x Liga Sorocabana de Basquete
Vila Velha/Garoto/IVV x Minas Tênis Clube

A tabela completa do NBB 6 será divulgada pela Liga Nacional de Basquete nos próximos dias.

Final

O método de disputa da grande final do Novo Basquete Brasil ainda não foi definido. Nas duas últimas temporadas a finalíssima foi realizada em jogo único, mas neste ano a fórmula pode ser alterada.