Palmeiras/Meltex faz grande jogo e vence o Pinheiros no Palestra Italia

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

Não foi apenas no campo que o Verdão brilhou na noite desta quinta-feira (27). Em quadra, o Palmeiras/Meltex fez um jogo espetacular diante do atual vice-campeão da Liga das Américas, o Pinheiros/SKY, e venceu por 90 a 73, em jogo adiado da 30ª rodada do Novo Basquete Brasil 6.

Com o resultado positivo contra um dos times mais experientes do basquete brasileiro, o Palmeiras/Meltex chegou a 13 vitórias na atual edição do NBB, e precisa de apenas mais um triunfo em dois jogos para se garantir entre os melhores da competição.

A vitória contra o Pinheiros foi construída com uma grande atuação coletiva. No total, cinco jogadores fizeram mais de 10 pontos, sendo o armador Neto o cestinha do confronto, com 20. Tiagão, com 17, Stanic e Rodrigo, com 16, e Tyrone Curnell, com 13, completam a lista.

No primeiro quarto, as bolas de três do americano Joe Smith pareciam ser um grande problema para o Verdão. Aos poucos, porém, começou a brilhar a estrela de Tyrone, que fez três da linha dos três pontos, e de Stanic, que mais uma vez deu um verdadeiro show, não apenas por seus 16 pontos, mas também por dar 15 assistências, um double-double de encher os olhos da torcida palmeirense.

O primeiro quarto, muito acirrado, terminou com o time adversário apenas dois pontos a frente, 21 x 23.

No segundo período, porém, o Palmeiras/Meltex começou a mostrar que venceria a partida. Não apenas pelo bom ritmo imposto pelo capitão Tiagão, por Stanic e Tyrone, como também pela forte marcação em cima dos principais nomes do Pinheiros.

Apesar de anotar 17 pontos no jogo, Shamell teve pouco espaço e ficou encurralado em diversas oportunidades, sem opções para passar a bola ou finalizar. Assim, o Palmeiras/Meltex foi para o vestiário com vantagem de cinco pontos no placar, 45 x 40.

No terceiro quarto, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari buscou o jogo, diminuiu a diferença para dois pontos, mas não conseguiu a virada. Com o ala americano Wiggins em quadra, o técnico Betão viu sua equipe aprimorar ainda mais a marcação em Shamell. Baby, outra estrela da equipe adversária, sequer pontuou na partida, outra prova da eficiência alviverde.

Desta forma, o Verdão seguiu realizando boas jogadas e manteve uma boa diferença de pontos, antes do quarto decisivo: 65 x 61.

Se no quarto período o Pinheiros pensava no "tudo ou nada", o Palmeiras/Meltex cresceu ainda mais. Neto se agigantou diante da marcação e se transformou no cestinha do jogo. Tiagão e Fabrício Russo chegaram, juntos, a 13 rebotes, seis e sete, respectivamente. Assim, com muita determinação e técnica apurada, a equipe palmeirense não deu chances de reação, pelo contrário. Aumentou a diferença na metade do quarto período e assim seguiu até o fim, vencendo por 17 pontos, 90 a 73.

Na próxima terça-feira (1), novamente a partir das 20h, no Ginásio Palestra Italia, o Palmeiras/Meltex receberá o Espírito Santo, comandado pelo técnico Ênio Vecchi, em busca da vitória para sacramentar sua inédita classificação para os Playoffs do NBB.