Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A equipe Sub-19 de basquete do Palmeiras retoma a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete nesta segunda-feira (1), às 9h, contra o Curitiba, no Ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo (SP). O local, casa do Paulistano, recebe os jogos do Verdão e dos demais clubes participantes da LDB ao longo da semana. A série define os oito que avançam à próxima fase do torneio.

João Pires/LNB _ O Alviverde está na zona de classificação à próxima fase

Sétimo colocado da tabela com sete pontos marcados (duas vitórias e três derrotas), o Alviverde é dono de algumas marcas curiosas na LDB. A equipe palestrina é a que tem maior média de pontos marcados na competição, com 74,8 em cinco jogos. O Verdão também é primeiro no índice médio de arremessos de três (8,6) e segundo em rebotes conquistados (45).

Em números individuais, o ala Paulo Scheuer é o grande nome ofensivo do Palmeiras no torneio em pontos (83) e rebotes (35, ao lado de Rafael Rachel). Já nas assistências, Francisco (21), Felipe Dalaqua (18) e Daniel Haydin (12) se destacam. Para Adriano Geraldes, novo técnico da equipe na LDB, manter o bom aspecto físico pela vaga entre os oito será a principal meta do time nesta série.

“Não tivemos uma preparação específica para a LDB, já que também estamos disputando o Estadual e jogaremos pelo torneio no domingo, antes da reestreia. Mantivemos os conceitos técnicos e táticos que o Filé (Felipe Santana, ex-técnico da categoria) deixou e, na medida do possível, precisamos preservar o estado atlético dos meninos. Espero que possamos garantir lugar entre os oito para sonharmos com coisas maiores”, analisou o treinador.

O Sub-19 do Verdão é o atual terceiro colocado da fase classificatória do Estadual, com 15 vitórias em 18 jogos disputados (33 pontos). Na última rodada do torneio, os garotos venceram com propriedade o SESI/Franca por 79 a 54, no ginásio do Palestra Italia, e tiveram como cestinha da partida Daniel Haydin, com 15 pontos.

João Pires/LNB _ Paulo tem a quinta melhor média de pontos por jogo da LDB, com 16,6

A competição

Além do Palmeiras, estão na competição Paulistano, Flamengo, Pinheiros, SESI/Franca, Minas Tênis Clube, Praia Clube-MG, São José, Cigha/União Corinthians-RS, Curitiba e Country Club/PMM Maringá-PR.

Voltada para a categoria Sub-20, a primeira série de jogos da LDB foi dividida em dois grupos. O primeiro, disputado no Rio de Janeiro, contou com partidas entre Palmeiras, Paulistano, Pinheiros, Minas, União Corinthians e Flamengo. Os cinco times restantes duelaram na cidade de Curitiba.

Já a segunda série acontece de 1 a 5 de outubro, em São Paulo, e terá duelos entre os times dos dois grupos. Os oito melhores avançam e serão divididos em duas chaves com quatro equipes, que jogam entre si. Os dois mais efetivos avançam às semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogos únicos. As fases decisivas da LDB serão disputadas de 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.

Esta é a terceira vez que o Palmeiras disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete na história. O Alviverde esteve nas edições de 2012 e 2015 do torneio e, como manda a tradição do clube na modalidade, revelou nomes para o basquete nacional. O principal expoente da última participação do clube na competição de base é o armador Yago Mateus, atual campeão sul-americano Sub-21 pela Seleção Brasileira.

Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 1ª Fase

01/10 – 09h: Palmeiras x Curitiba – Gin. Antônio Prado Jr.
02/10 – 08h: SESI/Franca x Palmeiras – Gin. Antônio Prado Jr.
03/10 – 09h: Palmeiras x Country Club – Gin. Antônio Prado Jr.
04/10 – 09h: Praia Clube x Palmeiras – Gin. Antônio Prado Jr.
05/10 – 08h: Palmeiras x São José – Gin. Antônio Prado Jr.

10/09: Minas 71 x 84 Palmeiras – Ginásio da Gávea
11/09: Palmeiras 105 x 51 Cigha/União Corinthians – Ginásio da Gávea
12/09: Paulistano 80 x 69 Palmeiras – Ginásio da Gávea
13/09: Flamengo 65 x 57 Palmeiras – Ginásio da Gávea
14/09: Palmeiras 59 x 84 Pinheiros – Ginásio da Gávea