Palmeiras x Cruzeiro: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Competição: Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Data e horário:
30/09/2018 – 11h
Estádio: Pacaembu
Transmissão: Premiere

O Verdão encerrou na manhã deste sábado (29), na Academia de Futebol, a preparação para enfrentar o Cruzeiro, no domingo (30), às 11h, no estádio do Pacaembu, pelo Brasileirão.

Assim como na sexta (28), os jogadores chegaram ao centro de treinamento às 8h para tomar um café da manhã reforçado, idêntico ao que estará à disposição horas antes da partida. No gramado, o técnico Felipão comandou uma atividade tática para realizar ajustes finais.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Alexandre Mattos, Maurício Galiotte e Felipão conversaram antes do treino deste sábado (29)

O Palmeiras vem embalado no Campeonato Brasileiro e, contra o Cruzeiro, pode chegar a 12 partidas seguidas sem derrota no Nacional. A série dos 11 jogos invictos já obtidos contempla oito vitórias (Paraná Clube, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians e Sport) e três empates (América-MG, Internacional e Bahia). A última vez que o time ficou invicto por tantos jogos na competição foi em 2016, ano em que se sagrou campeão brasileiro: à época, a série invencível foi de 15 duelos.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Willian é o artilheiro do Palmeiras no Brasileirão, com nove golsTIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano – exceto amistosos – dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão, o Palmeiras segue como o time que acumula mais triunfos: são 35 ao todo (em 59 partidas) – cinco a mais do que Grêmio, com 30. No percentual de vitórias, isso representa 59,32%, o que também coloca o Verdão no primeiro posto, à frente do Internacional, 2º no quesito, com 53,33%. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Copa do Brasil da última quarta-feira (26).

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA
O Maior Campeão do Brasil, dentre os 20 clubes da Série A, é o clube com o maior número de gols marcados: são 91 ao todo, à frente do Grêmio, com 90. São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). Em média de gols, isso representa 1,54 gol por jogo, o que isola o Verdão como segundo colocado neste quesito, atrás apenas do Grêmio, que possui média de 1,55. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Copa do Brasil da última quarta-feira (26).

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 55 (ou seja, marcou 91 gols e sofreu 36); em seguida, vem o Grêmio, com saldo de 48 tentos de saldo; o Verdão detém ainda a menor média de gols sofridos por jogo: apenas 0,61 por partida, contra 0,64 do Internacional (segundo colocado do ranking). O time de Felipão, aliás, vive uma boa fase no sistema defensivo (sofreu apenas cinco gols nos últimos 18 jogos). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até os jogos válidos pela Copa do Brasil da última quarta-feira (26). Obs.: o cálculo não leva em conta eventuais amistosos disputados.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Palmeiras vive bom momento defensivo: 5 gols sofridos nos últimos 18 jogosTIME COM MAIS VITÓRIAS NO BRASILEIRÃO
Com 14 vitórias, o Verdão é o time que mais venceu dentre as equipes que disputam o Brasileirão 2018: a marca, no entanto, é dividida com Internacional, São Paulo e Flamengo. Os dados estão atualizados até o encerramento da 26ª rodada.

MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO
O Palmeiras marcou 38 gols e sofreu 17 no BR-18. Com isso, a equipe detém o melhor saldo de gols da competição, que é de 21 gols, seguido do Grêmio (20). Os dados estão atualizados até o encerramento da 26ª rodada.

TIME QUE MAIS DRIBLA NO BRASILEIRÃO
De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil é o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 185 fintas aplicadas até aqui, contra 162 de Santos. As estatísticas estão atualizadas até a 26ª rodada.

TIME MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO
O Palmeiras é o time que mais sofreu faltas no Brasileirão 2018. Foram, ao todo, 469 infrações marcadas a seu favor, contra 459 do Vitória, segundo colocado no quesito, e 448 do Bahia. Na média, isso representa 18 faltas por jogo – quesito que o Verdão também segue como primeiro colocado, contra 17,70 por partida do Vitória, 2º time mais parado pelos adversários na média. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

TIME QUE MAIS INTERCEPTA BOLAS NO BRASILEIRÃO
Com apenas dois gols sofridos nos últimos dez jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem uma defesa sólida. Isso se deve muito às interceptações das jogadas de seus adversários: o Verdão é o top 1 neste quesito, impedindo que seus rivais concluíssem passes e lançamentos em 153 oportunidades, contra 113 do Internacional, vice-líder deste ranking. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

TIME QUE MAIS DESARMA NO BRASILEIRÃO
O desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: o time de Felipão lidera o ranking do Campeonato Brasileiro, com 610 botes, contra 547 do segundo colocado, Flamengo. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NO BRASILEIRÃO
O Verdão também é a equipe dentre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 que mais faz lançamentos: foram 1138, contra 981 do São Paulo, segundo colocado desta lista. Se computados apenas os lançamentos que lograram êxito (ou seja, que foram recebidos e dominados pelos companheiros de time), o Alviverde segue líder neste fundamento, com 499 acertos, contra 441 do São Paulo, que também é vice-líder no quesito. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Gómez nunca perdeu em 8 jogos pelo clubeTIME QUE MAIS FAZ VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO
Além disso, o Alviverde também é o time número um em viradas de bola: foram 131 no total, contra 114 do Atlético-PR, segundo colocado da lista. Dentre as viradas que foram recebidas com sucesso, o Alviverde segue na liderança do quesito, com 103 lançamentos certos, contra 99 do Atlético-PR. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

2º TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO
Ao lado do Internacional, o Palmeiras ocupa o segundo posto dentre as equipes que menos perderam no Brasileirão 2018, com apenas quatro derrotas sofridas nos 25 jogos disputados até aqui. Neste quesito, apenas São Paulo supera o Maior Campeão do Brasil e o Colorado – o Tricolor foi superado três vezes. Os dados estão atualizados até o encerramento da 26ª rodada.

2º MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO
O Maior Campeão do Brasil possui 38 gols marcados na competição nacional. Com isso, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari ocupa, ao lado do Flamengo, a segunda posição dos ataques mais positivos do certame – atrás apenas do Atlético-MG, que soma 42 bolas na rede. Os dados estão atualizados até o encerramento da 26ª rodada.

2º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO BRASILEIRÃO
O Palmeiras é o vice-líder de assistências para gols no Brasileirão 2018: das 38 bolas na rede que o Verdão enfiou no torneio nacional, 27 contaram com passes a gol. Neste quesito, apenas Atlético-MG (33) supera o Verdão. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

3º TIME QUE MENOS SOFRE GOLS NO BRASILEIRÃO
Com 17 gols sofridos desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é a terceira equipe do torneio que menos vezes foi vazada. Apenas Internacional, 16 vezes, e Grêmio, 14, ganham no Verdão neste quesito. Os dados estão atualizados até o encerramento da 26ª rodada.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 18 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Dudu (com 11 passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (55 partidas)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Lucas Lima (23 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Dudu (1699 min)

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Miguel Borja é o artilheiro do time no ano, com 18 golsBORJA PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos! O jogador precisa de apenas mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80 e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues), com 51 gols, e Willian Bigode, com 33.

BORJA – TOP 10 GRINGOS COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de gringos com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 10ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 anos em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

DEYVERSON E MAYKE PODEM COMPLETAR 50 JOGOS PELO ALVIVERDE
O atacante Deyverson e o lateral-direito Mayke podem completar 50 jogos com a camisa do Palmeiras caso entrem em campo neste domingo (30), pelo Campeonato Brasileiro, diante do Cruzeiro. O camisa 16 possui 25 vitórias, 12 empates e 12 reveses nos 49 jogos já disputados, além de 12 gols marcados, enquanto o dono da camisa 12 possui 33 triunfos, seis empates e dez derrotas pelo Verdão, e um tento assinalado.

GUSTAVO GÓMEZ: NUNCA PERDEU PELO PALMEIRAS
O “zagueiro da sorte” palestino não sabe o que é perder desde sua chegada ao Palmeiras neste ano. Até aqui, são oito partidas disputadas com a camisa alviverde, com seis vitórias (Vasco da Gama, Vitória, Chapecoense, Corinthians, Colo-Colo-CHI e Sport) e dois empates (Internacional e Bahia). Figura constante nas convocações da seleção do Paraguai, o jogador pertence ao Milan, da Itália, e está emprestado ao Verdão.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_No Palmeiras desde 2015, Dudu ostenta uma série de estatísticas positivasDUDU: ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS
O camisa 7 possui 51 gols pelo Palmeiras desde que chegou ao clube, em 2015, sendo que, destes, 29 foram apenas no torneio nacional. Com isso, o Baixinho ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003).

DUDU: GARÇOM DO TIME EM 2018
Com 11 assistências no ano após o duelo com o Cruzeiro, na última quarta (26), Dudu se isolou como o jogador que mais colocou seus companheiros cara a cara com o goleiro rival para marcar, sendo o maior do time em 2018 – os números incluem assistências válidas por todas as competições disputadas na temporada, entre estaduais, nacionais, continentais e amistosos.

DUDU: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO
Se coletivamente o Palmeiras é o segundo colocado no quesito passes a gol no Brasileiro, individualmente, seus jogadores, não ficam para trás. Dudu é o líder de assistências para gols no torneio nacional, tendo servido seus companheiros por seis vezes – ao lado de Éverton, do São Paulo, Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, e de Luan, do Grêmio. Além disso, outro palmeirense figura neste ranking, ocupando o segundo posto no quesito: trata-se de Hyoran, que concedeu cinco assistências no BR-18. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

WILLIAN: MAIS JOGOS EM 2018
Após atuar contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (26), Willian ampliou seu número de jogos e segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 55 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

MARCOS ROCHA: LÍDER EM DESARMES NO BRASILEIRÃO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais desarma no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O camisa 2 do Alviverde segue como líder em desarmes no Campeonato Brasileiro de 2018. Foram 92 interceptações contra seus adversários – em segundo lugar, vem Sander, do Sport, com 90. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Deyverson pode completar 50 jogos pelo Verdão se atuar diante do CruzeiroMARCOS ROCHA: LÍDER EM INTERCEPTAÇÕES NO BRASILEIRÃO
Se coletivamente o Palmeiras é o time que mais intercepta jogadas no campeonato, seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O camisa 2 do Alviverde lidera a lista de principais jogadores que impedem conclusões de passes e lançamentos de seus adversários: foram 25 interceptações até aqui – duas a mais do que Víctor Cuesta, do Internacional, e de Jucilei, do São Paulo, ambos com 23. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

MARCOS ROCHA E FELIPE MELO: TOP 5 EM VIRADAS DE BOLA NO BRASILEIRÃO
Marcos Rocha e Felipe Melo compõem o top 5 de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro: o lateral palmeirense está na 3ª posição, com 24 viradas – atrás de Juan Cazares, do Atlético-MG, com 27, e de Vinicius, do Bahia, com 30. Enquanto isso, o volante esmeraldino figura em 5º lugar, com 21, logo atrás do 4º colocado Rodrigo Lindoso, do Botafogo, com 22. Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

BRUNO HENRIQUE: TOP 5 DOS MAIS CAÇADOS DO BRASILEIRÃO
O dono da camisa 19 do Verdão segue no top 5 dos jogadores mais caçados do Brasileirão 2018. Ele é o quinto atleta que por mais vezes foi parado por seus adversários no torneio nacional: teve 52 infrações marcadas a seu favor, contra 55 de Pablo, do Atlético-PR (empatados na 4ª colocação), 57 de Rodrigo Dourado, do Internacional (em 3º lugar), 72 de Elton, do Bahia (segundo colocado) e 85 de Gregore, também do Bahia (que encabeça a lista dos mais caçados do torneio). Os dados são do Footstats e estão atualizados até a 26ª rodada.

PRÓXIMOS JOGOS:
– Palmeiras x Colo-Colo | 03/10/2018 | Allianz Parque | 21h45 | Libertadores
– São Paulo x Palmeiras | 06/10/2018 | Morumbi | 18h | Campeonato Brasileiro
– Palmeiras x Grêmio | 14/10/2018 | Pacaembu | 16h | Campeonato Brasileiro

PALMEIRAS X CRUZEIRO: RETROSPECTO GERAL
No retrospecto geral, este será o 95º duelo entre as equipes. Nos outros 94 jogos já disputados, o retrospecto é equilibrado: 31 vitórias do Alviverde contra 35 triunfos cruzeirenses, além de outros 28 empates (138 gols a favor do Maior Campeão do Brasil e 135 do time mineiro).

PALMEIRAS X CRUZEIRO NO ESTADO DE SP
O Palmeiras recebe o Cruzeiro pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, na manhã deste domingo (30) e irá se aproximar ainda mais do 50º jogo contra a Raposa em seus domínios: este será o 49º duelo do Verdão diante do rival mineiro atuando no estado do São Paulo. Nos 48 duelos já disputados, a história contabiliza 22 vitórias alviverdes, 14 empates e 12 triunfos cruzeirenses, com 92 gols do Alviverde contra 65 tentos do time azul celeste.

ESTADO DE SP: PALCO DE DECISÕES CONTRA O CRUZEIRO
Memoráveis batalhas entre Palmeiras e Cruzeiro já foram travadas em território paulista. Inclusive, nas três vezes em que as equipes decidiram títulos, o palco foi justamente o estado de São Paulo: a Copa do Brasil de 1996, no Palestra Italia, da qual o Cruzeiro saiu campeão, a Copa do Brasil de 1998, no Morumbi, da qual o Verdão levou a melhor, e a Copa Mercosul de 1998, cuja decisão foi disputada novamente no Palestra Italia, torneio do qual o Alviverde também ergueu o caneco.

PALMEIRAS NO PACAEMBU
Especificamente no estádio do Pacaembu, o Maior Campeão do Brasil nunca decidiu um título contra a Raposa. No entanto, conquistas não faltam no estádio municipal: o Palmeiras ostenta o posto de maior campeão da história do Pacaembu – são 26 títulos no local. Dentre outros triunfos, o time palestrino faturou os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963, 1972 e os Brasileiros de 1960, 1967 e 1994. A conquista mais recente aconteceu em 2014, quando venceu a Fiorentina por 2 a 1 – gols de Victor Luis e Leandro – e levou o Troféu Julinho Botelho.

PALMEIRAS INAUGUROU O PACAEMBU
Vale lembrar ainda que o Palmeiras foi um dos responsáveis por inaugurar o Pacaembu. O fato ocorreu em 28 de abril de 1940, quando o time alviverde goleou o Coritiba por 6 a 2 e venceu a primeira competição disputada no estádio, chamada Torneio de Inauguração do Pacaembu. Os gols palestrinos naquela ocasião foram anotados por Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro. Ao todo, o Verdão atuou no Pacaembu em 1123 jogos e acumula 571 vitórias, 302 empates e 250 derrotas, com 2046 gols marcados contra 1313 gols sofridos.

Acervo Histórico/SE Palmeiras/Divulgação_Verdão goleou Coritiba por 6 a 2 no jogo que marcou a inauguração do Pacaembu, em 28 de abril de 1940

RETROSPECTO: PALMEIRAS NO PACAEMBU EM 2018
Apenas nesta temporada, o Verdão já atuou no Pacaembu em cinco ocasiões: foram três vitórias, um empate e uma derrota, com cinco gols marcados contra três sofridos. Os adversários enfrentados no local neste ano foram o Santos (três vezes), o Internacional e o Bahia. Vale lembrar ainda que o Pacaembu foi palco da classificação do Alviverde para as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Peixe, em disputa por penais, com gol marcado por Alejandro Guerra.

PALMEIRAS ÀS 11 DA MANHÃ
Desde 2015, ano que ficou marcado pelo retorno dos jogos matinais, o Palmeiras atuou por dez vezes às 11 da manhã, com sete vitórias e três reveses (21 gols marcados contra sete sofridos). Em 2018, contra o Cruzeiro, neste domingo (30), o fato irá se repetir pela terceira vez; nos outros dois duelos disputados às 11h neste ano, o Alviverde acumula 100% de aproveitamento, tendo vencido a Liga Alajuelense-CRC, por 6 a 0, e o Paraná Clube, por 3 a 0.