Encontro de Veteranos agita ex-jogadores e participantes em restaurante do clube

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Ídolo Ademir da Guia (à esq.) ao lado do presidente Maurício GaliotteO Palmeiras promoveu na noite da última sexta-feira (28) o tradicional Jantar dos Veteranos, que acontece ininterruptamente desde 1972, uma vez por ano, e que reúne ex-jogadores de diferentes gerações. O evento teve como palco o restaurante Jardim Suspenso (localizado no 5º andar do prédio administrativo do clube social) e acolheu cerca de 400 pessoas, entre convidados e torcedores que adquiriram entrada para prestigiar os ídolos alviverdes.

>> Clique aqui e confira a galeria completa

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, foi quem abriu a cerimônia, por volta das 20h. Ao seu lado, Galiotte tinha o diretor social do clube, Guilherme Ribeiro, e o presidente do Conselho Deliberativo do Alviverde, Seraphim Del Grande: o trio comandou o encontro de ex-atletas que contou com fortes emoções do início ao fim.

Como de costume em todos os anos, os jogadores, ao adentrarem às dependências da festa, já se depararam com algumas camisas que o clube deixara estrategicamente na porta de entrada, para que, tão logo chegassem, os veteranos pudessem deixar um autógrafo como registro de sua passagem neste dia tão memorável. A chegada de cada um dos ídolos palmeirenses, aliás, era comemorada por seus ex-companheiros de time e por torcedores, que puderam interagir e tirar fotos com os eternos craques do Verdão.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Mário Motta (à esq.) junto de seu amigo Leivinha no encontro de veteranosVárias gerações se fizeram presentes, desde ex-jogadores como Ademir da Guia, Edu Bala, Alfredo Mostarda e Nei, da lendária Segunda Academia dos anos 70, como alguns campeões pelo Palmeiras na década de 90, como Sérgio, Galeano e Júnior, e até mesmo atletas de tempos ainda mais modernos, como o ex-lateral e volante Wendel, que jogou no Verdão de 2006 a 2010 e, depois, de 2013 a 2014. Todos eles marcaram presença e agitaram a noite de confraternização. Não houve quem não se deixou contagiar com a energia emanada ao longo do evento.

E o Jantar dos Veteranos não se restringiu apenas aos jogadores de futebol. Grandes expoentes de outras modalidades esportivas também foram lembrados pela diretoria alviverde, como Wanda dos Santos, uma lenda do atletismo brasileiro, o mesa-tenista Biriba, o maratonista Gilson Rodrigues de Miranda e a patinadora Maria Tereza Ambrósio Bellangero.

Sob a locução do jornalista Fernando Razzo Galuppo, profundo conhecedor da história palmeirense, os homenageados foram sendo chamados ao palco, um a um, com uma breve descrição personalizada de suas respectivas passagens pelo Alviverde, para receber das mãos da diretoria uma camisa oficial do clube e os cumprimentos pelos serviços prestados. A organização do evento, aliás, contou com o apoio incondicional do Departamento de Acervo Histórico e Memória, representado na figura do diretor José Ezequiel Filho.

Ao final das homenagens, os ídolos palmeirenses tomaram conta do palco principal, que desta vez ficou do lado oposto ao do ano anterior, e se reuniram para registrar o momento inesquecível por meio de fotografias. As solenidades foram oficialmente encerradas ao som do hino do Pameiras, que uniu todo o público presente em uma só voz.

Em seguida, a festa continuou, mas agora com música ao vivo sob o som da banda Samba e Responsa, com direito a muitos comes e bebes. Vale ressaltar que houve ainda uma apresentação de dança das jovens meninas do Ballet Francklin Bernardes, comandadas pela professora Kátia Bernardes – o espetáculo foi fruto de uma ação benecifente liderada pelo diretor social do clube, Guilherme Ribeiro, para dar visibilidade ao grupo de dança do bairro da Brasilândia, região carente da Zona Norte de São Paulo. E a apresentação, como não poderia deixar de ser, agradou ao público presente.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Seraphim Del Grande, Guilherme Ribeiro e Maurício Galiotte com ex-goleiro Gilmar

Encontro de Veteranos: Histórico

Em sua 47ª edição, o banquete de veteranos do Palmeiras acontece uma vez por ano desde 1972, ininterruptamente. Setembro é o mês escolhido pela agremiação para celebrar essa solenidade tão especial: isso se deve ao fato de os jogadores do elenco de 1942, liderados à época por Oberdan Cattani, terem dado início à tradição – eles optaram por setembro por ter sido o mês em que nasceu o Palmeiras, após o Palestra ter morrido líder naquela emblemática temporada marcada por um clima político conturbado, conspirações e voltas por cima da agremiação esmeraldina, tanto dentro quanto fora de campo.

CONFIRA OS BASTIDORES DA FESTA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: