Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Em 2015, o Verdão recebeu uma das etapas da LDB no PalestraO Palmeiras está de volta à Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), maior torneio de base do país da modalidade, após três anos. Nesta sexta-feira (17), a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou as sedes, as 11 equipes participantes e a duração do campeonato, que acontece entre os dias 10 de setembro e 2 de dezembro.

Além do Verdão, estão na competição os times do Paulistano, Flamengo, Pinheiros, SESI/Franca, Minas Tênis Clube, Praia Clube-MG, São José, Cigha/União Corinthians-RS, Círculo Militar do Paraná e Country Club/PMM Maringá-PR. As equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e os oito melhores se classificam ao octogonal final do torneio.

Voltada para a categoria Sub-20, a fase classificatória da LDB será dividida em duas etapas. A primeira, com sede no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de setembro, conta com jogos entre Palmeiras, Pinheiros, Paulistano, Minas, União Corinthians e Flamengo. Os cinco times restantes duelam na cidade de Curitiba de 15 a 20 do mesmo mês (confira abaixo a relação de jogos do Verdão).

A terceira etapa da competição acontece entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, em São Paulo, e reúne os 11 times. Os oito melhores serão divididos em dois grupos de quatro equipes e jogarão entre si nas chaves. Os dois mais efetivos avançam às semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogos únicos. As fases finais da LDB serão disputadas de 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.

“É muito importante para esses jovens atletas disputar o maior número de partidas possíveis em uma temporada. Comparado a outros países com basquete de bom nível, joga-se pouco no Brasil nessa idade, entre 18 e 20 anos. Além disso, é uma grande satisfação voltar a participar de competições promovidas pela Liga Nacional de Basquete. Sabemos da grandeza da LDB e da visibilidade que a competição proporciona a todos, atletas e comissão técnica. Vamos com o objetivo de fazer bons jogos no torneio e lançar essa garotada, não apenas os mais velhos, mas também atletas de 15 e 16 anos que temos em nossas categorias”, analisou Felipe Santana, o Filé, treinador do time Sub-19 palestrino.

Esta é a terceira vez que o Palmeiras disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) na história. O Alviverde esteve nas edições de 2012 e 2015 do torneio e, como manda a tradição do clube na modalidade, revelou nomes para o basquete nacional. O principal expoente da última participação do clube na competição de base é o armador Yago Mateus, atual campeão sul-americano Sub-21 pela Seleção Brasileira.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O Alviverde deve entrar no torneio com atletas do time Sub-19, que está entre os primeiros no Estadual

Confira a relação de jogos do Verdão pela primeira fase da LDB:

10/09 – 14h: Minas x Palmeiras – Ginásio da Gávea
11/09 – 14h: Palmeiras x Cigha/União Corinthians – Ginásio da Gávea
12/09 – 16h15: Paulistano x Palmeiras – Ginásio da Gávea
13/09 – 18h30: Flamengo x Palmeiras – Ginásio da Gávea
14/09 – 16h15: Palmeiras x Pinheiros – Ginásio da Gávea