Palmeiras tem ouro por equipes e recorde pessoal em prova outdoor
Departamento de Comunicação
O Palmeiras/Raycon foi um dos principais destaques da segunda etapa do Campeonato Paulista Outdoor, realizada neste domingo (05), em São Paulo (SP). Os arqueiros palestrinos superaram o forte calor que fez na Vila Olímpica Mario Covas e conquistaram ao todo dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Os grandes feitos do Verdão no dia foram o primeiro lugar na categoria Composto Open por Equipes e a quebra de recorde pessoal do atleta Luiz Paulo, o LP.
No período da manhã, os competidores fizeram a fase de ranqueamento, como de costume, em que atiraram 72 flechas divididas em duas rodadas de 36, com pontuação máxima de 720 pontos. O palmeirense LP, que fazia sua segunda prova pelo clube, mostrou a sua evolução e registrou o seu melhor desempenho na carreira de três anos. Ele anotou 647 tentos e terminou na décima colocação entre os 21 concorrentes da classe Composto Masculino Adulto. Seu recorde anterior era de 631 pontos.
“No primeiro round, eu estava um pouco nervoso por conta da possibilidade de participar de um combate por equipe, coisa que nunca tinha feito. Quando consegui encaixar os tiros, já estava do meio para o fim. Fui para o segundo round mais tranquilo, e os tiros estavam saindo bem. Fiz 331 pontos no segundo, que também foi uma marca jamais atingida. O máximo que eu havia feito era 318”, disse LP, que chegou ao Palmeiras/Raycon neste ano.
A sequência do torneio foi os combates eliminatórios por equipes. Normalmente, os trios são formados pelos três melhores atletas de cada clube no ranqueamento de cada categoria, ou pelos competidores que estão disponíveis ou por qualquer outra decisão técnica. A classe Composto Open permite unir arqueiros de categorias diferentes, mas, claro, com o arco composto (por isso se chama Open). Nos combates de composto por equipes, cada time dispara 24 flechas divididas em quatro rodadas.
Compuseram a equipe verde e branca Rogerio de Lima, Fabio Tassinari (4º e 8º lugares da Composto Masculino Adulto, com 683 e 659 pontos, respectivamente) e Julio Cesar de Oliveira – primeiro da Composto Masculino Paralímpico, com 663 tentos. Segundo melhor trio ranqueado, o grupo do Verdão derrotou nas quartas de final o Arco e Flecha Bandeirantes 2 por 222 a 206. A semifinal contra o Rodnei Ramos teve placar quase idêntico: 222 a 205. E os palmeirenses mantiveram a pontaria apurada na grande final para ficar com o título contra o Arco e Flecha Bandeirantes 1 – vitória por 220 a 209. “Fizemos uma boa competição apesar de ter um Sol para cada atleta… Conseguimos uma boa pontuação em todos os combates para fecharmos em primeiro lugar”, comentou Fabio.
A terceira etapa do Paulista Outdoor está prevista para o início de março, na Vila Olímpica Mario Covas. Neste mês de fevereiro, serão realizadas competições indoor, no mesmo centro esportivo. A estreia do Paulista Indoor será no próximo fim de semana. No seguinte, ocorrerá uma prova válida pela segunda fase do Paulista e pela primeira do Brasileiro.
Veja os resultados palestrinos na segunda fase do Paulista Outdoor:
Recurvo Masculino Master
2º lugar – Magdiel Santos – 574 pontos
3º lugar – Décio Rodrigues – 496 pontos
Recurvo Feminino Adulto
2º lugar – Sarah Nikitin – 593 pontos
Composto Masculino Master
3º lugar – Ivando da Silva – 583 pontos
Composto Masculino Adulto
4º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 683 pontos
6º lugar – Vilson Tonão – 661 pontos
8º lugar – Fabio Tassinari – 659 pontos
10º lugar – Luiz Paulo (LP) – 647 pontos
Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Julio Cesar de Oliveira – 663 pontos
Composto Open por Equipes (combates)
1º lugar – Palmeiras (Zero, Julio e Fabio)