Palmeiras vence a Maratona Internacional de São Paulo no masculino e feminino

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O domingo (24) foi de pódio duplo e muita festa para o atletismo do Palmeiras na XXII Maratona Internacional de São Paulo 2016 – 15 milhas (24,14 Km). Os corredores Gilson Miranda e Silvia Vinhal sagraram-se campeões de suas categorias com os respectivos tempos de 1h28m51s e 1h47m37s. Gilson, inclusive, é o atual bicampeão após conquistar o título da Maratona em 2015.

Divulgação _ Gilson Miranda terminou a prova em 1h28m51s e ficou com o ouro

Disputada desde 1995, a competição é uma das mais importantes no atletismo brasileiro e tem percurso distribuído por toda a cidade, com largada em frente ao obelisco do Parque do Ibirapuera e chegada na USP. Sob forte calor e pouca umidade, a dupla palestrina cruzou o pódio “fazendo aviãozinho”: o gesto tornou-se tradição do Palmeiras nas comemorações, fazendo a festa dos palmeirenses sempre presentes na torcida.

Gilson é atleta militante do Verdão e tem acumulado resultados expressivos em diversas provas de rua – ele venceu neste ano o Circuito das Estações – Outono, em abril, e no ano passado a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento (Duplas), entre outros títulos. A Maratona de São Paulo tem um sentimento especial para ele, pois marcou sua estreia no atletismo, há 20 anos, em 1996.

Apelidada de Silvinha pelos colegas de corrida, Silvia Vinhal foi convidada recentemente para integrar o quadro de atletas federados do clube após iniciar os treinos como associada do clube. Além do segundo lugar no Circuito das Estações realizado neste mês de março, ela conquistou o título da Prova 24 Horas da Virada Esportiva de São Paulo (categoria solo feminino) em 2015.

“É difícil descrever a emoção de vivenciar a alegria dos nossos atletas aproximando-se da chegada a cada prova. São atletas amadores, que dividem suas rotinas diárias com treinos, musculação e afazeres profissionais e domésticos. São verdadeiros heróis palestrinos, que defendem a bandeira do clube por amor e paixão. É uma honra tê-los em nosso quadro de atletas”, disse Wellington Almeida, diretor de atletismo do Palmeiras.

Diivulgação _ No femino, Silvia Vinhal terminou a prova em 1h47m37s ficou com o lugar mais alto do pódio