Palmeirense Sarah Nikitin disputa bronze do Brasileiro de Tiro com Arco
Departamento de Comunicação
A arqueira palmeirense Sarah Nikitin teve um bom desempenho nos combates desta sexta-feira (4) no Campeonato Brasileiro Adulto de Tiro com Arco e se classificou para a disputa da medalha de bronze da categoria Recurvo Feminino, que será neste sábado (5). Os demais atletas do Palmeiras/Raycon também estiveram nos confrontos do torneio nacional, realizado no Parque Ecológico de Campinas (SP).
A representante do tiro com arco alviverde nos Jogos Olímpicos Rio 2016 havia ficado no quarto lugar na etapa de qualificação, na quarta-feira (2), ao anotar 578 pontos dos 720 possíveis. Assim, Sarah avançou direto às oitavas de final do certame e enfrentou Gislene Silveira, do Pampulha Iate Clube. A palestrina foi implacável ao vencer os três primeiros sets e fechar o duelo em 6 a 0.
Nas quartas de final, a arqueira do Verdão enfrentou Marina Gobbi, sua companheira de Seleção Brasileira na Olimpíada e atleta do Clube Esperia. Sarah mais uma vez mostrou sua qualidade e saiu vitoriosa pelo placar de 7 a 1. Sua adversária na semifinal foi mais uma colega de Seleção e do Rio 2016, Ane Marcelle dos Santos, da Associação Arqueiros da Íris. O confronto foi equilibrado e decidido no quinto e último set, com a vantagem final da oponente por 7 a 3.
Sarah Nikitin vai enfrentar na disputa pelo bronze Graziela dos Santos, da Fundação Amazonas Sustentável. A partida está marcada para as 15h25 deste sábado (5), também no Parque Ecológico de Campinas. A competidora palestrina é tricampeã brasileira (2009, 2011 e 2012) e, nesta temporada, se dedicou quase que exclusivamente à Seleção Brasileira durante toda a preparação internacional rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Mais palmeirenses no Brasileiro
Outros cinco arqueiros do Palmeiras/Raycon entraram na linha de tiro do Brasileiro nesta sexta (4) e fizeram um bom papel. Bronze na edição de 2015, Isabella Tonão ficou perto de disputar mais uma medalha da categoria Composto Feminino. Nas oitavas de final, a palmeirense derrotou Anne Pacheco, do Pampulha Iate Clube, por 137 a 132 – no arco composto, os combates ocorrem em pontos corridos. Já nas quartas de final, Larissa Oliveira, do Arco e Flecha Bandeirantes, levou a melhor por 141 a 137. Assim, Isabella ficou na quinta colocação geral.
Na classe Composto Masculino, houve confronto entre atletas do Verdão. Rogerio de Lima (conhecido como Zero) e Vilson Tonão tiveram ótimos desempenhos nas etapas 1/32 e 1/16, eliminaram seus rivais e se encontraram nas oitavas de final. Tamanha qualidade de ambos, o duelo foi decidido nos detalhes, com vitória de Vilson por apenas um ponto: 139 a 138. E ainda foi com a mínima diferença que o palmeirense sofreu o revés para Luccas Abreu, do Clube Ibirapuera de Arco e Flecha, pelo placar de 136 a 135. Dessa forma, Vilson terminou no sétimo lugar, e Zero – quarto colocado em 2015 –, na nona posição.
O palestrino Fabio Tassinari também competiu na categoria Composto Masculino. Assim como seus colegas, o palmeirense foi implacável nas duas primeiras fases. Em seguida, enfrentou Oscar de Albuquerque, do Clube dos Oficiais da PM, nas oitavas de final e perdeu por 141 a 135, fechando na nona colocação. Já na categoria Recurvo Masculino, o alviverde Magdiel Santos foi superado por Jardel Cruz, da Fundação Amazonas Sustentável, por 6 a 2, ficando no 33º lugar.
Nesta quinta-feira (3), o arqueiro Ademar Carlini disputou a medalha de bronze do Paracampeonato Brasileiro, na categoria Composto Masculino, e ficou na quarta posição por uma diferença de dois pontos no duelo. Heptacampeão brasileiro paralímpico outdoor com o arco recurvo, o palmeirense ficou satisfeito com o resultado e termina essa temporada de superação com conquistas em outras competições.