Para evitar lesões, boxe do Verdão passa por estudo nutricional

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A equipe de boxe do Palmeiras participa há mais de um ano de um estudo científico coordenado pela nutricionista Alessandra Paula Nunes. O estudo abrange todos os atletas de nível competitivo da equipe e está concorrendo ao prêmio de melhor trabalho de Nutrição Esportiva – que será apresentado em outubro, no Rio de Janeiro (RJ), na ExpoHealth.

A equipe passou por uma avaliação nutricional e clínica minuciosa, que detectou diversos erros em relação à alimentação. A alimentação inadequada, principalmente na faixa etária dos atletas alviverdes, pode trazer diversos riscos à saúde. Entre eles estão: interferência no crescimento, alterações hormonais, atraso no desenvolvimento puberal, fragilidade óssea, maior incidência de lesões, deficiências nutricionais, entre outras.

As intervenções foram feitas individualmente, e os atletas passaram a ser monitorados constantemente em relação à dieta alimentar. Em se tratando de atletas juvenis, como é o caso da equipe do Palmeiras, o suporte nutricional em relação à alimentação adequada é indispensável, pois auxilia no rendimento, na manutenção da saúde e no crescimento adequado para essa idade.

A pesquisa conta com o apoio da Performance Nutrition, empresa parceira que patrocina a equipe de boxe do Palmeiras.