Sarah Nikitin é quarta colocada no Campeonato Americano de Tiro com Arco
Departamento de Comunicação
A palmeirense Sarah Nikitin não é apenas um dos maiores destaques do Brasil, mas agora também é oficialmente a quarta melhor arqueira dos Estados Unidos. A representante do Verdão disputou na última semana o Campeonato Nacional Americano de Tiro com Arco – aberto a estrangeiros e realizado no Grand Park, em Westfield, Indiana – e só foi parada na batalha pelo bronze. Assim, a atleta olímpica mostrou todo o seu talento em meio a um dos principais países do mundo na modalidade.
Sarah aproveitou muito bem a oportunidade de competir em um torneio internacional – que contou com mais de mil participantes – e ao lado das melhores arqueiras dos EUA. Na sua categoria, Recurvo Feminino Adulto, havia mais três estrangeiras: Marina Canetta, sua ex-companheira de Seleção Brasileira e Olimpíada, e duas canadenses. Todas as outras 49 adversárias eram americanas.
A fase de classificação foi realizada em dois dias, sendo 72 disparos a 70 metros de distância em cada – o dobro do que Sarah está acostumada a atirar nos ranqueamentos dos certames que disputa. Se no primeiro dia as condições climáticas estavam favoráveis a um bom desempenho, no segundo as atletas enfrentaram vento forte e frio. No entanto, a palmeirense superou essas dificuldades, anotou 1151 pontos dos 1440 possíveis e ficou na sétima colocação entre as 53 participantes.
Com o bom classificatório, a arqueira do Palmeiras/Raycon avançou direto à etapa 1/16 dos combates, que funcionam em sistema de sets. Sarah fez um duelo equilibrado com Melissa Ash e a eliminou por 6 a 2. Nas oitavas de final, ela sequer deu chances à rival Stefaniya Samm e cravou 6 a 0. Nas quartas, novo triunfo consistente por 6 a 0 ante Allison Eaton. Em seguida, a palestrina disputou de igual para igual com Erin Mickelberry (3ª do ranking), mas acabou superada por 6 a 2. O combate pelo bronze também foi parelho e terminou com o mesmo placar para a quarta melhor ranqueada Khatuna Lorig.
“Fiquei bem feliz com o resultado. Ajudou a me motivar ainda mais, principalmente porque eu nem esperava por isso. Sem contar que foi uma prova bem organizada, em várias categorias diferentes. No total, eram 1164 pessoas competindo. É muito legal ver uma linha tão grande de gente atirando”, contou Sarah, que foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Outdoor de 2016.
Com o bom desempenho e o quarto lugar no Campeonato dos Estados Unidos, Sarah comprovou novamente a sua qualidade a nível internacional. Nos últimos anos, ela participou dos maiores torneios do mundo, como Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos, Mundiais, Copas do Mundo e os tão sonhados Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.