Tiro com arco do Verdão estreia em 2017 no Paulista Outdoor

Departamento de Comunicação

O tiro com arco do Palmeiras/Raycon começa neste sábado (14) a temporada competitiva de 2017. A equipe palestrina participa da primeira etapa do Campeonato Paulista Outdoor, que será realizada na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo (SP). O Verdão deverá marcar presença com oito atletas nesta estreia.

Os arqueiros palmeirenses tiveram um pouco mais de um mês de descanso. Após um ano de 2016 muito vitorioso, o grupo alviverde aos poucos fica 100% para os novos desafios. Além do Paulista Outdoor, o Verdão terá pela frente ao longo dos próximos meses os Paulistas Indoor e Field, o Brasileiro Indoor, os Brasileiros Outdoor (Adulto, de Base, Master e Paralímpico), o MICA (torneio indoor das Américas) e outros certames.

Heron Ledon/Divulgação_Décio Valente e Luiz Paulo de Macedo fazem parte da equipe de tiro com arco do Verdão

Miguel Cesar, diretor do departamento de arco e flecha do Palmeiras, acredita em mais um ano positivo à modalidade palestrina, com preparo e dedicação dos arqueiros. “Eu estou muito satisfeito com o desempenho de todos, e eles estão bem animados e empenhados para que as classificações e premiações sejam ainda melhores do que as do ano passado, como sempre. Também agradeço pelo empenho de todos e a vontade de fazer crescer o departamento”, afirmou Miguel.

Em 2016, o Verdão terminou o Paulista Outdoor com dois títulos, três vices e um bronze individuais, além do quinto lugar geral. O funcionamento do torneio neste ano permanece o mesmo: estão previstas 12 etapas de competição, sendo que só são computados os seis melhores resultados de cada atleta. O mesmo vale para os Paulistas Indoor e Field.

No Outdoor, disputado a céu aberto, arqueiros do arco recurvo atiram a 70m (adulto) ou a 60m (master e cadete) de distância; os do arco composto, a 50m. O principal certame é o de ranking, em que todos os competidores disparam 72 flechas em duas rodadas de 36, com pontuação máxima de 720 pontos. Em seguida, também é realizada a Copa São Paulo, em que há os combates individuais e por equipes a partir da classificação anterior. Já esses confrontos eliminatórios ocorrem em sistemas de sets para o recurvo e em pontos corridos para o composto.