Tiro com arco do Verdão fatura cinco medalhas na estreia do novo uniforme em prova tripla

Departamento de Comunicação

O Palmeiras/Raycon participou neste fim de semana de uma prova válida por três campeonatos, a quarta fase do Paulista Indoor, a segunda do Brasileiro Indoor e o MICA (Multi-sites Indoor Championships of the Americas), torneio indoor das Américas. Além da grande importância competitiva, o certame foi ainda mais especial para o Verdão porque a equipe fez a estreia do seu novo uniforme número um, na cor verde. Na Unicamp, em Campinas (SP), os arqueiros palmeirenses conquistaram dois ouros, uma prata e dois bronzes na disputa estadual.

Divulgação_O Palmeiras/Raycon estreou seu novo uniforme na competição

Os atletas do arco composto atiraram no sábado (25) à tarde. A pontuação individual de cada participante valia para os três torneios – no entanto, as classificações do MICA e do Brasileiro serão divulgadas em breve, já que as federações de cada país realizam suas provas localmente e depois Confederação Pan-Americana de Tiro com Arco compila a classificação final (o Brasileiro Indoor ocorre da mesma forma no país, mas possui cinco etapas).  Com o passar do dia, a baixa luminosidade do local acabou prejudicando o desempenho dos competidores como um todo.

Na categoria Composto Masculino Paralímpico, o palestrino Julio Cesar de Oliveira anotou 564 pontos e ficou no primeiro lugar. Na Composto Masculino Adulto, Fabio Tassinari ficou em segundo (578 tentos), seguido pelo companheiro Vilson Tonão, com 573 pontos. Rogerio de Lima, o Zero, ficou na sexta colocação, com 569, e Luiz Paulo, o LP, em 13º, com 560. Já Isabella Tonão fez 555 pontos e terminou na sexta posição da Composto Feminino Adulto.

Após esse ranqueamento de 60 disparos, houve a disputa por equipes, válida somente para o MICA, com mais 24 tiros divididos entre três arqueiros. Atuais vice-campeões americanos, Fabio, Vilson e Zero formaram novamente o trio do Verdão. Os resultados oficiais das equipes também sairão em breve. “Fui bem nessa prova, mas poderia ter terminado melhor se não fossem as más condições de luminosidade que prejudicaram todos os competidores”, comentou Fabio.

A disputa dos atletas do arco recurvo foi no domingo (26) de manhã. Sarah Nikitin ficou no topo da categoria Recurvo Feminino Adulto, com 545 pontos.  Na Recurvo Masculino Master, o Palmeiras/Raycon teve três arqueiros: Décio Valente (terceiro lugar, 518 pontos), Magdiel Santos (quinto lugar, 500 pontos) e Wladimir Junior (sétimo lugar, 485 pontos), que retornou após algumas semanas afastado se recuperando de uma cirurgia. O trio também participou da disputa por equipes do MICA. Yohana Lazarova anotou 333 tentos e terminou na 11ª colocação da classe Recurvo Feminino Cadete.

Sarah gostou de seu resultado no certame, apesar de estar mais acostumada com provas outdoor – em que mudam diversos fatores e regras. “Eu fiquei satisfeita com o meu desempenho, pois indoor não é o meu foco. Essa não é uma pontuação muito expressiva, mas está dentro do que eu geralmente faço no indoor”, disse a palmeirense, vice-campeã das Américas em 2014.

Veja as classificações do Verdão na quarta fase do Paulista Indoor:

Recurvo Feminino Adulto
1º lugar – Sarah Nikitin – 545 pontos

Recurvo Feminino Cadete
11º lugar – Yohana Lazarova – 333 pontos

Recurvo Masculino Master
3º lugar – Décio Valente – 518 pontos
5º lugar – Magdiel Santos – 500 pontos
7º lugar – Wladimir Junior – 485 pontos

Composto Feminino Adulto
6º lugar – Isabella Tonão – 555 pontos

Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Julio Cesar de Oliveira – 564 pontos

Composto Masculino Adulto
2º lugar – Fabio Tassinari – 578 pontos
3º lugar – Vilson Tonão – 573 pontos
6º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 569 pontos
13º lugar – Luiz Paulo (LP) – 560 pontos