Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Felipe Luiz Santana, o Filé, treinador das equipes Sub-19 e Sub-22 do basquete do Verdão, é o mais novo convocado para a Seleção Brasileira Adulta Masculina. Recrutado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) nesta quinta-feira (27), o palmeirense integrará a comissão técnica do Brasil visando a disputa da Copa América, entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, com sedes na Argentina, Colômbia e Uruguai.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O treinador alviverde tem vasta experiência em categorias de base

Um dos principais técnicos de categoria de base, Filé tem currículo bastante prestigiado no basquete. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (SP) e no Verdão desde 2008, o palestrino foi campeão estadual Juvenil em 2015 e teve seu trabalho premiado no ano passado, com o título de melhor treinador Sub-19.

“Estou sem palavras para descrever os sentimentos de alegria e satisfação em poder vestir a camisa do Brasil, que tem muita tradição no basquete mundial. Acredito que todo treinador, quando inicia sua carreira, tem esse sonho. Comigo não foi diferente, sempre foi um dos meus objetivos, e esse dia chegou”, celebrou.

Auxiliar técnico de Régis Marrelli quando o clube disputava o Novo Basquete Brasil (NBB), Filé também leva na bagagem experiências internacionais. O técnico está atualmente na Espanha para participar do Chus Mateo Academy, clínica ministrada por Chus Mateo, treinador da equipe profissional de basquete do Real Madrid. Ele ainda acompanhará treinos da seleção principal espanhola como parte da formação.

“Meu telefone não parou de tocar aqui na Europa! Tenho certeza que o Palmeiras contribuiu demais para que eu chegasse à Seleção. Nesse tempo, amadureci bastante como pessoa e profissional, e sempre tive toda a estrutura necessária para crescer. Sou eternamente grato ao clube que abriu as portas para meu trabalho”, falou.

A Seleção Brasileira será treinada pelo interino César Guidetti, do Esporte Clube Pinheiros, e, além de Filé, terá como auxiliar Bruno Savignani, do Brasília. Para o treinador palmeirense, o comando técnico está em boas mãos. “Estou muito feliz pela comissão que foi formada. Eles já não são mais promessas, e sim realidades do basquetebol nacional. Tenho certeza de que aprenderei bastante com eles”, finalizou.

O basquete palestrino retomou os treinos no fim deste mês e se prepara para a disputa do Torneio da G.S.P. (Grande São Paulo) e Estadual. Além de Filé, treinador do Sub-19 e Sub-22, o Verdão conta com Adagoberto Aguiar, o Adaga, comandante dos times Sub-15 e Sub-17, e com Willians Manzini, técnico do Sub-13.

Confira abaixo as datas de reestreia da base do Verdão nos torneios estaduais:

G.S.P. (Sub-13): 06/08 – 09h – Apagebask/Guarulhos x Palmeiras – Ginásio da FIG
G.S.P. (Sub-15): 09/08 – 17h – Santo André/APABA x Palmeiras – Pq. Celso Daniel
Estadual (Sub-17): 09/08 – 19h – Santo André/APABA x Palmeiras – Pq. Celso Daniel
Estadual (Sub-20): 20/08 – 15h – Cravinhos x Palmeiras – Gin. Alvaro Saiani