Treinadora palmeirense ministra curso sobre metodologias no futsal de base

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A temporada do futsal palmeirense começou mais cedo em 2017. Vitoriosa com os garotos da base palmeirense, a treinadora Fernanda Grande foi um dos destaques do 3º Meeting Nacional de Futsal, promovido pelo Instituto Phorte entre os dias 17 e 24 de janeiro e que contou com grandes referências da modalidade no cenário nacional. 

No curso “Metodologia de treinamento do futsal nas categorias de base”, um dos mais procurados pelo público, a palmeirense falou sobre ensinamentos voltados para atletas com idade entre 7 e 10 anos, período que representa a iniciação esportiva da modalidade. Além da discussão de aspectos motores, cognitivos e afetivos sociais, Fernanda mostrou aos espectadores a parte prática da formação de atletas com jogadores do Sub-8 e Sub-9 do futsal alviverde. A atividade ilustrou modelos de treinamento e jogo, com ênfase nos fundamentos ofensivos e defensivos da modalidade.  

Divulgação_Fernanda Grande comanda as categorias Sub-8 e Sub-9 do futsal alviverde

“Foi uma surpresa saber que minha palestra foi uma das mais procuradas. É uma honra poder falar sobre o trabalho realizado com estas crianças e os resultados. Mostrar que, além dos títulos, a formação delas dentro do Palmeiras tem trazido bons frutos. Eles entram pequenos, com sete anos, fazem a base, vão para o campo… E isso mostra que esta sequência dos atletas aqui no clube tem sido nosso grande diferencial nesses últimos anos”, celebrou Fernanda, que está no Palmeiras desde 2010.

À frente das categorias Sub-8 e Sub-9 do Verdão, Fernanda chegou às finais do Estadual em ambas desde 2014 e faturou duas taças – 2014 e 2016 – no comando do time Sub-8. Além do sucesso como treinadora, ela também é auxiliar técnica de Vitor Hugo Valvassori, o Vitinho, treinador dos garotos do Sub-10.

Sobre a experiência de palestrar ao lado de grandes nomes das ligas brasileiras de futsal, a treinadora alviverde aprovou e agradeceu a atenção dada pelo público presente. “A experiência é fantástica. É outro tipo de vivência. Estar na quadra dando treino é uma coisa. Estar na sala de aula e passar aquilo que aprendi ao longo dos anos para mais de cem pessoas é outra. É algo totalmente incrível”, contou.

Melhor base do futsal paulista por dois anos consecutivos (2015 e 2016), o Palmeiras é uma das grandes referências na modalidade principalmente pelos títulos conquistados nos últimos torneios. No ano passado, o Verdão faturou sete taças, sendo três do Campeonato Metropolitano (Sub-10, Sub-14 e Sub-17) e quatro do Estadual (Sub-8, Sub-10, Sub-14 e Sub-17).