Trio de arqueiros do Palmeiras/Raycon é vice-campeão das Américas

Departamento de Comunicação

O Palmeiras/Raycon continua em evidência no cenário internacional do tiro com arco. Após as recentes medalhas de bronze de Magdiel Santos e Fabio Tassinari no Campeonato Mundial Field Indoor da IFAA WIAMM, o Verdão sagrou-se vice-campeão do MICA (Multi-sites Indoor Championships of the Americas), um dos principais torneios de todo o continente americano. A conquista veio com Rogerio de Lima, Vilson Tonão e o próprio Fabio Tassinari, na categoria Composto Masculino Adulto por Equipes.

Heron Ledon/Divulgação _ Rogerio de Lima, Fabio Tassinari e Vilson Tonão anotaram 228 pontos dos 240 possíveis e ficaram com a prata

Esta competição tem um grande número de participantes de diversos países e não possui sede e data fixas, ou seja, cada federação realiza a prova localmente e envia os resultados à organização. O Alviverde disputou o certame nos dias 19 e 20 de março, em Campinas-SP. A classificação final foi divulgada nesta semana.

O trio verde e branco concorreu com outros 39 times e mostrou a sua qualidade. Após quatro rodadas de seis disparos, os palmeirenses anotaram 228 pontos dos 240 possíveis – mesmo resultado de um conjunto da Colômbia. Ambos levaram a prata depois da igualdade também nos critérios de desempate: acertaram 12 vezes o anel do alvo de 10 tentos e outras 12 vezes a marca de 9. Por apenas 4 pontos de diferença, um time de El Salvador ficou com o ouro.

Além do vice-campeonato por equipes, Rogerio de Lima comemora seu desempenho na disputa individual. Ele foi o melhor brasileiro da categoria Composto Masculino Adulto na competição, com 581 pontos do máximo de 600. “Foi bem legal. Nós estávamos focados e combinamos no início que iríamos nos divertir. E aí a pontuação foi consequência. O maior erro de uma equipe é esse: ficar se cobrando e só pensando em ganhar. E fiz o mesmo no individual, com tranquilidade, sem me cobrar. Então, o resultado fluiu naturalmente”, disse o palestrino, também conhecido como Zero.

Prova da qualidade do Verdão, Fabio Tassinari fez dobradinha com Zero, sendo o segundo melhor do Brasil, com 578 tentos. “Fiquei muito feliz com o vice das Américas. Depois de certo suspense, já que os pontos de todos os brasileiros ainda não haviam sido computados, se confirmou mais uma conquista à nossa equipe, em uma competição muito importante no calendário do tiro com arco internacional. Também estou muito satisfeito com meu desempenho individual, ficando atrás do meu companheiro Rogerio. E, juntamente com o Vilson, levamos o Palmeiras/Raycon ao pódio novamente”, afirmou Fabio.

A prata para Vilson Tonão foi ainda mais particular porque esta foi a sua primeira disputa em 2016, já que se recuperava de uma lesão e cirurgia no braço esquerdo que o impediram de atirar por cerca de três meses. “Esta medalha tem um gosto especial. Tive alta do braço numa quarta-feira, treinei com a equipe na quinta e, no sábado, fiz a prova e veio a grande conquista. Foi muito bom fazer esse ótimo resultado”, falou o palmeirense, que fez 565 pontos no individual.

O Verdão ainda teve outras participações importantes no MICA. Ivando da Silva foi o segundo melhor brasileiro da categoria Composto Masculino Master. Magdiel Santos, Wladimir Junior e Décio Valente também estiveram entre os principais do país na classe Recurvo Masculino Master, além de formarem equipe na Recurvo Masculino Adulto. Yohana Lazarova e Isabella Tonão honraram o manto palestrino na Recurvo Feminino Cadete e Composto Feminino Adulto, respectivamente. Vice-campeão da Composto Masculino Paralímpico em 2015, Julio Cesar de Oliveira esteve ausente da edição deste ano.