Verdão chega às finais do Brasileiro pelo 10º ano seguido com atual elenco

Departamento de Comunicação

O Palmeiras/Raycon ganhou dois ouros e uma prata no Campeonato Brasileiro Adulto de Tiro com Arco de 2017, realizado entre os últimos dias 15 e 19, em Maricá (RJ), e atingiu um marco histórico. Este foi o 10º ano consecutivo que o clube disputou medalhas nas finais do torneio mais importante do país com o atual elenco. O fato comprova a união, a qualidade e o trabalho sério da equipe, que mais uma vez se consolida como uma das melhores do Brasil.

Nas últimas dez edições do Brasileiro – de 2008 a 2017 –, o Verdão chegou a incríveis 28 finais de combates, conquistando nove ouros, cinco pratas, nove bronzes e ficando cinco vezes no 4º lugar. Foram 16 decisões individuais, dez por equipes e duas de duplas mistas. Tudo isso sem considerar que antigamente também eram premiados os primeiros colocados da fase de classificação e não apenas os vencedores dos duelos eliminatórios, o que aumentaria ainda mais essa lista de títulos alviverde.

O esquadrão palestrino possui atualmente 13 arqueiros, além do técnico Alexandre Cesar e do diretor Miguel Cesar, que também tiveram diversas conquistas quando atiravam e fazem parte deste feito memorável. A história do grupo todo se perde ao longo de muitas temporadas. A maioria dos atletas que hoje defendem o time chegou ao Alviverde entre o fim da última década e início desta.

As disputas ininterruptas de medalhas com tal plantel começaram em setembro de 2008, no Brasileiro sediado em Goiânia (GO). Naquela ocasião, Alexandre foi campeão da categoria Composto Masculino e bronze por equipes ao lado do palmeirense Fabio Tassinari e do ex-arqueiro do clube Claudio Contrucci. Por sua vez, Miguel ficou no quarto lugar da classe Recurvo Masculino por Equipes, competindo com Claudio Camin e Jorge Rosa, que também não atuam mais pelo conjunto verde e branco.

“Todos esses anos de conquistas são fruto de um trabalho intensivo bem satisfatório. O grupo sempre esteve muito empenhado em trazer os melhores resultados e classificações para o Palmeiras, disposto a fazer um treinamento técnico, tático e físico. O resultado é maravilhoso, não poderia ser outro. É uma união fora de série, realmente uma família, se unindo e dando força um para o outro. Desde aquela época temos atletas convocados pela Seleção Brasileira. São boas lembranças. Tudo isso valeu à pena”, afirmou Miguel Cesar, diretor do departamento de arco e flecha do Verdão desde 2004.

Dos oito palmeirenses que fazem parte desses dez anos seguidos de finais no Brasileiro Adulto, Rogerio de Lima, o Zero, foi o que mais participou de decisões de medalhas, com dez no total. Vêm na sequência: Isabella Tonão, Fabio e Alexandre (sete); Vilson Tonão (cinco); Sarah Nikitin (quatro); Décio Valente e Miguel (duas). Todavia, deve-se considerar que a presença dos arqueiros em disputas por duplas e equipes depende das possibilidades do elenco para formá-las.

Assim, o feito alcançado é um mérito do grupo, como ressalta Zero. “É difícil até comentar sobre todo esse histórico. A gente fica feliz pelo o time conquistar tanta coisa. Isso tudo vai muito da nossa equipe, da união, um ajudando o outro. Tem aquele papo de ‘a grande família’ e tal… É real. Todo mundo tem um papel importante, cuida um do outro, se preocupa com o outro, até mesmo fora da vida esportiva. Então, cada conquista é da equipe toda. E vamos em frente para cada vez trazer mais medalhas para o Palmeiras e a Raycon”, disse o atleta, que neste ano foi campeão brasileiro individual e de duplas com Isabella.

Esse marco não está isolado dos ótimos resultados do elenco em outras competições. O Verdão também possui inúmeras conquistas nas mais diversas categorias do MICA (principal torneio indoor das Américas), do Brasileiro Indoor, dos Brasileiros Outdoor de Master, de Base e Paralímpico, dos Paulistas Outdoor, Indoor e Field, pelas Seleções Brasileiras Olímpica e Paralímpica e de outros eventuais torneios. E não ficam de fora os arqueiros Ademar Carlini, Ivando da Silva, Julio Cesar de Oliveira, Luiz Paulo (LP), Magdiel Santos, Wladimir Junior e Yohana Lazarova.

Heron Ledon/Divulgação_O esquadrão palestrino possui atualmente 13 arqueiros, além do técnico Alexandre Cesar e do diretor Miguel Cesar

Confira a tabela completa com todas as disputas de medalhas das quais o Palmeiras participou nos últimos dez Brasileiros: