Verdão é medalhista com finais emocionantes e duelos entre palmeirenses
Departamento de Comunicação
Os arqueiros do Palmeiras/Raycon tiveram um sábado (07) mais que emocionante na sexta etapa do Campeonato Paulista Outdoor. Os seis atletas presentes se enfrentaram em combates decisivos, fizeram finais decididas nos detalhes e conquistaram sete medalhas ao todo, três ouros, duas pratas e dois bronzes.
Os palmeirenses já fizeram um ótimo classificatório para garantir boas colocações para os combates individuais. Nesta fase, todos disparam 72 flechas, com distâncias conforme a categoria, e podem fazer até 720 pontos. E esses resultados também são válidos para a tabela final no fim do torneio. Em seguida, os confrontos eliminatórios agrupam as categorias de mesmo arco, distância e sexo, excluindo a diferença de idade.
Nos combates de arco composto, cada atleta atira cinco séries de três tiros a 50 metros e pode fazer até 150 tentos. Nas quartas de final do masculino, três palestrinos avançaram: Vilson Tonão fez 137 a 134 em José Rumi (CSP); Ivando da Silva emplacou 136 a 127 em José Brito (CMSP); Fabio Tassinari passou por Marcelo Pereira (CMSP), por 143 a 140. Luiz Paulo, o LP, foi superado por Jean Pegolo (Arco e Flecha Bandeirantes), por 136 a 132.
As semifinais tiveram duelo verde e branco entre Vilson e Ivando, que foi superior (137 a 130) e passou para a final. Por sua vez, Fabio também foi para a disputa do ouro ao bater Jean Pegolo por 140 a 139 – o rival derrotou Vilson no certame pelo bronze por 144 a 129.
Na grande final, um confronto palmeirense com emoção até o fim. Ivando e Fabio se alternaram na liderança do placar durante as três primeiras séries e terminaram empatados no fim da quarta. E o duelo ficou em aberto até a terceira e última flecha da quinta rodada. Ivando fez 29 a 28 e foi o campeão com o resultado final de 138 a 137.
Nos combates femininos de composto, Isabella Tonão passou por Samara Câmara, do Círculo Militar de São Paulo, nas quartas de final. Na semi, enfrentou Larissa Oliveira, do Arco e Flecha Bandeirantes, e perdeu por apenas um ponto: 131 a 130. Na briga pelo bronze, confronto muito acirrado. A palestrina terminou empatada com Solange Bonaldi, também do Bandeirantes, em 134 a 134. Na flecha de morte, 9 a 8 e medalhas para a palmeirense.
Décio Valente foi outro palmeirense que fez bonito. Na semifinal da Recurvo 60 Metros Masculino (em sistema de sets), ele derrotou Wataru Ueda, da Arqueiria Ibirapuera, por 6 a 0. Na grande final, encarou Sergio de Souza, do mesmo clube, e ao término dos cinco sets o placar ficou em 5 a 5 (duas vitórias de cada e um empate na última série). Os adversários foram para o shoot-off, e o palmeirense cravou um 10 para ser o campeão, contra 9 do rival.
Confira todos os resultados do Verdão na sexta fase do Paulista Outdoor:
Recurvo Masculino Master
3º lugar – Décio Valente – 513 pontos
Composto Masculino Master
1º lugar – Ivando da Silva – 658 pontos
Composto Masculino Adulto
2º lugar – Fabio Tassinari – 670 pontos
4º lugar – Luiz Paulo (LP) – 647 pontos
5º lugar – Vilson Tonão – 631 pontos
Composto Feminino Adulto
4º lugar – Isabella Tonão – 610 pontos
Combates – Composto 50 Metros Masculino
1º lugar – Ivando da Silva
2º lugar – Fabio Tassinari
4º lugar – Vilson Tonão
7º lugar – Luiz Paulo (LP)
Combates – Composto 50 Metro Feminino
3º lugar – Isabella Tonão
Combates – Recurvo 60 Metros Masculino
1º lugar – Décio Valente