Verdão faz boa classificação e conhece rivais nos combates do Brasileiro
Departamento de Comunicação
Os arqueiros do Palmeiras/Raycon fizeram nesta quarta-feira (2) a etapa de classificação do Campeonato Brasileiro Adulto e do Paracampeonato Brasileiro de Tiro com Arco, no Parque Ecológico de Campinas, em Campinas (SP). A equipe palestrina teve um bom desempenho e já conheceu seus adversários nos combates. Nesta quinta (3), serão realizados os confrontos paralímpicos, por equipes e de duplas mistas.
A palmeirense Sarah Nikitin – que representou o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016 – ficou na quarta colocação da categoria Recurvo Feminino, entre 21 participantes, ao emplacar 578 pontos dos 720 possíveis. Ela avança direto às oitavas de final e vai enfrentar ou Gislene Silveira (13ª), do Pampulha Iate Clube, ou Sophia Fernandes (20ª), do Clube Italo Brasileiro.
Seu companheiro Magdiel Santos anotou 513 pontos e ficou no 52º lugar entre os 86 competidores da classe Recurvo Masculino. Seu adversário na fase 1/32 será Jardel Cruz (13º), da Fundação Amazonas Sustentável. Já nas duplas mistas do recurvo, Sarah e Magdiel ficaram em 11º – com suas pontuações somadas – e vão encarar nas oitavas os conhecidos Inaiá Rossi e Marcos Bortoloto, do Círculo Militar de Campinas.
Os palestrinos do arco composto também fizeram um bom papel. Isabella Tonão, bronze do Brasileiro de 2015, fez 601 tentos no Composto Feminino, terminou no nono lugar entre as 18 participantes e foi direto às oitavas para enfrentar Anne Pacheco (8ª), do Pampulha.
Entre os 70 arqueiros do Composto Masculino, Rogerio de Lima (conhecido como Zero) foi o quarto melhor, com 677 pontos, e vai encarar Osvaldo Neto (61º), do Círculo Militar de Campinas, na etapa 1/32. Fabio Tassinari (18º, com 655 pontos) terá como rival Bêner de Miranda (47º), do YellowBall Arco e Flecha. Já o adversário de Vilson Tonão (20º, com 650 pontos) – que era dúvida para o Brasileiro – será Julio Bravin (45º), do Círculo Militar de São Paulo. Por equipes, Zero, Fabio e Vilson ficaram no quarto lugar entre os 16 trios e enfrentarão nas oitavas o Clube Italo Brasileiro (13º), formado por Evando Viana, Marcos Fernandes e Maximiliano Favoreto. Isabella e Fabio formarão a dupla mista alviverde e, com a sétima colocação, terão pela frente Joaquim Junior e Shirley Molina, do Arco e Flecha Bandeirantes (10º).
O palestrino Ademar Carlini disputa os dois campeonatos. No Brasileiro Adulto, se classificou na 52ª posição também da categoria Composto Masculino, com 609 tentos, e vai duelar com Frederico Fogaça (13º), do Goiás Esporte Clube. Já no Paracampeonato – do qual é heptacampeão com o arco recurvo, seu antigo equipamento –, ficou na quarta colocação e terá como adversário o pernambucano João Silva (5º), da Associação da Pessoa com Deficiência, nas quartas de final.
Verdão em ação nesta quinta-feira (3)
Todos os sete palmeirenses voltarão a competir nesta quinta-feira (3), com chances de medalhas de bronze ou de se classificarem para as disputas dos ouros – estas que serão realizadas no sábado (5). No início da manhã, Ademar Carlini participará dos combates paralímpicos. Na sequência, entram em ação as duas duplas mistas do Verdão: Sarah e Magdiel no recurvo e Isabella e Fabio no composto. Já no período da tarde, serão feitos os embates por equipes, com a presença de Zero, Fabio e Vilson.
Veja as classificações e adversários dos arqueiros do Palmeiras/Raycon:
Recurvo Feminino
4º lugar – Sarah Nikitin – 578 pontos
Oitavas de final: Gislene Silveira (13º), do Pampulha Iate Clube, ou Sophia Fernandes (20º), do Clube Italo Brasileiro
Recurvo Masculino
52º lugar – Magdiel Santos – 513 pontos
1/32: Jardel Cruz (13º), da Fundação Amazonas Sustentável
Recurvo Duplas Mistas
11º lugar – Sarah e Magdiel – 1.091 pontos
Oitavas de final: Inaiá Rossi e Marcos Bortoloto, do Circulo Militar de Campinas (6º)
Composto Masculino
4º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 677 pontos
1/32: Osvaldo Neto (61º), do Círculo Militar de Campinas
18º lugar – Fabio Tassinari – 655 pontos
1/32: Bêner de Miranda (47º), do YellowBall Arco e Flecha
20º lugar – Vilson Tonão – 650 pontos
1/32: Julio Bravin (45º), do Círculo Militar de São Paulo
52º lugar – Ademar Carlini – 609 pontos
1/32: Frederico Fogaça (13º), do Goiás Esporte Clube
Composto Masculino Por Equipes
4º lugar – Zero, Fabio e Vilson – 1.982 pontos
Oitavas de final: Evando Viana, Marcos Fernandes e Maximiliano Favoreto, do Clube Italo Brasileiro (13º)
Composto Duplas Mistas
7º lugar – Isabella e Fabio – 1.256 pontos
Oitavas de final: Joaquim Junior e Shirley Molina, do Arco e Flecha Bandeirantes (10º)
Composto Masculino Paralímpico
4º lugar – Ademar Carlini – 609 pontos
Quartas de final: João Silva (5º), da Associação da Pessoa com Deficiência