Verdão fecha o ano com uma bela vitória sobre o Pinheiros, fora de casa

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Com 20 pontos marcados, Neto foi o cestinha do dueloO Palmeiras/Meltex terminou o ano com uma ótima vitória sobre o Pinheiros/Sky por 79 a 65, na casa do rival, em São Paulo-SP, nesta terça-feira (23). Principalmente com um bom desempenho defensivo no primeiro e no último quartos (20 a 14 e 20 a 9, respectivamente), o Verdão conseguiu a sua sexta vitória no NBB 7 em 13 jogos – a segunda fora de casa. O ala-armador Neto foi o cestinha do jogo com 20 pontos. Agora, a equipe palestrina só voltará a jogar em janeiro, quando terá seis duelos no ginásio Palestra Italia.

O Alviverde começou o duelo com Neto e Jhonatan pontuando, além de uma cesta de três de Fabrício, que colocou o time na vantagem em 7 a 0. A partir de então, o adversário equilibrou um pouco o certame, mas os palmeirenses dominavam os rebotes defensivos e mantinham-se em vantagem. Nico Gianella entrou bem e deixou sua contribuição, e, nos instantes finais, a equipe conseguiu duas roubadas de bola consecutivas para fechar o placar do período em 20 a 14.

Na segunda, porém, o Verdão teve uma queda ofensiva, e o Pinheiros descontou a pontuação e fez a virada aos poucos. No entanto, Maxi Stanic tratou de colocar o Palmeiras no comando novamente com dois arremessos de três certeiros. Enquanto o jogo continuava parelho, Fabrício fez de longe e Átila dos Santos converteu dois lances livres. No último minuto, Neto também acertou de três, e seu grupo interceptou o ataque rival para assegurar 38 a 34 no marcador (20 a 18 aos mandantes).

Os palestrinos não tiveram um bom reinício de jogo e permitiram a virada do oponente. O Palmeiras demorou para sair do zero e achou seus primeiros pontos com um chute distante de Stanic e com dois lances livres de Diego, que passou a fazer uma boa exibição. O embate ficou um pouco mais corrido conforme o tempo passava, e cada ataque era determinante para a liderança do placar. Jhonatan e, principalmente, Neto – com oito pontos seguidos – anotaram nos últimos minutos. No estouro do relógio, Toyloy cravou bonito para deixar o Verdão na frente por 59 a 56 (22 a 21 para o Pinheiros).

Ainda com um bom desempenho nos rebotes defensivos e também ofensivos, o Alviverde ampliou o marcador no começo da etapa derradeira, com destaque para mais uma enterrada de Toyloy e um chute de três de Jhonatan. Os donos da casa estavam nervosos e não conseguiam pontuar.  Melhor no confronto, o Palmeiras abriu 15 de vantagem com Diego e com Jhonatan, que aproveitou a roubada de bola e o contra-ataque para cravar bonito e levantar o banco de reservas da equipe. Com boa eficiência defensiva e quatro lances livres de Maxi, o time do técnico Régis Marrelli conseguiu sua segunda vitória fora de casa, por 79 a 65 (20 a 9 no período).

O Palmeiras/Meltex só volta a jogar em janeiro, quando o torcedor palmeirense poderá acompanhar seis jogos consecutivos da equipe no ginásio Palestra Italia, onde o time está com 100% de aproveitamento neste NBB. Os adversários serão o Minas (dia 06), Uberlândia (08), Rio Claro (21), Winner/Limeira (23), Mogi das Cruzes/Helbor (27) e São José/Unimed (29).