Departamento de Comunicação
O ano de 2021 tem sido bastante especial para as Crias da Academia. Embalados pela conquista do tricampeonato da Libertadores, os garotos palestrinos deram conta do recado e ajudaram o Verdão a vencer o Cuiabá por 3 a 1 nesta terça-feira (30), na Arena Pantanal, pela 36ª rodada do Brasileirão.
Além dos gols marcados por três Crias (Gabriel Silva, Giovani e Gabriel Veron), a noite foi ainda mais especial para o zagueiro Lucas Freitas e para o atacante Kevin, que saíram do banco de reservas no segundo tempo e estrearam profissionalmente pelo clube.
“Fiquei muito feliz de estrear profissionalmente com a camisa do Palmeiras. É um sonho que carrego comigo e com minha família há mais de dez anos. Sonhei e esperei muito por esse momento, e espero dar continuidade ao trabalho nos dois próximos jogos. Quero aproveitar cada momento vestindo essa camisa”, declarou Lucas, que chegou ao Verdão nesta temporada vindo do Valladolid, da Espanha.
A entrada da dupla fez com que o Verdão atingisse a marca de 24 atletas formados nas categorias de base com participação na equipe profissional em um mesmo ano, independentemente de temporada. O feito supera o recorde de 22 jogadores utilizados no time em 2002.
“Graças a Deus pude estrear pelo profissional. Somos os atuais campeões da Libertadores, e tivemos bastante apoio dessa torcida maravilhosa no jogo de hoje. Quem vem de periferia sempre sonha em estrear em um time profissional, ainda mais em uma equipe gigante como o Palmeiras. Espero poder jogar mais vezes”, disse Kevin, que chegou ao time Sub-17 alviverde no ano passado e, atualmente no Sub-20, teve seu contrato renovado até 2026.
A lista de 2021 inclui os seguintes atletas: o goleiro Vinicius, os zagueiros Lucas Freitas, Renan, Michel e Henri, os laterais Victor Luis, Lucas Esteves, Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Fabinho e Pedro Bicalho e os atacantes Wesley, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Newton, Marcelinho, Pedro Acácio, Fabricio, Kevin e Giovani. A contagem inclui jogos neste ano válidos tanto pela temporada 2020 quanto pela atual.
Além disso, o Verdão iniciou a partida contra o Cuiabá com nove atletas formados nas categorias de base do clube entre os 11 titulares (Vinicius, Renan, Gabriel Menino, Victor Luis, Gabriel Veron, Garcia, Giovani, Gabriel Silva e Michel). Com as substituições (entradas de Fabinho, Kevin, Pedro Bicalho, Vanderlan e Lucas Freitas), o número de Crias que entraram em campo saltou para 14.
A marca quebra os recordes estabelecidos no Paulistão deste ano, quando oito Crias da Academia foram escaladas entre os titulares em duas oportunidades. Na primeira, contra o Botafogo-SP, empate por 0 a 0 e, com as substituições, 11 atletas formados no CFA palmeirense entraram em campo. Já na vitória por 1 a 0 contra o Santo André, 12 Crias da Academia participaram da partida.