Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras realizou treino na Academia de Futebol, nesta quarta-feira (03), e encerrou a preparação para sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogo contra o Queimadense-PB acontece na quinta (04), às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, com transmissão da CazéTV.

A última atividade antes da estreia foi separada em duas partes. Em um primeiro momento, o grupo foi dividido em dois para uma dinâmica de construção ofensiva. Depois, a comissão de Lucas Andrade realizou ajustes posicionais, focando no cenário que o time encontrará na partida.

Kauan Santos é um dos quatro atletas inscritos na Copinha que também estiveram relacionados para as últimas duas edições – Ian, Talisca e Daniel completam a lista. Aos 19 anos, o atacante acredita que se desenvolveu consideravelmente desde 2022.

“Chego pronto para essa Copinha, mais maduro e preparado. Na primeira Copinha, foi um torneio de experiência, para que eu me enturmasse com o grupo. Na segunda, foi uma competição de maturidade, precisei muito disso. Chego com uma mentalidade muito forte nesse ano, com o objetivo de conquistar o tri”, disse o atleta.

Kauan Santos busca protagonismo na Copinha de 2024 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

A um dia da estreia na competição, Kauan Santos vê o Palestra preparado para começar com o pé direito. O atacante destaca o espírito competitivo que os jogadores do Verdão carregam desde a base.

“Essa pressão é sempre positiva. Em todas as partidas, o Palmeiras atrai olhares para seus atletas e comissão. Estamos bem tranquilos para a estreia, treinamos muito bem nessas três semanas. O time está preparado e sabe o que fazer. A gente vai jogo a jogo, encarar toda partida como uma final e com o espírito de Palmeiras”, afirmou.

Se um dia Kauan Santos ouviu conselhos de atletas mais experientes, hoje é referência para os mais jovens que disputarão a Copinha. A Cria da Academia sabe como pode auxiliar os estreantes: “Na minha primeira Copinha, fui um dos mais novos a participar. Tive a experiência de conviver com Fabinho, Garcia, Gabriel Silva… Essa experiência de acolhimento é importante, poder dar conselhos ao longo da competição. Já estive no lugar deles (novatos), e estão com uma cabeça muito boa para entrar em campo e provar para a torcida que merecem estar aqui”.

Em 2023, Kauan Santos realizou o sonho de estrear pelo profissional do Palmeiras, entrando em campo na partida contra o Red Bull Bragantino, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. Pelo Sub-20, também teve desempenho de destaque, marcando 14 gols em 43 partidas e sendo um dos artilheiros do time no ano, ao lado de Thalys e Daniel. O atacante avalia positivamente seu rendimento nos últimos meses.

“Acredito que foi uma das minhas melhores temporadas. Meu melhor ano foi 2021, no Sub-17, quando tive uma temporada excelente, desde o primeiro trimestre. Em 2023, oscilei um pouco no começo, mas consegui recuperar minha autoconfiança e futebol, me apresentando melhor para a torcida”, finalizou.