Fluminense x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Fluminense x Palmeiras
Competição:
Campeonato Brasileiro – 15ª rodada
Data e horário: 25/07/2018 – 19h30
Estádio: Maracanã
Transmissão: Premiere
Suspensos: Não há
Pendurados: Dudu, Deyverson, Hyoran, Willian, Felipe Melo e Edu Dracena
Voltam de suspensão: Lucas Lima

O Palmeiras encerrou na tarde desta terça-feira (24), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Fluminense, na quarta (25), às 19h30, no estádio do Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Roger Machado realizou, além de atividades táticas, ensaios como saídas de bola, transições e finalizações. Na parte final, alguns jogadores aprimoraram cobranças de faltas e pênaltis.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Roger Machado comandou o coletivo nesta terça-feira (24)

A vitória palmeirense no último domingo (22), contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, deixou a equipe comandada pelo técnico Roger Machado com 23 pontos conquistados em 14 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro 2018, enquanto o Fluminense, adversário desta quarta-feira (25), e que também venceu na última rodada, soma 18 pontos.  

No Rio de Janeiro, a principal novidade do time do Palmeiras será o retorno do meio-campista Lucas Lima, que, após cumprir suspensão pelo acúmulo de três cartões amarelos, está novamente à disposição da comissão técnica palestrina.

A partida será disputada no Maracanã, palco da conquista palestrina do Campeonato Brasileiro de 1967 (Taça Brasil), contra o Náutico, e do Mundial em 1951, diante da Juventus-ITA. No estádio, o Verdão já marcou 199 vezes ao longo de 140 partidas e pode alcançar, diante do Fluminense, a marca de 200 bolas na rede.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu está a uma partida de completar 200 jogos pelo Verdão

Entre os jogadores, quem pode atingir um número expressivo com a camisa alviverde é o atacante Dudu, que já atuou em 199 partidas com o manto palestrino e, se jogar, irá se tornar o segundo atleta do atual elenco a chegar aos 200 jogos pelo Verdão – o outro é o goleiro Fernando Prass, que já disputou 260 embates. O duelo com o time carioca também pode marcar a centésima participação do camisa 7 em jogos do Brasileirão pelo clube.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique marcou dois gols na última partida do Verdão6 JOGOS INVICTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO 
Com o resultado positivo contra o Atlético-MG, o Verdão chegou a seis partidas invictas no Campeonato Brasileiro: três vitórias e três empates. Triunfos por 3 a 1 e 2 a 0 contra São Paulo e Grêmio, respectivamente, e empates contra o Ceará (2 a 2) e Flamengo e Santos (ambos por 1 a 1), além deste triunfo diante do Galo, no último domingo (22), por 3 a 2.

9 JOGOS INVICTOS NO RETROSPECTO GERAL
Se não perder para o Fluminense, o Palmeiras irá chegar a 10 jogos invictos no retrospecto geral, já que hoje possui nove (seis vitórias e três empates). A sequência abrange seis partidas pelo Brasileirão e outros três amistosos. A última vez em que o Verdão ficou por 10 jogos consecutivos sem conhecer uma derrota sequer foi em 2016, ano em que conquistou o Campeonato Brasileiro pela nona vez em sua história. Na ocasião, o Palmeiras passou sem perder pelos seguintes adversários: Chapecoense (1 a 1), Vitória (2 a 1), Atlético-PR (1 a 0), Ponte Preta (2 a 2), Fluminense (2 a 0), Botafogo-PB (3 a 0), São Paulo (2 a 1), Grêmio (0 a 0), Flamengo (1 a 1) e Corinthians (2 a 0).

2º TIME COM MAIS DESARMES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O time de Roger Machado interceptou seus adversários por 259 vezes, número que elevou a equipe palestrina em duas colocações após o duelo contra o Atlético-MG, da 4ª para a 2ª posição da lista de times que mais desarmaram no Brasileiro, ao lado do rival São Paulo – ambos só ficam atrás de Flamengo, que lidera o ranking com 272 interceptações. Os dados são do Footstats.

2º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dos 22 gols que o Palmeiras possui no Campeonato Brasileiro, 17 contaram com assistências diretas. Neste quesito, o Verdão só fica atrás do Atlético-MG (com 21). Os dados são do Footstats.

3º TIME COM MAIS GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Maior Campeão do Brasil possui o terceiro melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 22 gols, ao lado do São Paulo. Ambos só ficam atrás de Flamengo (23) e Atlético-MG (26).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian é o artilheiro do time no Brasileiro5º TIME COM MAIS FINALIZAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Outra estatística ajuda a explica o fato de o Verdão possuir um dos melhores ataques da competição: o time de Roger Machado figura na 5ª posição dentre as equipes que mais finalizam no Campeonato Brasileiro, com 72 chutes a gol (atrás apenas de Sport, com 75, Flamengo, com 79, Bahia, com 83, e Atlético-MG, com 95).

DUDU: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NOS PONTOS CORRIDOS
O atacante palmeirense é o maior artilheiro palmeirense do Brasileirão desde que o torneio é disputado no sistema de pontos corridos (a partir de 2003). Foram, ao todo, 28 gols marcados no Nacional entre os anos de 2015 e 2018.

DUDU: UM DOS MAIS CAÇADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Após atuar pela 14ª rodada do Brasileiro, Dudu saltou da 4ª para a 3ª colocação da lista de jogadores mais caçados da competição nacional, com 37 faltas sofridas. Apenas Luan, do Grêmio, também com 38 infrações marcadas a seu favor, e Zé Rafael, do Bahia, com 45, foram parados mais vezes do que o camisa 7 palestrino.

LUCAS LIMA: GARÇOM DO PALMEIRAS NA TEMPORADA
Dono da camisa 20, o meia Lucas Lima possui nove assistências na temporada, número este que faz do jogador o principal garçom do time na temporada de 2018, seguido de Dudu e Willian, ambos com sete.

WILLIAN: MAIS JOGOS NA TEMPORADA
O atacante chegou a 40 jogos no ano. Com isso, o camisa 29 segue como o atleta que mais entrou em campo com a camisa do Palmeiras em 2018. Vale lembrar que Willian ocupa o segundo posto da artilharia do Campeonato Brasileiro de 2018, com sete gols, pois, o primeiro posto é dividido por Róger Guedes (ex-Galo, hoje no futebol árabe) e Pedro (Fluminense) – ambos com nove tentos.

WILLIAN: 5º COLOCADO EM FINALIZAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Se coletivamente o Alviverde é um dos times que mais finaliza no Brasileirão (quinto colocado), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O atacante Willian é o quinto jogador do Nacional que mais chuta em direção ao gol, ao lado de Lucas Paquetá, do Flamengo: são 18 finalizações. Ambos só ficam atrás de Zé Rafael (Bahia) e Ricardo Oliveira (Galo), ambos com 19, e Róger Guedes (ex-Galo, hoje no futebol árabe), com 21, e Yago Pikachu, do Vasco, líder no quesito, com 22.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Marcos Rocha (à direita) é o líder em desarmes no Campeonato Brasileiro

WILLIAN E MARCOS ROCHA: MAIS JOGOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
A dupla possui 13 jogos disputados no Brasileirão de 2018, de 14 possíveis. O único jogo que Marcos Rocha ficou de fora nesta edição do Nacional foi a vitória contra o São Paulo por 3 a 1, em junho, no Allianz Parque – nesse dia, foi Mayke que jogou na lateral direita. Já Willian só não disputou o duelo diante do Sport, revés por 3 a 2, em maio, também na arena alviverde.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dracena está no top 10 de zagueiros que mais jogaram pelo clube neste séculoMARCOS ROCHA: MAIS MINUTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Dentre outros recordes, Marcos Rocha também lidera o quesito de jogador palmeirense com mais minutos disputados no Brasileiro de 2018: são 1250 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

MARCOS ROCHA: LÍDER NAS INTERCEPTAÇÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Após atuar contra o Atlético-MG, o lateral Marcos Rocha aumentou ainda mais seu saldo de desarmes e segue na liderança dentre os jogadores que mais acumulam interceptações: foram 57 botes certos ao todo – 14 a mais do que Gustavo Blanco, do Atlético-MG, 2º colocado da lista, com 43. Ele também é o atleta com mais passes certos concedidos no torneio nacional, com 634 no total.

HYORAN: 2º GARÇOM DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com quatro assistências no torneio nacional, Hyoran segue na vice-liderança do ranking de maiores garçons do Brasileiro. O dono da camisa 28, neste quesito, só fica atrás de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com cinco, e divide a 2ª colocação com Éverton, do São Paulo, com Gustavo Blanco, do Atlético-MG, e com De Arrascaeta, do Cruzeiro.

EDU DRACENA: SE APROXIMA DE SUBIR EM RANKING
O experiente zagueiro Edu Dracena, campeão brasileiro de 2016 pelo Verdão, pode alcançar a marca de 94 jogos com o manto palestrino nesta quarta-feira (25), diante do Fluminense. Vale lembrar que, com essa quantidade de jogos que possui atualmente (93), o camisa 3 já ocupa, de forma isolada, a 9ª posição da lista de zagueiros que mais atuaram neste século. O próximo alvo de Dracena a ser alcançado em número de jogos é o zagueiro Alexandre, com 96 partidas. O líder deste ranking é o defensor Maurício Ramos, que atuou 191 vezes com a camisa palmeirense considerando duelos a partir de 2001.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lucas Lima é o garçom do time na temporada: acumula nove assistênciasDADOS DO ELENCO

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 15 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com nove passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (40 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos na temporada: Jailson (3128 min)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Willian e Marcos Rocha (13 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Marcos Rocha (1250 min)

PALMEIRAS X FLUMINENSE: RETROSPECTO GERAL
Em 107 jogos contra o Tricolor Carioca, o Verdão venceu 58 vezes, empatou 16 e sofreu 33 reveses. Foram 187 gols marcados contra 151 sofridos no total.

PALMEIRAS X FLUMINENSE: TABU POSITIVO
Os últimos cinco encontros contra o Fluminense culminaram em cinco vitórias do Palmeiras. Ou seja: 100% de aproveitamento. As partidas foram 2 a 1, em 2015, no Allianz Parque; 2 a 0, em 2016, no Allianz Parque; 2 a 0, em 2016, no Mané Garrincha; 3 a 1, em 2017, no Allianz Parque; 1 a 0, em 2017, no Maracanã.

13 JOGOS SEM PERDER PARA CARIOCAS
O Palmeiras não perde para rivais cariocas desde 2016, ano em que sagrou-se campeão brasileiro pela nona vez. Desde então, foram 13 duelos: oito vitórias e cinco empates (23 gols marcados contra apenas oito sofridos). A série invicta abrange três vitórias contra o Fluminense (2 a 0, 3 a 1 e 1 a 0), três empates e uma vitória contra o Flamengo (1 a 1, 2 a 2, 2 a 0 e 1 a 1), uma vitória e um empate contra o Vasco (4 a 0 e 1 a 1), e três vitórias e um empate contra o Botafogo (1 a 0, 2 a 1, 2 a 0 e 1 a 1).

RETROSPECTO RECENTE NO MARACANÃ
Considerando apenas os últimos cinco jogos do Verdão no estádio, o saldo é extremamente positivo: foram quatro vitórias e um único revés, com nove gols marcados contra quatro sofridos. Nestes jogos recentes, aliás, o Fluminense é a maior vítima do Palmeiras – o Verdão bateu o adversário tricolor em duas ocasiões (4 a 1, em 2015, e 1 a 0, em 2017) nestes últimos cinco duelos no estádio. Os outros triunfos foram contra Botafogo (1 a 0, em 2014) e Flamengo (2 a 1, em 2015). 

PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO MUNDIAL NO MARACANÃ
Em 22 de julho de 1951, há 67 anos, o Palmeiras empatou com a Juventus de Turim-ITA por 2 a 2 e se sagrou campeão da Copa Rio – o resultado, agregado à vitória alviverde por 1 a 0 no jogo de ida deu o caneco ao Verdão . Aquele foi o primeiro torneio mundial de clubes da história do futebol.

Acervo Histórico SE Palmeiras_No Maracanã, o Palmeiras se sagrou campeão mundial em 22 de julho de 1951

PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO BRASILEIRO NO MARACANÃ
Em 1967, o jogo de desempate contra o Náutico pela Taça Brasil (o 3º título brasileiro do Verdão) aconteceu justamente no Maracanã: com gols de César Maluco e Ademir da Guia, o Verdão bateu o adversário por 2 a 0 e levantou o troféu.

VISITANTE INDIGESTO
Cenário atual: O Palmeiras vem de seis jogos invictos fora de seus domínios: foram três vitórias em amistosos disputados no Panamá e na Costa Rica, durante a pausa para a Copa do Mundo (jogos de intertemporada) e mais três partidas invictas pelo Brasileiro (Grêmio e Ceará, antes da Copa, e Santos, recentemente, pela 13ª rodada). Ao todo, jogando fora de casa, são 23 jogos disputados em 2018, com 16 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, com 42 gols marcados contra 11 sofridos. Ao todo são, portanto, 75% de aproveitamento fora de casa.

Ponto alto na temporada: Vale lembrar que, ainda neste ano, o Verdão chegou a ter incríveis 84,4% de aproveitamento dos pontos conquistados como visitante na temporada, superando fronteiras e figurando, desta forma, na 3ª colocação dentre as 18 principais ligas profissionais de futebol do mundo – à época, atrás apenas do Bayern de Munique-ALE (que tinha 86,1%) e Juventus-ITA (com 88,9% no período).

Principais feitos fora de casa em 2018: o Palmeiras venceu todos os jogos da Libertadores que disputou como visitante, dentre eles, o Boca Juniors, em plena La Bombonera, pelo placar de 2 a 0. Além disso, já havia vencido o rival Corinthians por 1 a 0 na arena do adversário, pelo Paulista, e, mais tarde, ainda iria superar o Grêmio na casa do time gaúcho, onde o clube tricolor estava invicto há 15 jogos, em um total de quatro meses.

CONFIRA O VÍDEO DA ATIVIDADE DESTA TERÇA-FEIRA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: