Departamento de Comunicação

O lateral e meio-campista Gabriel Menino conquistou a medalha de ouro representando a Seleção Brasileira na Olimpíada de Tóquio após vitória na prorrogação em cima da Espanha, pelo placar de 2 a 1, na manhã deste sábado (7), no estádio Olímpico de Yokohama, no Japão. Essa é a 15ª medalha de um atleta do Palmeiras na história dos Jogos Olímpicos – o último palmeirense a alcançar o pódio havia sido Gabriel Jesus, com o ouro no futebol masculino na edição do Rio, em 2016.

Menino se junta a Jesus e Jorge Edson, campeão com a equipe de vôlei em 1992, em Barcelona, na lista dos palmeirenses medalhistas de ouro na principal competição esportiva do mundo.

“Conquistar uma medalha representando o meu país é uma uma sensação única. É algo que nos deixa marcado na história do futebol mundial. Agora é curtir esse momento com todo nosso país”, comentou o atleta ao Site Oficial do Palmeiras.

Menino conquista 15ª medalha do Palmeiras em Olimpíadas

A Cria da Academia está no Palmeiras desde 2017 e, três anos depois, logo no seu primeiro ano como profissional, participou da conquista da Tríplice Coroa, sendo titular nas finais do Paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil – neste último, inclusive, marcando o gol que garantiu a vitória por 2 a 0 no jogo decisivo sobre o Grêmio. Ao final da temporada, ele foi o líder de assistências do time e a Cria que mais entrou em campo, com dez passes a gol em 61 jogos.

“Sempre sonhei com essa oportunidade de representar o Brasil em uma competição como essa. É uma honra e um orgulho para a minha família e todos que estão comigo. Quero também agradecer todos os meus companheiros de Palmeiras e todos no clube que me ajudaram a chegar aqui”, completou Menino, que coleciona convocações para Seleção desde as categorias de base.

Na Olimpíada de Tóquio, o Alviverde teve cinco representantes: além de Gabriel Menino, as jogadoras Bia Zaneratto, Julia Bianchi e Rafaelle disputaram a categoria feminina do futebol, e Hugo Hoyama foi técnico da Seleção feminina de tênis de mesa.

A partir de 24 de agosto, três palmeirenses iniciarão a participação na Paralimpíada de Tóquio – Alana Maldonado e Thiego Marques competirão no judô, e Heriberto Roca, no tiro com arco.

 

Palmeiras na história dos Jogos Olímpicos

Ferdinando Alessandri foi o primeiro atleta olímpico de um clube grande de futebol de São Paulo a participar dos Jogos

A história do Palmeiras nos Jogos Olímpicos teve início com o esgrimista Ferdinando Alessandri, na edição de 1936, em Berlim. Ferdinando foi o primeiro atleta olímpico de um clube de futebol a participar dos Jogos. O Verdão também é o único dos grandes clubes de futebol do estado a ultrapassar a marca de dez medalhas olímpicas – com 15, fica à frente de São Paulo (dez), Santos (oito) e Corinthians (cinco).

Confira todos os medalhistas olímpicos do Verdão:

Basquete
Rosa Branca: bronze (Roma-1960)
Mosquito: bronze (Roma-1960)
Edson Bispo: bronze (Roma-1960 e Tóquio-1964)
Jatyr: bronze (Roma-1960 e Tóquio-1964)
Victor Mirshawka: bronze (Tóquio-1964)

Vôlei
Jorge Edson: ouro (Barcelona-1992)

Judô
Henrique Guimarães: bronze (Atlanta-1996)

Futebol
Flávio Conceição: bronze (Atlanta-1996)
Amaral: bronze (Atlanta-1996)
Rivaldo: bronze (Atlanta-1996)
Luizão: bronze (Atlanta-1996)
Gabriel Jesus: ouro (Rio de Janeiro-2016)
Gabriel Menino: ouro (Tóquio-2020)