Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Fortaleza (terceiro colocado do Brasileirão) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (07), no Allianz Parque, e os times iam empatando por 2 a 2 até o último minuto do acréscimo do segundo tempo, quando o Fortaleza encontrou o terceiro gol e sacramentou o resultado por 3 a 2. O Verdão continua líder, com 32 pontos, á frente do Atlético-MG, com 31, mas agora torce por um tropeço do Galo pelo jogo desta rodada, neste domingo (08), às 16h, contra o Juventude-RS, fora de casa, pois, caso o time mineiro vença irá ultrapassar o Verdão na liderança, e, caso empate, irá igualar a pontuação palmeirense. Porém, o próximo compromisso do Alviverde pelo Brasileiro (16ª rodada) será justamente contra o Atlético-MG (portanto, confronto que pode ser duelo direto pela liderança), cujo embate acontecerá no próximo sábado (14), às 19h. Antes disso, o Maior Campeão do Brasil vai ao Morumbi para enfrentar a equipe do São Paulo pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores 2021 – torneio do qual é o atual campeão.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O jogo foi marcado por um primeiro tempo repleto de emoções e um segundo tempo morno e azarado para o Verdão. O Palmeiras saiu na frente logo aos 11 minutos com gol-contra do zagueiro Titi (Palmeiras 1×0 Fortaleza), mas, cinco minutos depois, Robson deixou tudo igual o zagueiro Marcelo Benevenuto deixou tudo igual, de cabeça, preciso, após aproveitar cruzamento em cobrança de falta(Palmeiras 1×1 Fortaleza). O Tricolor de Aço chegou a virar aos 24 minutos o atacante Robson, que aproveitou rebote de Weverton para deixar a equipe cearense na frente (Palmeiras 1×2 Fortaleza). Mas a alegria do Leão durou pouco, pois, aos 33 minutos o atacante Willian Bigode, titular nesta noite, deixou tudo igual após receber passe de Luan em jogada construída por Gustavo Scarpa. (Palmeiras 2×2 Fortaleza)

Com um segundo tempo monótono para ambos os lados até a metade da disputa, a emoção da etapa final ficou por conta da pressão que o Alviverde exerceu contra a equipe visitante após a expulsão do volante Felipe, aos 24 do segundo tempo (o jogador foi expulso pelo segundo cartão amarelo após falta em Deyverson). Com um a mais, o Verdão praticamente dominou as ações ofensivas até o final da partida, criando oportunidades com Luiz Adriano, Dudu e Deyverson (todos acionados no banco de reservas no segundo tempo pelo técnico Abel Ferreira). Entretanto, o Fortaleza conseguiu segurar as ações palmeirenses e a pressão esmeraldina não se converteu em gols. Até então, o único lance que mais havia assustado o Verdão na segunda etapa havia sido uma tentativa de Wellington Paulista quase à queima-roupa para cima de Weverton, que fez ótima defesa, aos 45 minutos, logo após a expulsão do lateral Victor Luis por segundo cartão amarelo (ou seja, na reta final do duelo os times tinham número igual de jogadores em campo). Entretanto, mesmo absoluto no segundo tempo, o Alviverde não teve sorte e foi vazado por Igor Torres após lançamento do lateral-direito Yago Pikachu – sem chance para Weverton. Resultado final: Palmeiras 2×3 Fortaleza.

Com o resultado, o Verdão se despediu de sua sequência 10 jogos invictos no seguido no retrospecto geral. Nesta sequência, foram nove vitórias em série (Bahia, Internacional, Sport, Grêmio, Santos, Universidad Católica-CHI, Atlético-GO, Universidad Católica-CHI e Fluminense) e um empate contra o São Paulo (na rodada anterior). Aliás, as nove vitórias seguidas obtidas nesta sequência invicta já representam uma das maiores séries de vitórias do time palmeirense neste século, atrás só das temporadas de 2008 e 2019, nas quais a equipe atingiu dez triunfos consecutivos em ambas as ocasiões.

VERDÃO SOMAVA 19 JOGOS INVICTOS COMO MADANTE PELO BRASILEIRO

Atuando como mandante pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras não sabe o que é derrota há 19 partidas com esta – o último revés aconteceu no dia 10 de outubro de 2020, diante do Coritiba, no Allianz Parque. De lá para cá, são 12 vitórias e cinco empates: Atlético-MG (3 a 0), Fluminense (2 a 0), Athletico-PR (3 a 0), Bahia (3 a 0), Bragantino (1 a 0), Grêmio (1 a 1), Corinthians (4 a 0), Vasco (1 a 1), Botafogo (1 a 1), Fortaleza (1 a 0), Atlético-GO (1 a 1), Chapecoense (3 a 1), Corinthians (1 a 1), América-MG (2 a 1), Bahia (3 a 2), Grêmio (2 a 0), Santos (3 a 2), Fluminense (1 a 0) e Fortaleza (2 a 2). Abel Ferreira e a sua comissão estão invictos atuando em casa pelo Nacional, já que todos os duelos tiveram o comando dos profissionais portugueses. Levando em conta a série invicta na capital paulista, independente do mando de campo (neste caso, incluem dois jogos contra o São Paulo no Morumbi, empates por 1 a 1 e 0 a 0), o Verdão vinha de 20 partidas sem ser derrotado – 13 vitórias e seis empates.

A última grande série invicta palmeirense como mandante pelo Nacional antes dessa, que caiu nesta noite, havia sido registrada entre 2018 e 2019, começando com Roger Machado, passando sua maior parte com Felipão e terminando com Mano Menezes, com um total de 31 jogos (26 vitórias e cinco empates).

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan Garcia, Gustavo Gómez e Renan (Victor Luis, 14/2ºT); Patrick de Paula, Zé Rafael, Raphael Veiga (Luiz Adriano, 27/2ºT) e Gustavo Scarpa (Gabriel Veron, 14/2ºT) e Wesley (Dudu III, 14/2ºT); e Willian (Deyverson, 22/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

Gols: Titi (contra) (11’/1ºT) (1-0); Marcelo Benevenuto (17’/1ºT) (1-1); Robson (24’/1ºT) (1-2); Willian (33’/1ºT) (2-2) e Igor Torres (49’/2ºT) (2-3)

Cartões amarelos (SEP): Renan, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Victor Luis, Patrick de Paula; Vitor Castanheira (Aux-téc)

Expulsão (SEP): Victor Luis (segundo cartão amarelo, aos 44 do segundo tempo)