Ginástica do Palmeiras segue a tradição do clube e representa o Brasil no Mundial 2011

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

A equipe de ginástica do Palmeiras representará a seleção brasileira na 14ª edição do Mundial de Gymnaestrada que se realizará na cidade de Lausanne, na Suíça, entre os dias 10 e 16 de julho de 2011. A competição – que acontece a cada 4 anos – é tida como o maior evento de ginástica do mundo organizado pela Federação Internacional de Ginástica, que teve sua primeira edição realizada em 1953.

As meninas do Verdão participaram da seletiva realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica, em Nova Friburgo, Rio Grande do Sul, e se garantiram no mundial. As atletas palmeirenses que conquistaram esse brilhante feito foram: Andrea, Mariane, Gabriela, Giovanna Maria, Giovana Nicoli, Rafael, Isabela, Giuliana, Aline, Gabriel e Ana Clara.

A primeira participação brasileira deu-se em 1957. O maior número de atletas brasileiros foi de 662, na edição de 1975, em Berlim, na Alemanha. O Brasil apenas não esteve presente em dois eventos: 1953, em Roterdã e 1961, em Stuttgart.

“Representar o Brasil já é uma tradição esportiva do Palmeiras”, garante a diretora de ginástica, Luciana Santilli, lembrando as ocasiões em que o Palmeiras foi literalmente Brasil. Em toda a sua história, o Palmeiras já vestiu a camisa da seleção brasileira em diversas modalidades, sempre com muito êxito.

Em 1934, a equipe principal de basquete masculino do Palmeiras representou o Brasil no campeonato sul-americano de seleções disputado em Buenos Aires, na Argentina, onde obteve a honrosa terceira colocação.

Em 1965, a equipe de futebol do Palmeiras representou a seleção brasileira – vestindo a camisa amarela – na inauguração do estádio do Mineirão, contra a seleção uruguaia, vencendo o jogo por 3 a 0 e conquistando a Taça Independência.

Em 1972, a equipe de futsal adulto do Palmeiras vestiu a camisa amarela da Seleção Brasileira na Mini-Copa João Havelange, realizada em Londrina, no Paraná, contra as seleções da Argentina, Paraguai e Uruguai. O Palmeiras/Brasil ganhou todas as partidas de goleada e levou de forma invicta a tão cobiçada taça, perante um ginásio lotado com cerca de 15 mil pessoas.

Em 2010, foi a vez da equipe de futebol society do Palmeiras vestir a camisa da seleção brasileira e sagrar-se campeã mundial da modalidade, em competição realizada na África do Sul.