Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta terça-feira (27), na Academia de Futebol, e iniciou a preparação para o confronto com o Bolívar-BOL, quinta-feira (29), às 21h, pela última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Caso vença, o Verdão garantirá a liderança do Grupo C e também a melhor campanha no geral pela quinta vez nos últimos seis anos.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Botafogo, no último domingo (25), pelo Brasileirão, seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência. Os demais disputaram um treino coletivo com dois tempos de 20 minutos e a participação de diversos jovens do grupo de apoio da base.

Os jogadores Murilo e Endrick (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A novidade no campo foi a presença do lateral-direito Marcos Rocha. Recuperado de um edema na coxa esquerda, o camisa 2 iniciou o processo de transição física e participou de parte do coletivo integrado ao elenco. O meio-campista Zé Rafael sofreu um trauma na partida contra o Botafogo, foi submetido a exames e teve detectado um estiramento no ligamento do joelho direito. Ele seguirá tratamento conservador sob cuidados dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

O zagueiro Gustavo Gómez, que completou 250 jogos com a camisa palestrina diante do Botafogo, foi homenageado pelo clube. Capitão com mais títulos na história do Palmeiras (sete, ao lado de Ademir da Guia), o jogador recebeu do vice-presidente Paulo Buosi uma placa e uma camisa em referência à marca.

O paraguaio é o estrangeiro com mais títulos (dez, seguido pelo chileno Kuscevic, com sete), com mais vitórias (153, seguido pelo chileno Valdivia, com 122) e com mais jogos na história do clube (250, seguido pelo compatriota Arce e pelo chileno Valdivia, ambos com 241). Dentre outras marcas, Gómez é ainda o segundo maior zagueiro artilheiro do Palestra, com 32 gols, ao lado de Loschiavo e atrás apenas de Luís Pereira, com 36.

“Muito feliz em chegar a essa marca de jogos. Agradeço a todos os funcionários, comissão, diretoria e torcida, que sempre estão aqui nos mandando força e apoiando. Muito feliz e muito grato por estar onde quero estar e fazer o que mais amo que é jogar futebol. Espero seguir com mais jogos e alcançando mais marcas importantes aqui no clube”, declarou.

O zagueiro Gustavo Gómez recebeu uma camisa comemorativa do vice-presidente Paulo Buosi (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Ele também comentou sobre a expectativa para o confronto decisivo com o Bolívar – os dois clubes estão empatados na liderança do Grupo C, com 12 pontos. “Será um jogo difícil, um time bem treinado e preparado, que está fazendo investimentos nos últimos anos, com bons jogadores. Estamos trabalhando para fazer nosso melhor em casa e buscar a vitória para terminar como líder no geral”, disse.

“Ficamos com um gosto amargo, perdemos dois jogos que acho que não merecíamos perder. Mas futebol é isso, temos de aceitar o que aconteceu e trabalhar para melhorar. O futebol é muito dinâmico e agora já temos um jogo muito importante na Libertadores para buscar a vitória e tentar ficar na liderança geral, que nos ajudaria muito pelo que vem pela frente. Vamos fazer de tudo para ganhar”, completou o camisa 15.