Departamento de Comunicação

O cântico “É o capitão: Gustavo Gómez, xerife do Verdão” será ecoado por mais tempo pelos palestrinos nas arquibancadas. O Palmeiras renovou o contrato do zagueiro paraguaio por mais dois anos, e o vínculo, que iria até o fim de 2024, agora vai até o final de 2026. Após os trabalhos desta segunda-feira (09) na Academia de Futebol, o estrangeiro mais vitorioso da história do clube (oito títulos, seguido pelo compatriota Arce, com cinco) comemorou o acerto.

“Estou muito feliz por esse reconhecimento. Acho que a gente está fazendo um bom trabalho. Também é graças ao trabalho dos meus companheiros, de todo mundo que me ajuda a estar bem, fazer bem o meu trabalho e ajudar o Palmeiras a tentar conquistar coisas. Meu pensamento é esse: meu futuro está aqui, minha família é muito feliz aqui. Agradeço a diretoria, a comissão técnica, todo mundo que me ajudou para ficar mais tempo aqui e tentar ganhar mais títulos”, disse o camisa 15, bicampeão brasileiro (2018, ano de sua chegada, e 2022), bicampeão da CONMEBOL Libertadores (2020 e 2021), bicampeão paulista (2020 e 2022), campeão da Copa do Brasil (2020) e campeão da Recopa Sul-Americana (2022).

O defensor comentou também sobre a alegria de seus dois filhos, Pía Constanza e Lucca Emmanuel, que sempre acompanham o Alviverde no Allianz Parque. “Minha família gostar daqui ajuda a fazer meu trabalho melhor, estar bem em todos os sentidos, emocionalmente também. Meus filhos gostam do Palmeiras, moramos aqui perto, respiramos esse mundo e vamos continuar por mais tempo aqui”, destacou.

O paraguaio falou ainda sobre a responsabilidade de ser capitão do time, mas ressalvou que no elenco outros também exercem a função no dia a dia. “Para mim, é um orgulho portar essa faixa, uma responsabilidade também. Só um leva a faixa, mas aqui tem muitos capitães, líderes que eu tenho muito respeito. Vamos honrar, como estamos fazendo, e não perder essa fome de treinar e conquistar títulos”, expôs o zagueiro, valorizando também o período de pré-temporada do Maior Campeão do Brasil. “Voltamos muito bem, o trabalho tem muita intensidade, como tem que ser. Sábado começa o Paulista, um campeonato muito difícil e queremos começar com o pé direito. Logo teremos também a Supercopa contra um grande time. Nas férias, fizemos treinos online e isso ajudou a voltarmos melhor na pré-temporada”, concluiu.

Além de ‘greengo’ mais campeão, Gómez é o estrangeiro com mais vitórias (132, seguido pelo chileno Valdivia, com 122), o terceiro com mais jogos (217, atrás apenas de Arce e Valdivia, ambos com 241) e o 11º com mais gols (28, logo atrás do argentino Barcos e do colombiano Muñoz, ambos atacantes com 31).

No clube desde 2018, o capitão Gustavo Gómez renovou seu contrato com o Palmeiras até o final de 2026 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Por falar em bolas na rede, o camisa 15 anotou nove gols na última edição do Campeonato Brasileiro e terminou a competição como vice-artilheiro da equipe, atrás apenas de Rony, com 12. Assim, ele se tornou o zagueiro com mais gols pelo Verdão em Brasileiros (16), o que mais marcou pelo clube em uma única edição (nove) e o terceiro com mais gols em uma única edição entre todos os times, atrás apenas de Juninho (do Botafogo, em 2007) e Chicão (Figueirense, em 2007), ambos com dez.

Gómez é ainda o terceiro maior zagueiro artilheiro da história do Palmeiras (28 gols, atrás só de Loschiavo, com 32, e Luís Pereira, com 36), o zagueiro com mais gols pelo Palmeiras em uma única temporada (11 em 2022, ao lado de Murilo, também 11 em 2022, e seguido por Júnior Baiano, com dez em 1999) e o zagueiro com mais gols pelo Palmeiras em Libertadores (sete, seguido por Júnior Baiano, com cinco), além de ser o segundo jogador com mais vitórias pelo clube na principal competição continental (35, atrás apenas de Weverton com 37).

Treino do dia

Após ativação muscular na parte interna, o elenco foi a campo e, dividido em quatro times, aprimorou opções de passe e marcações. À tarde, a atividade será às 17h. Na terça (10), haverá mais dois jogos-treino, desta vez no Allianz Parque: às 10h contra o Audax e às 16h diante do Monte Azul. No segundo, inclusive, ocorrerá um evento-teste de biometria facial no estádio, com sócios Avanti tendo o benefício exclusivo de acompanhar a atividade. A estreia oficial na temporada será no dia 14, ante o São Bento, às 18h30, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Os jogadores Dudu e Gabriel Menino durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)