Grêmio x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Grêmio x Palmeiras – Campeonato Brasileiro (15ª rodada) – Arena Grêmio
Data e hora: 17/08/2019 (sábado) | 21h00
Transmissão: Premiere
Pendurados: Marcos Rocha, Thiago Santos, Dudu, Deyverson e Antônio Carlos
Suspensos: Zé Rafael, Felipe Melo e Diogo Barbosa
Retorno de suspensão: Gustavo Gómez

O Palmeiras embarcou na tarde desta sexta-feira (16) para Porto Alegre, onde irá enfrentar o Grêmio em duas oportunidades: dia 17, pelo Campeonato Brasileiro, e dia 20, pela Conmebol Libertadores, na partida de ida das quartas de final da competição continental. O jogo de volta, no estádio do Pacaembu, será realizado no dia 27 de agosto.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_O atacante Arthur Cabral (à direita) foi convocado para a Seleção Olímpica na manhã desta sexta-feira (16)

INVICTO COMO MANDANTE NO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil segue invicto em jogos como mandante no torneio nacional. Foram sete partidas até o momento: cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Os adversários foram Fortaleza (4 a 0, no Allianz Parque), Internacional (1 a 0, no Allianz Parque), Santos (4 a 0, no Pacaembu), Athletico-PR (1 a 0, no Allianz Parque), Avaí (2 a 0, no Allianz Parque), Vasco (1 a 1, no Allianz Parque) e Bahia (2 a 2, no Allianz Parque). Nestes confrontos, o Alviverde marcou 15 gols e sofreu três.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Deyverson é uma das opções de Felipão para o ataque no jogo contra o Grêmio, no sábado (17)VICE-LÍDER DO BRASILEIRÃO 2019
Com o resultado, o Verdão continua em segundo lugar na tabela do Brasileirão, com 29 pontos, mais perto do líder Santos (32), que perdeu para o São Paulo e não pontuou na última rodada. O time do litoral paulista está três pontos à frente do Palmeiras na classificação. O Flamengo ocupa a terceira posição, com 27 pontos.

MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui o melhor saldo de gols de todo o campeonato: 14 – devido ao fato de ter marcado 23 vezes e sofrido apenas nove gols. Em seguida, vem o Santos, com saldo de 13 (marcou 25 e 12), e Flamengo, na terceira posição, com 11 gols de saldo (balançou as redes 28 vezes e foi vazado em 17 oportunidades). Os dados estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO 2019
Com apenas uma derrota sofrida nos 14 jogos disputados, o Palmeiras é a equipe do Brasileirão 2019 com menos reveses, ao lado do São Paulo – o Tricolor, no entanto, tem um jogo a menos (o duelo da 13ª rodada, contra a Athletico-PR, foi adiado, e será cumprido no próximo dia 21). Com duas derrotas, aparecem Santos e Corinthians; e, com três, Flamengo e Atlético-MG. Os dados estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

TIME COM MAIS LANÇAMENTOS CERTOS NO BRASILEIRÃO 2019
Um total de 197 bolas foram lançadas por um palmeirense e recebidas por seu companheiro de equipe com sucesso, o que torna o Alviverde o top 1 isolado neste fundamento, seguido da Chapecoense, com 194 lançamentos corretos (ou seja, quando a bola percorre trajeto pelo alto e é dominada pelo jogador da mesma equipe que a lançou). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Scarpa é o artilheiro do time na temporada (9 gols)2º TIME QUE MAIS VENCEU NO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras ocupa o segundo posto de time com mais vitórias no Brasileirão 2019 (oito), ao lado do Flamengo e Atlético-MG. O trio só fica atrás do Santos, com dez triunfos. Os dados estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

2ª MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui um dos menores índices de gols sofridos no Brasileirão 2019, ao lado do São Paulo: ambos os times foram vazados apenas nove vezes e estão atrás apenas do Corinthians, líder da lista, vazado oito vezes até aqui. Os dados estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

2º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras é o segundo colocado no índice de assistências do Brasileirão 2019: foram 16 ao todo, contra 22 do Flamengo. Os garçons do Verdão no Brasileiro são: Dudu (5); Marcos Rocha (3), Zé Rafael e Deyverson (2); Diogo Barbosa, Hyoran, Raphael Veiga e Lucas Lima (1). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

3º MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO 2019
O Alviverde é a terceira equipe com mais gols marcados no certame: são 23 ao todo. O Flamengo, líder da lista, soma 28 tentos, enquanto o Santos figura na segunda colocação deste ranking, com 25 bolas na rede. Os dados estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Com 35 gols, Borja é o 7º gringo com mais gols na história do Palmeiras3º TIME MAIS CAÇADO DO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras sofreu 215 faltas até aqui no Brasileirão, o que o torna o terceiro time mais caçado da competição. Neste quesito, estão à frente do Verdão apenas o Botafogo (218) e o Corinthians (226). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

4º TIME QUE MAIS DRIBLA NO BRASILEIRÃO 2019
Com 75 fintas aplicadas sobre seus adversários nas 13 rodadas disputadas até aqui, o Verdão aparece no top 5 das equipes que mais driblam no Brasileirão 2019, atualmente na 4ª posição. As outras quatro equipes que completam o ranking são o Grêmio (87), o Corinthians (90) e a Chapecoense (97). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 14ª rodada.

DUDU E BRUNO HENRIQUE: ARTILHEIROS DO TIME NO BRASILEIRÃO 2019
O atacante Dudu e o volante Bruno Henrique são os goleadores máximos da equipe no certame nacional até aqui, com quatro bolas na rede cada. O dono da camisa 19 balançou as redes contra o Fortaleza, na primeira rodada, contra o Atlético-MG (duas vezes), na quarta rodada, e contra o Avaí, na nona rodada. Já o camisa 7 fez gols contra a Chapecoense, na sétima rodada, contra o São Paulo, na décima rodada, e diante do Bahia (duas vezes), na 14ª rodada.

DUDU E DEYVERSON: LÍDERES EM PARTIDAS NO BRASILEIRÃO 2019
Dudu e Deyverson jogaram em 13 das 14 partidas possíveis até aqui no Nacional e, com isso, são os atletas do atual elenco com mais jogos nesta edição do torneio.

DUDU: LÍDER EM MINUTOS NO BRASILEIRÃO 2019
O jogador é quem acumula mais minutos em campo no Brasileirão; são 1119 ao todo, já considerando acréscimos.

DUDU: LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019
Dudu se destaca não só pelos gols, mas também pelas participações ofensivas: ele é quem possui mais assistências no Brasileirão com cinco ao todo, assim como o meia De Arrascaeta, do Flamengo. Os passes a gol de Dudu neste certame nacional foram para o gol de Deyverson, na 3ª rodada (Internacional); para o gol de Bruno Henrique, na 4ª rodada (Atlético-MG); e para os gols de Gustavo Gómez, Deyverson e Hyoran, na 5ª rodada (Santos).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Grupo palmeirense vai encarar o Grêmio três vezes seguidas em um intervalo de 10 dias

DUDU: JOGADOR DE LINHA QUE MAIS ATUOU NO SÉCULO XXI
Com 268 jogos ao todo, Dudu é o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no século XXI – está atrás apenas dos goleiros Fernando Prass, com 271 (o atual camisa 1 é o 38º que mais jogou na história), e Marcos, com 392. No ranking geral de todos os tempos, ele é o 40º colocado, ao lado de Julinho Botelho – capitão alviverde nos anos 50 e 60. O próximo alvo de Dudu é Toninho Catarina, que defendeu o Palmeiras nos anos 70, com 270 jogos, isolado na 39ª posição. O líder desse ranking é Ademir da Guia, com 902 partidas com a camisa esmeraldina nos anos 60 e 70.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Atacante Dudu acumula impressionantes marcas históricas vestindo a camisa do PalmeirasDUDU: JOGADOR DE LINHA QUE MAIS VENCEU NO SÉCULO XXI
Com 155 vitórias no total pelo Palmeiras, Dudu ocupa o segundo posto dentre os jogadores que mais venceram no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, Dudu é o número 1 no quesito.

DUDU: 37º JOGADOR MAIS VENCEU NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS
Já se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, Dudu, com suas 155 vitórias, ocupa a 37ª posição, isolado (o próximo alvo é Del Nero, que defendeu o Alviverde nos anos 40, com 156 vitórias) – este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos nos anos 60 e 70.

DUDU: MAIOR ARTILHEIRO ALVIVERDE DO SÉCULO XXI
Contratado em 2015, Dudu tem 63 gols pelo clube, sendo o maior artilheiro palmeirense do século XXI com nove a mais do que o segundo colocado, Vágner Love (que o camisa 7 havia ultrapassado na temporada passada), com 54.

DUDU: TOP 40 DE ARTILHEIROS EM TODA A HISTÓRIA
Os 63 gols de Dudu o colocam na 34ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos, ao lado de Romeiro e Mirandinha. O próximo alvo é o atacante Oséas, 33º do ranking, com 66 tentos. O líder dessa lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931.

DUDU: JOGADOR COM MAIS JOGOS E MINUTOS EM 2019
Dudu é o jogador que mais entrou em campo em 2019 – participando de 40 das 43 partidas possíveis neste ano –, também é o recordista em minutos na temporada, de forma isolada, com 3449 ao todo, somando todas as competições e eventuais amistosos (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

WEVERTON: 2º PALMEIRENSE COM A MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA HISTÓRIA
O camisa 21 do Verdão sofreu um total de 39 gols em suas 69 partidas disputadas pelo clube até aqui – média de 0,56 gol sofrido por duelo. Este número coloca o acreano Weverton no top 2 dentre os arqueiros palmeirenses (com no mínimo 10 jogos pelo clube) menos vazados de todos os tempos, atrás apenas do paraguaio Benítez, com 0,54 de média (vazado 13 vezes em 24 jogos); em seguida, figuram o também paraguaio Gato Fernández, 0,62 (22 gols em 35 jogos), e do paulista Jailson, com média de 0,72 (54 gols em 74 partidas).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Victor Luis (foto) e Hyoran têm extensa invencibilidade pelo Verdão em jogos oficiais de competiçãoVICTOR LUIS E HYORAN: DUPLA COM EXTENSA INVENCIBILIDADE
Apenas por jogos oficiais de competição – ou seja, sem contar o revés no amistoso para o Guarani, em 03/07 –, O lateral Victor Luis e o meia Hyoran possuem uma ótima marca que já vêm construindo há algum tempo. O último revés de ambos com a camisa do Alviverde aconteceu em 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão (1 a 0 para o Cruzeiro). Desde então, o meia, camisa 28, acumula 37 jogos de invencibilidade (27 vitórias e 10 empates) e o lateral, camisa 26, possui 36 partidas invictas (25 vitórias e 11 empates).

EDU DRACENA: EXPERIÊNCIA NA ZAGA E EXTENSA INVENCIBILIDADE
Sinônimo de experiência na zaga, Edu Dracena, de 38 anos, não sabe o que é perder em suas últimas 25 partidas oficiais pelo clube (foram 15 vitórias e 10 empates). Com 127 jogos e três gols desde que chegou ao Verdão, em 2016, o jogador – campeão brasileiro pelo Alviverde em 2016 e 2018 – está entre os 10 de zagueiros que mais atuaram pelo Maior Campeão do Brasil no Século XXI, atualmente na 8ª posição, ao lado do zagueiro Alexandre, que também disputou 127 duelos na agremiação esmeraldina neste século (entre 2003 e 2006). O líder deste ranking é o defensor Maurício Ramos, que atuou em 194 jogos considerando partidas válidas desde 2001 (no caso de Ramos, mais precisamente entre 2009 e 2013).

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 237 vitórias, 131 empates e 113 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 481 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 73 partidas – 45 triunfos, 20 empates e 8 reveses.

LUIZ FELIPE SCOLARI: DUELOS COM O GRÊMIO
O técnico Luiz Felipe Scolari já enfrentou o Grêmio como comandante do Verdão em 11 oportunidades e possui retrospecto amplamente favorável: são cinco vitórias palestrinas, cinco empates e apenas uma derrota. O primeiro encontro aconteceu em 1997, dia 26 de outubro, e terminou com vitória alviverde por 5 a 1. Naquela oportunidade, os gols foram marcados por Oséas (2), Alex (2) e Roque Júnior.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O técnico Luiz Felipe Scolari possui diversos números impressionantes no comando do Palmeiras

PALMEIRAS x GRÊMIO: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras já enfrentou o Grêmio em 93 oportunidades ao longo da história: foram 40 vitórias, 34 empates e 19 derrotas. O Verdão marcou 135 gols e sofreu 97 tentos.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O camisa 21 do Verdão foi convocado para a disputa de dois amistosos com o BrasilPALMEIRAS x GRÊMIO: VITÓRIAS SEGUIDAS
O Palmeiras ostenta atualmente uma série de quatro vitórias consecutivas contra o Grêmio. Foram duas vitórias na Arena do Grêmio (3 a 1, em 2017, e 2 a 0, em 2018) e duas no estádio do Pacaembu (1 a 0, em 2017, e 2 a 0, no estádio do Pacaembu). Nesses jogos, os atacantes Dudu, Willian e Deyverson marcaram dois gols cada um, enquanto o meio-campista Moisés (que já deixou o clube) balançou as redes uma vez, além de um gol contra de Machado, do Grêmio.

PALMEIRAS x GRÊMIO: RETROSPECTO NA ARENA DO GRÊMIO
Os dois times já se encontraram cinco vezes na Arena do Grêmio ao longo da história. A primeira partida, dia 20 de junho de 2015, terminou com triunfo gaúcho por 1 a 0, mas, no retrospecto geral, o Verdão conseguiu equilibrar os números, que, hoje, estão empatados: duas vitórias para cada lado e um empate. O último duelo no local terminou 2 a 0 para o Palmeiras, dia 06 de junho de 2018, com dois gols marcados pelo atacante Willian.

PALMEIRAS x GRÊMIO: JOGOS PELO BRASILEIRÃO
O Grêmio está entre os times que mais cruzaram os caminhos do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro: foram 69 jogos disputados até aqui (33V, 22E e 14D), atrás apenas de Santos (72) e Internacional (70). Inclusive, o Verdão conquistou diante do time gaúcho o Campeonato Brasileiro de 1967 – à época conhecido por Roberto Gomes Pedrosa. Com dois gols de César Maluco, o Alviverde bateu o rival gaúcho por 2 a 1 e ficou com o troféu. O jogo decisivo aconteceu no Pacaembu, no dia 15/12 daquele ano.

PALMEIRAS x GRÊMIO: DUELOS PELA CONMEBOL LIBERTADORES
Em 1995, após se classificarem como principais campeões do Brasil ano anterior, Palmeiras (atual campeão brasileiro) e Grêmio (detentor do título da Copa do Brasil) se enfrentaram pela primeira e única vez na Libertadores. Como era praxe do regulamento do torneio, os dois clubes, por serem do mesmo país, ficaram na mesma chave, ao lado dos equatorianos Emelec e El Nacional. O Verdão se classificou em primeiro, com 13 pontos, enquanto o time gaúcho foi o segundo, com 11. Nos confrontos diretos, uma vitória palmeirense no Palestra Italia por 3 a 2 e um empate em 0 a 0 no estádio Olímpico.

Após eliminarem Bolívar-BOL e Olímpia-PAR, respectivamente, Palmeiras e Grêmio voltaram a se encontrar nas quartas de final do torneio continental, assim como será na edição 2019. Naquela oportunidade, o Grêmio venceu o primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, por 5 a 0. Sem entregar os pontos, o Alviverde lutou muito e venceu a partida de volta por 5 a 1, mas, pelo critério de saldo de gols, foi eliminado – a épica disputa foi eternizada como um dos grandes duelos entre clubes brasileiros na história da competição sul-americana. O Grêmio terminaria aquela edição como grande campeão.