Há quatro anos, Verdão se despedia do Palestra com chocolate sobre o Grêmio

Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Maurício Ramos e Cleiton Xavier comandaram a goleada alviverde no 2º tempoDia 22 de maio de 2010. Uma data mais do que marcante para a massa alviverde. Afinal, essa foi a última partida realizada antes da grande reforma do até então Palestra Italia, hoje, Allianz Parque, que durou longos quatro anos.

Naquela noite de sábado, o Palmeiras goleou o Grêmio pelo placar de 4 a 2, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse triunfo, a equipe palestrina somou sete pontos, mantendo a invencibilidade na competição – duas vitórias e um empate.

A partida, além de marcar o “até breve” para o estádio, também serviu com um “seja bem-vindo” para o técnico interino Parraga que, naquele momento, estava estreando como comandante do clube. E sem perder muito tempo, o treinador já fez algumas modificações no elenco. Com o desfalque de Pierre, cumprindo suspensão, e Lincoln, com problemas musculares, o time titular contou com o volante Marcos Assunção e o atacante Vinícius. Além disso, o zagueiro Danilo conseguiu efeito suspensivo e também pôde voltar à equipe.

O jogo mal tinha começado e já mostrou que seria emocionante. Com apenas 5 minutos de bola rolando, o Grêmio teve a primeira chance de inaugurar o marcador. Douglas cobrou falta e o goleiro Marcos, com maestria, deu um tapa e mandou a bola para escanteio. Um minuto depois, Leandro chutou forte para outro triunfo do goleiro palmeirense.

Mesmo assim, o Verdão não se rendeu aos ataques adversários e foi buscar o primeiro gol, que não demorou muito para acontecer. Aos 15 minutos, Cleiton Xavier fez bela jogada e colocou a bola na área com lindo passe de calcanhar. Ewerthon, oportunista, aproveitou rebatida da zaga adversária e abriu o placar para os alviverdes (Palmeiras 1×0 Grêmio).

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Ewerthon marcou duas vezes para o Verdão e levou a torcida ao delírio no Palestra Italia

Dois minutos depois, o Palestra não chegou ao segundo gol por muito pouco. O atacante Vinicius finalizou rasteiro e fez o goleiro Victor trabalhar. Do outro lado, brilhando mais uma vez, Marcos, depois da cobrança de falta, defendeu o chute de Douglas aos 20 minutos. Menos de dez minutos depois, o Palmeiras respondeu. Vinicius recebeu na área e finalizou a gol, mas o goleiro adversário evitou o triunfo. Porém, no rebote, Ewerthon não perdoou e dessa vez não teve jeito: bola na rede e grito de gol (Palmeiras 2×0 Grêmio).

A resposta gremista aconteceu ainda na primeira etapa. Aos 31 minutos, Jonas dominou e chutou cruzado no canto do gol de Marcos (Palmeiras 2×1 Grêmio).

Oito minutos depois, Léo sentiu uma fisgada na coxa e deixou o jogo para entrada de Maurício Ramos. No final do primeiro tempo, Marcos Assunção e Douglas se estranharam após falta feita em cima do volante palmeirense e o árbitro expulsou os dois de campo.

O segundo tempo continuou corrido e bastante disputado. O Grêmio empatou a partida logo no início, aos 4 minutos. Após cobrança de falta, Hugo subiu e cabeceou no canto direito, sem chances de defesa (Palmeiras 2×2 Grêmio).

Mas a resposta do Verdão não demorou muito para acontecer. Aos 15 minutos de jogo, escanteio para o Palmeiras e bola cruzada pra área. Ela viajou até achar a cabeça de Maurício Ramos, que desviou forte e acertou no ângulo. Golaço e domínio alviverde no placar, outra vez (Palmeiras 3×2 Grêmio).

O alviverde chegou ao quarto gol aos 25 minutos da segunda etapa: Vinícius comandou ótimo contra-ataque e assistiu Cleiton Xavier, que desviou para as redes e levou o torcedor alviverde ao delírio (Palmeiras 4×2 Grêmio).

Mesmo com dois gols de vantagem, o Verdão foi atrás do quinto gol. Armero invadiu a área do Grêmio e foi impedido de finalizar por Rodrigo. A torcida pediu pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

O técnico Parraga usou os minutos finais para fazer algumas alterações. Aos 38 minutos, Ewerthon deu espaço para Souza e, aos 45, Vinicius foi substituído por Paulo Henrique. Depois disso pouca coisa mudou e o juiz apontou o centro e campo, selando o chocolate palestrino por 4 a 2.

E assim, da melhor forma possível, o Palmeiras se despediu do Palestra Italia e presenteou os torcedores que lotaram as arquibancadas e cantaram os 90 minutos de jogo.

Nesta quarta, algo mágico está prestes a acontecer. Refletores ligados e voltados ao campo, onde onze jogadores iniciam uma nova história verde e branca. Bancos com reservas esperando a tão esperada chance de fazer aquele gol e mudar o jogo. Bandeiras agitadas e dançando ao som que se espalha pelas gargantas dos mais de 30 mil torcedores. Olhos cheios de lágrimas e vozes que falham na hora do gol! Exagero? Nem um pouco…

Afinal, estamos voltando pra casa. Forza, Palestra!
[album]

Confira a ficha técnica da partida de despedida do estádio alviverde:

PALMEIRAS 4 x 2 GRÊMIO

Local: Estádio do Palestra Italia, em São Paulo (SP)
Data: 22 de maio de 2010, Sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Angelo Rudimar Bechi (ambos SC)

Cartões amarelos: Vinícius, Edinho e Márcio Araújo (Palmeiras); Ozeia, Fábio Rochemback e Adilson (Grêmio)
Cartões vermelhos: Marcos Assunção (Palmeiras); Douglas (Grêmio)

Gols:

PALMEIRAS: Ewerthon, aos 15 e aos 30 minutos do primeiro tempo; Maurício Ramos, aos 15; Cleiton Xavier, aos 24 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Jonas, aos 31 minutos do primeiro tempo; Hugo, aos 3 minutos do segundo tempo.

ESCALAÇÃO:

PALMEIRAS: Marcos; Vitor, Léo (Maurício Ramos), Danilo e Armero; Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Ewerthon (Souza) e Vinicius (Paulo Henrique). Técnico: Jorge Parraga (interino)

GRÊMIO: Victor; Joilson, Ozeia, Rodrigo e Bruno Colasso (Maílson); Adílson, Fábio Rochemback, Hugo e Douglas; Jonas e Leandro (William). Técnico: Silas