Instrutor de Aikidô ganha o grau de mestre no Japão

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

Fernando Rosario de Sousa, instrutor de aikidô do Palmeiras foi promovido ao Quinto Dan – grau de mestre – pela International Aikido Federation (IAF), no Japão.  Poucos praticantes atingem tal
graduação nessa arte marcial, o que reforça a prática da modalidade no alviverde, clube pioneiro e berço do esporte no país.

O mestre Fernando nasceu em São Paulo, no ano de 1975. Estudou no colégio Liceu Coração de Jesus, no qual, durante a adolescência, no início dos anos 90, iniciou seus treinos de Aikido com o sensei Paulo Sérgio Cremona.

Após se formar no Ensino Médio, foi indicado pelo próprio Sensei Cremona, no ano de 1991, para ser militante da Sociedade Esportiva Palmeiras, onde teve a oportunidade de treinar com três grandes mestres: Makoto Nishida, José Gomes Lemos e Carlos Roberto dos Santos.

Identificado com o estilo vigoroso do Sensei Roberto, seguiu seus treinos na Associação Lenwakan, por ele inaugurada no ano de 1993. Tal mestre deu a ele a oportunidade de descobrir a vocação de sensei, uma vez que o convidou para dar os treinos infantis de seu dojo, tarefa que cumpre até hoje.

No ano de 1999, foi convidado pelo Mestre José Gomes Lemos a assumir os treinos da categoria infantil e adulto, na Sociedade Esportiva Palmeiras, missão que cumpre desde então.