Departamento de Comunicação

Devido ao fato de o técnico Abel Ferreira ter testado positivo para a Covid-19, o auxiliar João Martins voltou a comandar a equipe no clássico desta 13ª rodada do Brasileiro, na incrível virada por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi, nesta segunda (20), e chegou a sua 15ª partida no comando do Verdão sem conhecer derrota! Após o duelo, João reforçou a união do grupo no trabalho que vem sendo liderado por Abel e ressaltou a importância de pontuar em partidas difíceis como esta no Nacional.

“Nós fizemos uma reunião antes do Brasileirão. Temos campeões no elenco e perguntamos o que era preciso para ganhar o Brasileirão. Responderam: ‘ser a melhor equipe em casa’. E disseram que há jogos que temos que pontuar. Hoje era um jogo desses”, declarou o auxiliar pé-quente. E completou: “O histórico diz a dificuldade de jogar aqui”.

Sempre substituindo Abel Ferreira por impossibilidades, seja devido a eventuais suspensões ou até mesmo Covid, como no caso desta vez, das 15 vezes que comandou o Palmeiras, João acumulou agora dez vitórias e cinco empates, sendo que, nesse retrospecto de 15 jogos disputados pelo Verdão sem reveses, João chegou ao seu quarto clássico no comando da equipe alviverde (agora soma três vitórias e um empate). Além de hoje, contra o São Paulo, os outros três haviam sido todos contra o Santos. Um deles, aliás, foi justamente o primeiro clássico da Era Abel, um empate por 2 a 2 contra o Santos na Vila Belmiro pelo Brasileiro de 2020; depois, triunfo por 3 a 2 sobre o Peixe pelo Brasileiro de 2021, no Allianz Parque; e mais recentemente, novo triunfo, desta vez por 1 a 0 na Vila Belmiro pela edição de 2022 – sendo também seu duelo mais recente no comando do Verdão, no último dia 25.

E dos 15 duelos invictos (de 15 disputados), João Martins vem de uma sequência de cinco vitórias nos jogos em que dirigiu a equipe: 3 a 1 sobre o Cuiabá-MT (Brasileirão 2021, fora de casa); 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira-VEN (Libertadores 2022, fora); 8 a 1  no Independiente Petrolero-BOL (Libertadores 2022, em casa); 1 a 0 no Santos (Brasileirão 2022, fora); e 2 a 1 de virada no São Paulo (Brasileirão 2022, fora).

E no total da dos clássicos disputados na ‘Era Abel Ferreira’, ou seja, desde que o português assumiu o comando do Verdão em novembro de 2020, incluindo os quatro clássicos já citados que foram dirigidos por João Martins, o aproveitamento é animador! São, ao todo, 26 jogos, 14 vitórias, 7 empates, 5 derrotas, 39 gols marcados e 22 gols sofridos.

Inclusive, com essa vitória sobre o São Paulo, a comissão portuguesa passa a não ter mais retrospecto negativo contra nenhum dos rivais! Contra o Corinthians, são sete jogos, quatro vitórias, dois empates e uma única derrota (15 gols marcados e seis sofridos); contra o Santos, sete jogos, com um empate e sequência de seis vitórias, 13 gols marcados e seis sofridos; e contra o Tricolor, agora quatro vitórias para cada lado e outros quatro empates nos 12 duelos disputados (13 gols marcados e 11 sofridos).

No total do trabalho dos portugueses, o Verdão se aproxima de 150 jogos. Hoje, são 147, com 86 vitórias, 31 empates e 30 derrotas (254 gols marcados e 119 sofridos). Destes, 130 foram só com Abel Ferreira (76 vitórias, 25 empates e 29 derrotas, com 215 gols pró e 104 contra); 15 com João Martins (dez vitórias e cinco empates (37 gols contra 12 sofridos); e dois com o outro auxiliar, Vítor Castanheira: um empate para Ceará em 2020, mas que valeu classificação na Copa do Brasil, e uma derrota em 2021, pelo Brasileiro, para o Cuiabá em casa (2 gols marcados e 4 sofridos).