Invicto no Palestra Italia, ex-volante Lino relembra força do estádio

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Período difícil da história palestrina e marcado pela ausência de títulos, os anos 80 não deixaram muitas saudades ao torcedor alviverde. Ainda assim, a década reservou uma marca expressiva dentro de casa: foram 68 jogos de invencibilidade no Palestra Italia, recorde absoluto em âmbito nacional.

A série invicta teve início no dia 23 de fevereiro de 1986, ante a Internacional de Limeira, em partida que marcou a estreia no estádio palmeirense de Joselino Martins de Jesus, o Lino, volante líder do ranking de atletas que jamais foram derrotados no Palestra Italia (confira lista completa abaixo) – são, ao todo, 38 jogos, com 25 vitórias e 13 empates.

“Pra mim esses números são até uma novidade, não tinha esses dados, mas eu fico realmente feliz. O nosso time naquela época, dentro do Palestra Italia, era mesmo quase imbatível. A equipe era muito boa e conseguiu uma marca expressiva e que nos deixava muito contentes”, afirmou o ex-jogador palmeirense.

Nesta mesma partida diante do escrete de Limeira, o volante anotou seu primeiro tento com a camisa do Verdão no estádio – ele ainda marcaria outras três vezes na casa palmeirense ao longo de sua passagem pelo clube. Ao todo, Lino realizou 159 partidas (18 gols), com 65 triunfos, 55 empates e apenas 39 reveses.

“Claro, me lembro do gol. Foi um dia que o Palestra Italia estava bem cheio, tinham muitos torcedores, e foi uma alegria muito grande. Eu tinha saído do Santos e acabado de chegar ao clube, então comecei bem, já fazendo gol, e a primeira impressão é a que fica. Fui bem naquele jogo, como todo o time, e consegui fazer um gol”, relembrou Lino, que defendeu o Palmeiras até 1989.

Atualmente, Lino vive em Santos, sua cidade natal, e trabalha indiretamente com futebol, auxiliando empresários que chegam à cidade na observação de alguns atletas. Antes, foi técnico das categorias de base do Santos e gerente de futebol do Uberaba.

10 jogadores que nunca perderam jogos no Palestra Italia*
São considerados apenas os atletas que disputaram mais de 10 partidas

Lino – 38 jogos
Rodrigues Tatu – 35 jogos
Jair Rosa Pinto – 31 jogos
Denys – 31 jogos
Djalma Dias – 29 jogos
Liminha – 25 jogos
Ricardo – 24 jogos
Ademar Pantera – 23 jogos
Zezé Procópio – 20 jogos
Zetti – 20 jogos