Invicto, Sub-20 vence o Figueirense de virada e avança às quartas do Brasileiro

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação _ O verdão fez mais uma vítima neste sábado e avançou às quartas de final sem nenhuma derrota

Com grande desempenho e invicta até o momento, a equipe Sub-20 do Palmeiras derrotou o Figueirense, por 2 a 1, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS), e garantiu a classificação às quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria. A vitória deste sábado (13), de virada, confirmou ainda a liderança do Grupo D, a melhor campanha e a melhor defesa da primeira fase ao Verdão.

Julen e Erik marcaram os gols do time na partida na segunda etapa, após sair atrás no placar com gol de pênalti do rival no primeiro tempo. O Palmeiras foi a dez pontos conquistados, e encerrou a primeira fase com três vitórias (sobre Figueirense, por 2 a 1, Vitória, por 1 a 0, e Atlético-PR, também por 1 a 0) e um empate (diante do Flamengo, sem gols).

O adversário nas quartas de final será o Fluminense, segundo colocado do Grupo B. A partida será disputada na segunda-feira (15), às 19h, no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS), com transmissão ao vivo do SporTV.

O time júnior do Palmeiras é o atual vice-campeão do Brasileiro e segue em busca do título inédito em 2014. O resultado do ano passado repetiu o feito de 2010, quando o clube também ficou com o segundo lugar após ser derrotado pelo Cruzeiro, nos pênaltis, na decisão.

O jogo

No primeiro tempo de muita intensidade, o Palmeiras foi melhor e mostrou qualidade nas jogadas em velocidade. A grande chance de sair na frente foi criada aos 13 minutos, quando Ueslei arrancou pela direita e cruzou bem, mas Lucas Taylor chutou por cima do gol. Apesar da boa postura defensiva do Verdão, o rival marcou de pênalti, com Carlos Vinicius, aos 44 minutos.

O gol de empate, entretanto, não demorou a sair. Logo aos sete minutos do segundo tempo, após cruzamento de Lucas Morelatto pela esquerda, Julen apareceu livre na pequena área e desviou para dentro da rede.  A virada também veio na sequência, aos 25, em grande jogada de Caio Cezar que driblou dois marcadores e cruzou para Erik marcar o segundo gol do Verdão.

Mesmo em vantagem, o time seguiu melhor no jogo e, especialmente nos contra-ataques, criou diversas oportunidades de ampliar – a melhor delas em um contra-ataque puxado por Yuri que Bruno Duarte não conseguiu finalizar. O time foi comandado pelo auxiliar Leonardo Morgado, já que o técnico Diogo Giacomini lidera os treinos do restante do elenco Sub-20 para a Copa São Paulo de 2015.

Palmeiras Sub-20: Vinicius; Ueslei, Gabriel Almeida, Vagner e Eduadro; Lucas Morelatto (Marcos Coelho), Julen, Lucas Taylor e Yuri (João Vitor); Caio Cezar (Bruno Duarte) e Erik. Técnico: Leonardo Morgado.