Judocas paralímpicos do Alviverde brilham e conquistam ouro e prata no Mundial de Baku-AZE

Departamento de Comunicação

Os judocas paralímpicos do Palmeiras, Alana Maldonado e Thiego Marques, fizeram história no Mundial da modalidade, que teve início na última terça-feira (08) e se estende até quinta-feira (10), em Baku, no Azerbaijão. Alana conquistou o bicampeonato na categoria até 70kg, enquanto Thiego alcançou a prata na disputa até 60kg.

“O bicampeonato é nosso! Só tenho a agradecer a todos que estão envolvidos comigo no dia a dia, ao meu clube Palmeiras e a todos da Seleção. Eu sempre falo que a gente sobe sozinha no pódio, mas por trás tem uma grande equipe”, disse Alana Maldonado ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Alana se sagrou bicampeã mundial em Baku, no Azerbaijão (Foto: Federação Internacional de Judô)

No clube desde fevereiro de 2018, a judoca, que é líder do ranking mundial, se tornou a única atleta brasileira a ter dois ouros em Mundiais. Além disso, ela fez história ao sair com um ouro nas Paralimpíadas de Tóquio, disputadas em agosto e setembro de 2021.

Para Thiego, a prata também teve um significado especial, já que essa foi a principal conquista da carreira do atleta. “Essa medalha tem gosto de ouro. Ela reflete diversos dias de treinamentos árduos, longe dos amigos, abdicando de muita coisa. E mostra que estamos no caminho certo. Cheguei aqui como líder do ranking e, graças à pontuação obtida, sairei ainda como líder. É um salto muito importante para Paris”, disse à CBDV.

Thiego conquistou a medalha mais importante de sua carreira (Foto: Federação Internacional de Judô)

Além das conquistas palestrinas, a Seleção Brasileira de Judô também ganhou um ouro, uma prata e seis bronzes – o total de 10 medalhas já faz o Brasil ter a melhor campanha já feita no torneio. A coleção de medalhas pode aumentar nesta quinta-feira (10), já que os brasileiros entram nos tatames para o último dia de competição.