Departamento de Comunicação

Ex-jogador do Almería, da Espanha, Lázaro foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (09), na Academia de Futebol, como reforço do Palmeiras para o restante da temporada – contratado por empréstimo, o atacante firmou vínculo com o Verdão até dezembro de 2024 com opção de prorrogação até julho de 2025. O jovem de 21 anos rasgou elogios ao Maior Campeão do Brasil após vestir a camisa com o número 17.

“Trata-se de um gigante, um clube que sempre disputa títulos, tanto que foi campeão da Libertadores, do Brasileiro, de quase tudo. Não tem como recusar. Muita gente pode pensar que é um passo para trás na carreira (voltar da Europa para o Brasil), mas não é, muito pelo contrário. É uma oportunidade muito boa”, afirmou.

O reforço se mostrou emocionado com a chance no clube. “Quando eu soube da proposta, fiquei bastante feliz. Fazia um tempo que eu não ficava com brilho nos olhos (risos). Eu estava todo bobo dentro de casa. É um passo importante para mim e quero fazer de tudo para ajudar os jogadores e a comissão técnica”, declarou.

No Palmeiras, inclusive, Lázaro reencontrou grandes amigos do início de carreira. “Conheço o (Gustavo) Garcia desde a época de Seleção de base. Joguei contra ele pela primeira vez no Campeonato Votorantim Sub-15 e a partir daí tive uma amizade muito boa com ele. Não só ele como o Fabinho também. Quando saiu a notícia que estava praticamente certo, ele (Garcia) me mandou mensagem. Foi um momento de muita felicidade encontrar com ele aqui”, contou, citando também o colombiano Richard Ríos.

“O Richard é um grande amigo meu desde a época do Flamengo. Mesmo longe, a gente trocava mensagens, eu torço bastante por ele. Hoje mesmo eu estava conversando com ele sobre a Seleção Colombiana. É um garoto que merece muito. Fico feliz por ele estar tendo a oportunidade de mostrar o seu futebol aqui no Palmeiras”, disse.

Lázaro acredita que a recente passagem pela Europa será muito importante para o seu desenvolvimento no Verdão. “O meu período na Europa foi bom, aprendi e amadureci bastante. Sou grato a todos do Almería. Sou um jogador versátil, jogo na ponta esquerda, na ponta direita, no meio ou como centroavante. Costumo me adaptar bem. Mas o mais importante é estar aqui para ajudar a Família Palmeiras, que seja um ano abençoado para todos nós. Foi um período de bastante aprendizado, melhorei bastante na marcação. Hoje me sinto mais bem preparado, inclusive fisicamente”, analisou o novo camisa 17.

Por fim, o atleta comentou sobre o sonho de participar dos Jogos Olímpicos deste ano, que será realizado na França. “Um dos meus objetivos desta temporada é ir para a Seleção Olímpica. Todo jogador jovem quer disputar (a Olimpíada). Nada melhor do que voltar para o Brasil neste grande clube que é o Palmeiras. Aqui, todos são tratados igualmente, isso é uma coisa que percebi no Palmeiras. Se você ficar aqui 10 horas, 15 horas, você fica feliz porque tem uma estrutura muito boa. Quero conquistar os meus objetivos aqui e, se Deus quiser, ir para a Olimpíada”, concluiu.

Revelado pelo Flamengo, clube pelo qual passou por todas as categorias de base, Lázaro estreou profissionalmente em 2020, meses depois de balançar as redes do México na vitória por 2 a 1 na final da Copa do Mundo Sub-17 nos acréscimos do segundo tempo – no triunfo por 3 a 2 sobre a França, na semifinal, foi dele também o gol decisivo, já aos 44 minutos da etapa final. Aquela Seleção Brasileira contava com o lateral-direito Garcia e os ex-palmeirenses Gabriel Veron, Henri e Renan.

Lázaro entrou em campo nas campanhas vitoriosas do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2020 e no Estadual do Rio de 2021, mas foi em 2022 que ele teve mais protagonismo, atuando com frequência nas conquistas da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores. Ao todo, foram 61 partidas, oito gols e oito assistências pela equipe carioca.

Transferido para a Europa, logo em sua primeira temporada no Almería foi um dos destaques do time na briga contra o rebaixamento em La Liga, inclusive marcando um hat-trick contra o Mallorca-ESP e balançando as redes do Real Madrid-ESP no Santiago Bernabéu. Foram 36 duelos e seis bolas na rede em sua passagem pela Andaluzia (Espanha).