Departamento de Comunicação

O zagueiro Luan vem se transformando em um dos principais nomes do Palmeiras na temporada. Titular em oito dos últimos 11 duelos do clube, o camisa 13 foi decisivo na goleada por 4 a 0 contra o Corinthians, na última segunda-feira (18), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, participando ativamente da construção de jogadas ofensivas do time, além de cumprir muito bem a função defensiva. O atleta comemorou o bom momento na equipe comandada por Abel Ferreira.

“Eu gosto muito (de participar da construção de jogadas ofensivas). O Abel (Ferreira) dá liberdade para fazermos o que achamos que dará certo na partida, óbvio que partimos de um princípio, planejamos, treinamos, mas em campo que as coisas acontecem. Nem toda hora conseguirei fazer isso, mas sempre fiz em minha carreira, sempre gostei. Fico feliz, mas é fruto do trabalho da equipe”, declarou, recordando a atuação do Verdão no clássico.

“Foi um grande jogo, conseguimos ser muito eficientes neste jogo, mas não focamos no resultado, focamos no processo. Temos 24 horas para celebrar ou lamentar. Foi a nosso favor, a gente fica feliz, mas já passou. Hoje já tivemos uma conversa mais cedo para vermos as coisas que precisamos melhorar, sempre pensando no próximo jogo, que é o mais importante”, afirmou.

E o próximo compromisso do Palmeiras será contra o Flamengo, nesta quinta (21), às 19h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro – o time palestrino ocupa a quinta posição na tabela do Nacional, com 51 pontos, seis atrás do líder São Paulo, que possui 57.

“Cada jogo é uma história, o Flamengo é uma grande equipe e vem se fortalecendo nos últimos anos, sendo um rival direto do Palmeiras. Tentaremos impor o nosso ritmo. Independentemente do adversário, temos de ser Palmeiras. Iremos para lá e tentaremos uma grande vitória”, falou.

Já sobre o trabalho realizado pelo técnico Abel Ferreira, Luan não poupou elogios. “A gente não tem muito tempo para treinar. Eles (Abel e comissão técnica) têm uma metodologia bacana, chamando a gente várias vezes coletivamente ou individualmente para mostrar coisas boas e outras não tão boas que estamos fazendo nos jogos e nos treinos também. É um trabalho muito legal, tanto dele como da comissão. Às vezes o jogo foi bom, o resultado foi bom, mas temos coisas para melhorar”, concluiu o zagueiro. 

TOP 10 DE PALMEIRENSES COM MAIS INTERCEPTAÇÕES NA TEMPORADA ATUAL

O zagueiro Luan aparece na temporada atual no top 10 de interceptações no ano (ou seja, quando passes, lançamentos e cruzamentos são evitados no meio do caminho) com 19 ações ao todo, ocupando a sexta posição, à frente de Raphael Veiga (10º com 15), Mayke (9º, com 15), Felipe Melo (8º, com 17) e Zé Rafael (7º, com 18), e atrás de Marcos Rocha e Gustavo Gómez (empatados em 4º, com 20), Patrick de Paula (3º, com 25), Viña (2º, com 28) e Gabriel Menino (líder no quesito, com 30).

O camisa 13 é um dos nove atletas do elenco que já ultrapassaram a marca de 100 jogos pelo clube (são 123 ao todo), atrás apenas de Marcos Rocha, com 136, Weverton, com 149, Lucas Lima, com 154, Felipe Melo, com 170, e Willian, com 210, e à frente de Mayke, com 110, Gustavo Gómez, com 108, e Gustavo Scarpa, com 107. Raphael Veiga também atingiu a marca de 100 jogos na goleada por 4 a 0 contra o Corinthians, marcando, inclusive, dois gols na partida.

Luan formou a zaga com Felipe Melo só três vezes (uma vitória, duas derrotas e quatro gols sofridos), enquanto que, ao lado de Gustavo Gómez, perdeu só uma vez no ano – 2 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio (19 partidas, 12 vitórias, seis empates, uma derrota e apenas dez gols sofridos) e tem retrospecto geral de 58 jogos, 37 vitórias, 15 empates e só seis derrotas, com 28 gols sofridos (média de 0,48 gol sofrido por partida).

Com Emerson Santos, Luan formou dupla titular uma única vez, na vitória por 3 a 1 sobre o Junior Barranquilla-COL pela Libertadores de 2018. Eles jogaram juntos também em parte dos amistosos contra Deportivo Árabe Unido-PAN e Liga Alajuelense-COS, em 2018, e contra o Atlético Nacional-COL, pela Florida Cup 2020, todos sem sofrer gols. Ao lado de Alan Empereur, atuou três vezes: em 05/12/2020, diante do Santos (empate por 2 a 2 fora de casa, pelo Brasileiro), em 27/12/2020 (vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, em casa, pelo Brasileiro) e em 15/01/2021 (empate com o Grêmio por 1 a 1). Na última segunda (18), na vitória por 4 a 0 contra o Corinthians, na arena palestrina, o defensor atuou com Benjamín Kuscevic pela segunda vez – a primeira aconteceu no triunfo por 1 a 0 sobre o Sport, no dia 09 de janeiro, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão. Já com Renan, jamais atuou iniciando um duelo.

Em 2019, Luan e Gómez atingiram a expressiva marca de 1081 minutos consecutivos sem sofrer gols (sem considerar os acréscimos), segunda maior sequência instransponível de uma dupla de zagueiros na história do Palmeiras – o recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, que, em 1987, garantiram que o time ficasse sem levar gols por exatos 1.148 minutos (sem acréscimos). Um ano antes, durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, eles já haviam contribuído para estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos tomados (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016).