Departamento de Comunicação

O zagueiro Naves entrou na vaga de Murilo no clássico contra o Santos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras se reapresentou na tarde desta terça-feira (31), na Academia de Futebol, após ter vencido o Santos por 1 a 0, no domingo (29), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. As novidades do dia foram o zagueiro Luan, o lateral-esquerdo Piquerez e o atacante Gabriel Veron, que se recuperaram de lesões e treinaram normalmente.

No campo, a atividade contou com atletas que não atuaram ou jogaram menos de um tempo na Baixada Santista. O trabalho foi totalmente técnico e em dimensões reduzidas. Os titulares realizaram recovery na parte interna do centro de excelência, incluindo o zagueiro Murilo, que, substituído por dores musculares na coxa esquerda contra o Santos, fez exames e não teve nenhuma lesão detectada.

O zagueiro Naves, que entrou no lugar de Murilo e teve uma atuação segura, falou sobre seu momento no Verdão. Campeão da Copinha em janeiro, a Cria da Academia, que está no clube desde 2017, soma quatro jogos pelo time profissional (dois em 2021 e dois em 2022). “O ano de 2022 começou com o pé direito para mim. Conquistamos a Copinha e, de lá para cá, grandes coisas têm acontecido. As oportunidades vão aparecer e já estão aparecendo. O Luan, o Gómez, o Murilo são gente boa demais, companheiros que ajudam muito no dia a dia. Vamos continuar trabalhando para que ninguém passe pela nossa zaga”, afirmou o camisa 45, que atua também como volante e, antes do Alviverde, jogou no Sub-11 do Santos e no Sub-14 e Sub-15 da Portuguesa Santista.

Há dois anos, o jovem teve de superar uma grave lesão e hoje é bastante grato às pessoas que o ajudaram. “Em 2020, quando retornamos da pandemia, acabei tendo uma lesão grave de ligamento e fiquei fora nove meses. Mas, graças a Deus, pude voltar bem e dar a volta por cima. Minha família e as pessoas que ficaram perto de mim sabem o quanto foi difícil. Batalhei muito para chegar aqui”, relembrou Naves, antes de elogiar a comissão técnica de Abel Ferreira. “A comissão nos vê e nos trata com muito carinho. Claro que temos vontade de jogar, mas é tudo no tempo certo e eles sabem o momento de colocar e o de segurar. Quando for para acontecer, esperamos corresponder muito bem”, concluiu o atleta, que, na base, conquistou, além da inédita Copinha, o Mundial de Clubes Sub-17 (2019), a Copa do Brasil Sub-17 (2019), a Supercopa Sub-17 (2019) e o Paulista Sub-20 (2021).

Os jogadores Matheus, Pedro Bicalho, Naves, Rafael Navarro, Pedro (em pé, da esquerda para a direita), Gabriel Silva, Vanderlan e Garcia (agachados, da esquerda para a direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ao todo, 17 Crias da Academia já foram relacionadas para partidas do Palmeiras em 2022, sendo que 14 já entraram em campo ao menos uma vez: Danilo, Gabriel Menino, Wesley, Gabriel Veron, Giovani, Jhonatan, Fabinho, Garcia, Vanderlan, Pedro Bicalho, Gabriel Silva e Naves, além de Renan (emprestado ao Red Bull Bragantino) e Patrick de Paula (negociado com o Botafogo). No clássico contra o Santos, dos 23 convocados dez eram atletas formados no clube.

O Verdão volta a treinar nesta quarta (01), às 11h. No domingo (05), o duelo será com o Atlético-MG, no Allianz Parque, pela oitava rodada do Brasileirão. O Maior Campeão do Brasil é o atual líder, com 15 pontos, e ostenta uma invencibilidade de sete jogos (quatro vitórias e três empates).