Departamento de Comunicação

Em meio aos diversos campeonatos de base na temporada, oito atletas da categoria Sub-16 do Palmeiras vivenciaram uma experiência diferente na última semana ao participarem de uma aula de gastronomia no Centro Universitário das Américas (FAM), parceiro alviverde em projetos voltados ao desenvolvimento social dos jovens.

Orientadas por Marcelo Malta, coordenador do curso de gastronomia da FAM, as Crias da Academia se arriscaram na cozinha e, devidamente uniformizados, prepararam hambúrgueres artesanais com o auxílio de alguns alunos. Atenta, a garotada executou o passo a passo desde a selagem do pão, passando pela separação dos ingredientes necessários, moldagem da carne, fritura e montagem do alimento na bancada.

Atletas do Sub-16 participaram de uma aula de gastronomia  (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Em seguida, os alviverdes foram desafiados a fazer uma macarronada acompanhada de molho rústico (com tomate, manjericão e bacon). Separados em quatro duplas, os garotos tiveram cerca de 30 minutos para preparar e montar o prato para avaliação do professor – por detalhes, a dupla formada pelo lateral-esquerdo Inácio e pelo atacante Vitor Marcelo venceu o concurso com a melhor apresentação.

“Foi uma atividade bastante rica para os nossos garotos. É algo que vem ao encontro das perspectivas do nosso Centro de Formação de Atletas, que não é a de formar somente dentro de campo, mas também fora dele. Somos muito gratos à FAM por proporcionar a eles essa vivência, por incentivá-los a produzir refeições e auxiliá-los neste desenvolvimento pessoal”, declarou Fernando Truyts, coordenador socioeducacional das categorias de base do Verdão.

Além das 4 Linhas

O projeto “Além das 4 Linhas” realiza ações interdisciplinares, educativas, culturais e científicas por meio de workshops desenvolvidos por professores e alunos de diferentes áreas de formação do Centro Universitário das Américas (FAM).

Criada em setembro de 2020, a iniciativa tem como público-alvo os atletas do Sub-10 ao Sub-20 do Palmeiras e é realizada de forma presencial e virtual. Liderança, gestão de equipes e comportamento organizacional, marketing digital e comunicação em rede, sustentabilidade e responsabilidade social, entre outros, já foram temas abordados pela parceria.