Departamento de Comunicação

A goleada por 5 a 0 contra o Bolívar-BOL, nesta quarta-feira (30), no Allianz Parque, tem um sabor ainda mais especial para o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador era o comandante do Palmeiras na última vitória do clube por cinco gols pela Conmebol Libertadores, que também aconteceu diante de uma equipe boliviana. Em 29 de janeiro de 2009, o Alviverde superou o Real Potosí-BOL por 5 a 1, no antigo Palestra Itália, com tentos de Cleiton Xavier, Diego Souza, Edmilson e Keirrison (2).

Vale ressaltar que a goleada desta quarta foi a terceira maior na história do Verdão em um confronto válido pelo torneio internacional, sendo que Luxemburgo esteve presente em duas delas. As outras foram: Palmeiras 7×0 El Nacional-EQU (Valdir Espinosa), em 04 de abril de 1995, e Palmeiras 6×1 Boca Juniors-ARG (Vanderlei Luxemburgo), em 09 de março de 1994.

“Foi um grande jogo com uma atuação convincente, muito boa. A equipe se apresentou muito bem. Mas nós sabemos as cobranças que estão acontecendo, mesmo com a gente liderando a Libertadores”, afirmou o comandante em entrevista coletiva depois da goleada diante do Bolívar-BOL.

Com mais um resultado positivo pela Libertadores, Luxa também ampliou a sua invencibilidade na competição com as cores do Palmeiras para sete duelos: quatro triunfos e três empates.

O último revés de Luxemburgo pelo Verdão na Libertadores foi por 1 a 0, em 12 de maio de 2009, diante do Sport, na Ilha do Retiro, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio internacional – mesmo com a derrota, o time se classificou nos pênaltis com grande atuação do goleiro Marcos. O primeiro encontro entre as equipes, no antigo Palestra Italia, terminou 1 a 0 para a equipe palestrina.

Depois, o Alviverde caiu nas quartas de final para o Nacional-URU, mas de forma invicta (1 a 1 no Palestra Italia e 0 a 0 no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai). Em 2020, o comandante retomou a série invicta e, até agora, já são quatro vitórias e um empate em cinco duelos.

Em sua quinta passagem pelo Maior Campeão do Brasil, Vanderlei Luxemburgo soma 25 jogos de Libertadores pelo clube. Ele é o segundo treinador da história palmeirense com mais partidas no torneio continental e o segundo com mais vitórias (13, além de cinco empates e sete reveses), atrás apenas de Luiz Felipe Scolari (43 partidas e 23 resultados positivos).

O próximo compromisso do Palmeiras pela atual edição da Conmebol Libertadores será contra o Tigre-ARG, no dia 21 de outubro (quarta), às 21h30, no Allianz Parque, pela última rodada da fase de grupos do torneio.