Departamento de Comunicação

O jogo do Palmeiras diante do Bolívar-BOL na noite desta quarta-feira (30), no Allianz Parque, pela quinta rodada da fase de grupos do torneio continental (vitória por 5 a 0 e classificação garantida) trouxe um fato raro: três jogadores marcaram pela primeira vez pelo clube em um único jogo, algo que não acontecia há 17 anos. Antes de Wesley, Viña e Rony, a última vez em que algo parecido ocorreu foi em 18/01/2003, na goleada do Palmeiras por 11 a 1 sobre a Seleção de Estiva-MG (amistoso), jogo realizado em Pouso Alegre (MG), quando os jogadores Chu, Pedro, Anselmo (duas vezes) e Leandro Amaral (duas vezes) marcaram pela primeira vez atuando pelo Verdão nessa partida.

O lateral uruguaio Matías Viña possui 20 jogos pelo Verdão, enquanto os atacantes Rony e Wesley acumulam 22 e 14 duelos, respectivamente. Todos eles estrearam em 2020. O trio passou a ganhar mais espaço no time principalmente depois da retomada do calendário do futebol brasileiro após a pausa devido à pandemia, em julho.

Wesley

Outro oriundo da base e incorporado ao elenco profissional no início de 2020, Wesley fez sua estreia pela Libertadores na quarta-feira (24), diante do Guaraní-PAR, e foi utilizado em oito das últimas dez partidas do Verdão (só não jogou contra o Club Bolívar-BOL e, na mais recente, diante do Flamengo). Foram três jogos em sequência como titular (RB Bragantino, Corinthians e Sport).

“Para mim e para o grupo significa muito essa vaga garantida. Também a oportunidade de estar jogando e poder dar o máximo”, declarou o jovem após a partida, que dedicou o seu primeiro gol para a namorada. “Foi para a minha namorada, para não reclamar mais (risos). Nunca tinha saído um para ela. Agradecer a Deus, a gente estava trabalhando em busca desse gol. Saiu”, completou.

Além do belo gol marcado, em chute disparado com frieza na área, acertando o ângulo do arqueiro rival (segundo gol do jogo) e das assistências para os gols de Willian (primeiro da partida) e de Rony (quinto da goleada), Wesley também se destaca por ser um exímio driblador. As duas assistências, aliás, fizeram com que o atacante se tornasse o líder de passes a gol no ano, ao lado de Willian Bigode – ele já possuía outras duas anteriormente, sendo uma pelo Paulista e outra pelo Brasileiro.

Vale lembrar que o jogador iniciou a rodada da Libertadores na quinta colocação dentre os palmeirenses que mais aplicam fintas sobre seus adversários na temporada, com 11 ao todo, atrás de Rony (12), Willian (13), Gabriel Menino (15) e Zé Rafael (17) – os números são do Footstats.

A habilidade do atleta neste fundamento não é novidade, já que foi o segundo maior driblador da Série B do ano passado, além de sexto jogador mais caçado da competição, quando atuava pelo Vitória – clube que estava por empréstimo, mesmo pertencendo à base do Palmeiras, para adquirir experiência. Pelo clube baiano, anotou cinco gols e deu três assistências no Nacional.

Natural de Salvador, o jogador de 21 anos foi captado em 2016, quando atuava pelo Jacuipense-BA, para reforçar o Sub-17. Na temporada seguinte, subiu para o Sub-20, categoria pela qual conquistou o Campeonato Brasileiro em 2018, a Copa do Brasil em 2019 e o tricampeonato paulista em 2017, 2018 e 2019.

Viña

Autor do terceiro gol do Verdão e das assistências para os gols de Wesley (segundo da goleada por 5 a 0) e de Raphael Veiga (quarto da partida) nesta noite, o lateral uruguaio Matías Viña é o jogador com mais minutos em campo na Libertadores 2020, ao lado de Weverton: são 482 ao todo – portanto, de linha, é o que mais atuou no Continental até aqui. Ele também é um dos líderes em assistências do elenco em 2020, com quatro passes, assim como Willian e Wesley e Gabriel Menino (com quatro).

Além de se mostrar eficiente apoiando o ataque – já chegou perto algumas vezes e, hoje, guardou sua bola na rede –, o jogador também se destaca nos desarmes. Ele, inclusive, iniciou a rodada entre os quatro que mais desarmam em toda a competição sul-americana, incluindo todos os times: foram dez bolas roubadas ao todo, ao lado de Ballón, do Alianza Lima-PER, e de Leonardo Japa, do Boca Juniors-ARG, todos atrás apenas de Opazo, do Colo-Colo-CHI, e Prediger, do Tigre-ARG, com 11 cada, e do líder Felipe Campos, também do Colo-Colo-CHI, com 12.

Até antes do início da partida, Viña entrou em campo como o terceiro na lista dos jogadores palmeirenses com mais desarmes na temporada, com 52 roubos de bola, atrás de Zé Rafael, segundo colocado com 54, e Marcos Rocha, líder do ranking com 61 (números do Footstats) – completavam o top 10: Patrick de Paula (42), Ramires (38), Gabriel Menino (31), Felipe Melo (30), Gustavo Gómez (27), Lucas Lima (25) e Rony (19).

Reforço que chegou neste ano do Nacional-URU, o lateral-esquerdo foi titular nos 20 jogos que disputou até agora com a camisa do Palmeiras (dos atletas de linha, só Luan Silva, com um jogo pelo Verdão, também nunca entrou no decorrer de uma partida) e já está na história como o nono uruguaio que mais defendeu o Palmeiras em todos os tempos – completam o ranking: Aguirregaray (8º, com 23), Eguren (7º, com 28), Maidana (6º, com 31), Dario Pereyra (5º, com 32), Ventura Cambon (4º, com 53), Héctor Silva (3º, com 80), Villadoniga (2º, com 138) e Diogo (líder do ranking, com 146).

Rony

O gol mais esperado da noite foi justamente o que selou a goleada pelo placar de 5 a 0. Contratado do Athletico-PR em fevereiro, o atacante quebrou um jejum de 22 jogos em branco após passar por um período de adaptação desde que chegou. Entretanto, não teve muito tempo para estar com o grupo, pois, logo depois de sua contratação, eclodiu a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fazendo com que o futebol mundial fosse paralisado – o calendário paulista e brasileiro só voltou em julho e, com isso, o atleta precisou de ainda mais tempo para ganhar confiança.

Agora Rony conseguiu traduzir suas oportunidades – várias já criadas anteriormente e diversos quase gols – em uma bola na rede. Mas vale destacar que o jogador sempre foi fundamental apoiando os companheiros no ataque, participando da criação de jogadas que culminaram em gols e também com assistências diretas, além de participar da construção das jogadas de outros dois gols na vitória por 5 a 0 nessa noite: do primeiro, de Willian – tocou para Wesley encontrar o camisa 29 –, e do terceiro, de Viña – cobrou a falta e mandou a bola na área, quando Gómez, de cabeça, encontrou Viña, que finalizou para as redes.

Inclusive, o camisa 11 entrou em campo hoje como o garçom máximo da Libertadores 2020, com três passes, ao lado de Ignácio Fernández e Gonzalo Montiel, ambos do River Plate-ARG. Com essas três assistências, Rony ocupa o segundo posto dentre os maiores garçons do time no ano, ao lado de Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael, Viña e Dudu (este último, que já deixou o Verdão), e atrás só de Willian e Wesley, líderes, com quatro passes a gol nessa temporada.