Departamento de Comunicação

Invicto em 2023, o Palmeiras foi a campo por 12 vezes na temporada, e o volante Gabriel Menino esteve presente em 11 dessas partidas (sendo, inclusive, quem mais marcou presença em número de jogos do Verdão, assim como Weverton, Jailson, Endrick e Breno Lopes). E neste domingo (26), contra o Ferroviária, pela 11ª rodada do Estadual, o camisa 25 abriu caminho para a vitória por 2 a 1 no Allianz Parque e chegou ao seu terceiro gol no ano.

O gol de Menino chama a atenção para uma estatística de ascensão em número de gols pelo Palmeiras. Além de estar sendo uma das importantes peças táticas do time de Abel Ferreira em 2023 (só não jogou contra o Ituano, pela 3ª rodada do Estadual, em 24 de janeiro), Menino vem também acumulando caraterísticas de um volante mais avançado e, nunca antes em sua carreira, registrou tal frequência de gols marcados como a de atualmente.

Na final da Supercopa do Brasil de 2023, da qual o Palmeiras foi campeão contra o Flamengo, por exemplo, o jogador marcou duas vezes na vitória por 4 a 3 – aquele foi o jogo de número 144 do jogador pelo Verdão e, até então, jamais havia balançado as redes duas vezes em um só jogo. Fato que, inclusive, o rotulou como herói improvável daquela conquista.

Gabriel Menino, inclusive, vem substituindo à altura um colega revelado em sua mesma geração nas categorias de base palmeirenses e que, assim como o atual camisa 25, também subiu ao time principal em 2020: Danilo – jogador esse, aliás, que, quando se transferiu ao futebol inglês no início desta temporada, acreditava-se que seria difícil uma reposição à altura – entretanto, Menino, em sua fase atual, vem rechaçando qualquer saudosismo.

Apenas em 11 jogos neste ano, portanto, o atleta já acumula três bolas na rede. Antes, em uma única temporada, no máximo, chegou a quatro gols (em 2020, seu ano de estreia, porém, em 61 partidas). Já em 2021 e 2022 (em 34 e 45 jogos, respectivamente), Menino pontuou duas vezes em cada uma dessas temporadas.

Esses três gols em 11 jogos rendem uma média de 0,27 gol por partida (número bastante considerável para um volante, que, em tese, não tem como prerrogativa fazer gols, mas sim, ater-se aos aspectos defensivos). Mesmo assim, essa média comprova o oportunismo de Gabriel Menino, pois está bem acima das de 0,06, 0,05 e de 0,04 dos anos de 2020, 2021 e 2022. Ao todo, Gabriel Menino acumula 151 jogos, 11 gols e 16 assistências pelo Maior Campeão do Brasil.