Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A base do Palmeiras faz história em 2017 e alcançou pela primeira vez a final da Copa do Brasil Sub-17, principal competição nacional da categoria. Depois de vencer o jogo de ida contra o Flamengo por 4 a 1, em Itu, o Verdão foi preciso nas finalizações e empatou a partida de volta da semifinal, no Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro, pelo placar de 3 a 3 nesta quinta-feira (16). Os gols foram marcados por Guilherme Vieira (duas vezes) e Bernardo.

O adversário na decisão será o Corinthians, que eliminou a Chapecoense na outra semifinal – as datas e locais dos clássicos na decisão serão divulgados pela CBF. Foi a segunda final garantida pelo Sub-17 do Verdão nesta semana, já que o time também avançou no Paulistão e pega a Ponte Preta em busca do título estadual – o primeiro jogo será neste domingo (19), às 19h, no estádio Novelli Júnior, em Itu-SP, com entrada gratuita e transmissão da Rede Vida.

O Flamengo precisava marcar gols para avançar e adotou uma postura ofensiva desde o início. Sem pressa, o Verdão foi cirúrgico para anotar dois gols ainda no primeiro tempo e aumentar sua vantagem. Aos 23 minutos, Guilherme Vieira aproveitou falha da defesa e marcou um belo gol, encobrindo o goleiro. Aos 42, Alan puxou contra-ataque pelo meio e acertou passe açucarado para o atacante marcar seu quinto gol no torneio em um chute cruzado.

Jogando em casa, o time carioca diminuiu o prejuízo na segunda etapa e vários gols foram marcados. Aos nove, o Flamengo fez em cobrança de pênalti. Três minutos depois, o goleiro palmeirense Magrão conseguiu grande defesa, mas a bola ficou viva e o rival empatou. O Alviverde aproveitou a postura ofensiva do rival para marcar mais um, desta vez com Bernardo, após receber cruzamento da esquerda aos 14 minutos. Os cariocas empataram novamente aos 29 minutos.

O Palmeiras segue invicto na Copa do Brasil. Nas quartas de final, avançou com duas vitórias sobre o Vasco: por 2 a 0 em Itu e por 3 a 1 em São Januário. O rival do clube nas oitavas foi o Atlético-MG, eliminado pelo Verdão com goleada por 3 a 0 em Minas Gerais e empate em 1 a 1 na Arena Barueri. Na primeira fase, o time goleou o Brasil de Pelotas, fora de casa, por 5 a 2.

A base do Palmeiras vive um final de temporada histórico e já está em quatro finais do Campeonato Paulista: o Sub-11 encara o Santos, o Sub-13 pega o Corinthians, o Sub-15 enfrenta o São Paulo e o Sub-17 joga contra a Ponte em busca do título do Paulistão. O Sub-20 está na semifinal e, caso avance, o clube terá todas as equipes na decisão pela primeira vez.

Palmeiras Sub-17: Magrão; Marcus Meloni (Lucas Rosa), William, Vitão e Esteves (Luan); Patrick, Gabriel Menino (Barbosa), Alan e Tomás (Lincon); Fabrício (Guilherme Ferraz) e Guilherme Vieira (Bernardo). Técnico: Artur Itiro.